terça-feira, 20 de julho de 2010

UMA ROSA COM AMOR - VERSÃO PAULISTANA - PARTE 14 - AUTORA: CLÁUDIA G

Egídio fica totalmente desconcertado e sem saber o que dizer. Claude fica olhando sem entender. Gurgel e Janete se entreolham. Egídio ri e tenta disfarçar o incômodo.

Egídio: Frazão, Frazão sempre brincalhão. - diz e sai andando em direção à sua sala.

Frazão sorri para Egídio e não responde. Claude olha pra Frazão sem entender nada.

Frazão: Claude, a gente precisa conversar.

Claude: Tá já estou indo.

Frazão se dirige para sala. O mostruário de tecidos na mesa de Janete chama atenção de Claude.

Claude: É pra cortina?

Janete: É sim. - Janete pega as amostras q separou em mostra pra Claude. - o que o senhor acha dessas?

Claude olha uma por uma.

Claude: Esta non, esta non, esta non, esta também non.

Janete: Mas dr. Claude são tão lindas.

Claude: São transparentes, isso e nada é a mesma coisa, d. Janete. Separa umas mais escuras. - diz indo para sua sala conversar com Frazão e se volta para Janete para reforçar. - não se esqueça q tem q estar pendurada alí amanhã, ãhn!

Janete: Tudo bem dr. Claude. - responde com presteza e pensa – Que pena, achei essas tão lindas!

*********************

Claude: Frazón, o q q aconteceu?

Frazão: Meu amigo, senta q lá vem a estória.

Claude olha preocupado.

*********************

Rosa chega no escritório depois do almoço com miss Smith.

Rosa: Oi Janete, como estão as coisas por aqui?

Janete: Tudo bem.

Rosa: Algum recado?

Janete: Não, nenhum.

Rosa: Tá bom então, obrigada. - diz enquanto segue para sua sala.

Janete: Rosa!

Rosa: Pois não, Janete.

Janete: O que que vc acha? - diz mostrando um tecido de cortina.

Rosa: Lindo! - respondeu sem ao saber para o que era aquele pedaço de pano.

Janete dá por escolhida a cortina de Claude.

*********************

Frazão: Rosa, minha querida! Ainda bem q vc chegou.

Rosa: Aconteceu alguma coisa?

Frazão: Aconteceu, senta aí que eu tenho uma estória muito doida pra contar pra vcs.

Frazão conta a estória de Zequias e dr. Olegário da mesma forma que ouviu de Gurgel.

*********************

Anoitece. Beto está ao telefone.

Beto: Papai, vc precisa vir pra São Paulo, precisa me ajudar, depois de tudo o que eu te contei não pode ficar aí sem fazer nada.

Carlos: Meu filho, ninguém aí pode saber que vc está falando comigo, entendeu?

Beto: Eu sei papai, não vou contar nada a ninguém. A gente precisa dar um jeito nisso, já descobri muita coisa e sei que tem muito mais para descobrir. Tem muita gente sendo prejudicada por eles.

Carlos: Tá bom, meu filho. Eu vou pensar.

Beto: Tá, mas não demora muito, pq pode ser tarde demais, tem vidas em risco e eu estou com medo deles.

Raquel se aproxima e ouve a última parte da conversa. Beto percebe a presença da irmã.

Beto: Preciso desligar, um abraço! – desliga o telefone sem demora.

Raquel: De quem vc está com medo?

Beto: De ninguém Raquel.

Raquel: Com quem vc estava falando?

Beto: Muito embora eu não lhe deva satisfações, estava falando com um amigo.

Raquel: Amigo? Que amigo?

Beto: Porque vc não vai aplicar mais um golpe naquele otário do Milton e me deixa em paz, hein?

Raquel: Não fala assim comigo!

Beto: Então não enche a minha paciência! Que inferno Raquel! Pq se juntou à eles? Sempre foi uma pessoa do bem, eu era o irresponsável aqui, não você, lembra?

Raquel: Só estou querendo ajudar a mamãe a se casar com Claude para nós não ficarmos na miséria.

Beto: Mas vc é burra mesmo, hein Raquel?! Vc ainda não percebeu q o q a mamãe e o vovô querem é dar uma rasteira no Claude? E pior, querem matar a Rosa e quem atravessar o caminho deles.

Raquel: Que absurdo, Beto! Vc não sabe o q está dizendo. Acho que o vovô tinha razão, vc tinha q ser internado em uma clínica, está completamente fora de si.

Beto: Eu estou fora de mim? – ri ironicamente. – Tem certeza? Não sou eu q saí por aí destruindo noivado de ninguém.

Raquel: (com raiva) Idiota! É isso q vc é, um idiota!

*********************

No cortiço, Joana e Sérgio conversam durante o jantar.

Sérgio: E aí mãe? Tudo bem? Está quietinha hoje, algum problema?

Joana: Eu estive na casa de Roberta Vermont.

Sérgio: O quê? Tá falando sério, mãe?

Joana: Estou.

Sérgio vendo cara da mãe resolve tirar tudo a limpo.

Sérgio: Mãe, me conta, qual é o seu problema com a Roberta?

Joana: Eu e ela fomos apaixonada pelo seu pai.

Sérgio: Sério? Então vc já a conhecia mesmo?

Joana: Já, meu filho. Nos conhecemos no teatro, quando a Roberta estava começando a carreira.

Sérgio: E o meu pai teve alguma coisa com ela? – pergunta com certo receio.

Joana: Um breve relacionamento, mas resolveu ficar comigo, pq eu engravidei de vc. Eu e o seu pai abandonamos o teatro e um tempo depois q vc nasceu ele me abandonou pq ainda amava a Roberta.

Sérgio: Mãe, pq vc nunca me contou isso?

Joana começa a chora.

Joana: Pq não, nunca imaginei q vc fosse conhecer a Roberta e se apaixonar por ela.

Sérgio: Mãe, eu amo a Roberta e sei q ela tb me ama. Isso tudo é passado.

Joana: Não, não é. Eu perdi seu pai pra ela e não quero perder vc meu filho.

Sérgio: Vc nunca vai me perder mãe, nunca! Tá me ouvindo?

Sérgio abraça a mãe com ternura e pensa no que acaba de ouvir e em como ficariam as coisas a partir dessa revelação.

*********************



Egídio e Nara conversam na biblioteca.

Nara: Papai, como assim o Frazão te chamou de dr. Olegário?

Egídio: Pois é, não sei. Estou desconfiado que o Gurgel tenha dado com a língua nos dentes. Se for isso realmente, ele vai me pagar muito caro.

Nara: Papai, se ele descobriu estamos fritos. E o q q o senhor pensa em fazer?

Egídio: Não sei, não faço a menor idéia. Não posso chegar pra ele amanhã e perguntar: “E aí Frazão, pq vc me chamou de dr. Olegário?”. Ele vai perceber q fiquei preocupado com isso.

Nara: Papai, posso tentar descobrir alguma coisa com o Frazão, o q o senhor acha?

Egídio: Não, Nara, dessa vez acho melhor vc ficar na sua. Se ficar bancado a mulher rampeira os nossos planos com o Claude não vão funcionar. O Frazão é diferente do Claude, é esperto demais!

Nara: E o q q nós vamos fazer?

Egídio: Não sei.

*********************



D. Amália e Dádi conversam na cozinha após o jantar.

D. Amália: Dádi, que sobremesa maravilhosa, depois quero a receita.

Dádi: Obrigada, d. Amália. É a sobremesa preferida do dr. Claude, sempre faço pra ele.

D. Amália: Vc gosta de trabalhar com ele, não?

Dádi: Gosto muito, não me dá trabalho nenhum. É mal humorado, é verdade, mas até isso ele melhorou depois q casou com d. Rosa.

D. Amália: Ah é? Ele era mal humorado, é?

Dádi: Vixe! Demais da conta. Se tivesse q acordar cedo então!

D. Amália: Que bom. É bom saber q esse casamento torto ajudou em alguma coisa, né?

Dádi: D. Amália, ajudou em muitas coisas. Dr. Claude é outra pessoa. Quando que a enjoada da d. Nara fazia com ele isso q a d. Rosa faz? Quando ela dormia aqui, me dava ordens como se eu fosse a empregada dela e acordava ainda mais tarde q ele.

D. Amália: Será q ele esqueceu essa d. Nara. – diz observando Claude e Rosa q estão na sala conversando.

Dádi: Esqueceu. – diz com convicção. – Mas aquilo – em referência à Nara. - é uma praga e não esqueceu o dr. Claude.

D. Amália faz cara de quem entendeu o q Dádi disse.

*********************



Na sala Claude e Rosa conversam...

Claude: Como foi o almoço com miss Smith?

Rosa: Muito bom, gosto muito de conversar com ela.

Claude: Contou à ela q tiramos Egídio do projeto?

Rosa: Contei e ela gostou muito de saber. Ela adorou a idéia da construção das casas no Bexiga.

Claude: (mudando de assunto) E a estória que o Frazón contou, hein?

Rosa: É, q coisa maluca, mas eu não duvido de nada q venha daquela família.

Claude: Pra mim tudo isso é muito estranho, descobrir tanta coisa ruim ao mesmo tempo de pessoas q vc sempre confiou, entende?

Rosa: Entendo sim, Claude, mas vc precisa abrir bem seus olhos com essa gente.

Claude: Vamos mudar de assunto?

Rosa: E sobre o que vc quer falar?

Claude: Vamos falar de algo interessante. Vamos falar de mim, ãhn? – diz com cara de conquistador convencido.

Rosa acha graça do marido.

Rosa: (rindo) Quanta pretensão, hein!?

Claude cochicha no ouvido de Rosa algo q a faz rir.

3 comentários:

  1. Claudinha, minha flor, só tu para salvar essa noite... adorei a estorinha da cortina, ficou muito boa!!! Tu vai longe, guria!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. ClaudiaG., obrigada por postar mais cedo. Bjin

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, muito bommmm mesmo!!!! Vocês vão longe!!! Quem sabe um dia não refazem a novela uma Rosa com Amor mais com a versão de vocês!!! Isso sim serio o maximo!!! Parabénsss!!!

    ResponderExcluir