quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A MENINA QUE VIROU ESTOJO - AUTORA: VAL



A mãe grita da cozinha:

- Levanta, menina! Seu Cristóvão não tarda !

A menina resmunga qualquer coisa, vira para o canto e volta a dormir.

- O café tá esfriando...

Com grande esforço, descobre a cabeça, se enche de coragem e joga longe o cobertor. Esfrega os olhos para espantar o sono e o sonho.
Salta da cama e calça os chinelos.
Num andar arrastado alcança o banheiro: lava o rosto, escova os dentes, ajeita os cabelos.

- Mãe, cadê meu agasalho?
- Pendurado no armário. Se apressa, garota !!!

Engole o café com pão, pega a mochila e vai pro portão.
Lá vem a perua.

- Bom dia, Dona Ana! Bom dia, Genoveva !
- Bom dia, Seu Cristóvão.
- Tchau, mãe.
- Tchau, filha, comporte-se.

No percurso: conversas, cochichos, segredos.

- Sabe da novidade?
- Qual? Conta aí...
- A exibidinha vai embora, vão mudar de cidade.
- Mentira! Ta brincando?
- Não, é serio. Ouvi minha mãe conversando.

Na chegada: alvoroço, algazarra, trombadas, queixumes, risadas, gargalhadas.

- Oi Genô, fez a lição?
- Oi Lia. Tudinho. Minha mãe ficou no meu pé até acabar. E você?
- Fiz um pouco. Teve algumas que empaquei.
- Copia do meu.
- Legal, valeu !!!

Na sala, que chateação: corrigir, copiar, prestar atenção.
Bate um sono... uma moleza....

- O que é isto menina? Não dormiu à noite, não? Senta direito!!

(Credo! que susto! Precisava falar desse jeito?)

No tilintar da campainha, a salvação: debandada geral!

- O último a chegar na cantina é mulher do padre..
- Tia, me dá um lanche. E suco de goiaba.

Procura as amigas...
Lá estão elas, no cantinho preferido.

- Que tem aí?
- Sanduíche de presunto.
- Pão com requeijão
- O meu é salpicão de frango.

Depois do lanche, um pulo na lojinha...
Comprou um lápis novo, com a ponta bem fininha.
Fim do intervalo, afobação.
Lápis no bolso...
Corrida ao banheiro...
A colisão.
Voa cada um para um lado! E aterrissam no chão.
Gritos! Risotas! Ai, Coitada!
Ligeiro põe-se de pé...
Limpa a poeira...
Saí de fininho.
Só na classe é que percebe uma dorzinha surgindo...
Uma rápida olhada. Uma manchinha de sangue.

- O que é isto na perna, Genoveva?
- Nada não professora.
O exercício é complicado. Quanto são 6 x 7? Tenta lembrar a resposta.
Mas a perna se intromete.
Se remexe na carteira para espantar a sensação.
42 é o resultado. Vamos a outra questão.
Esta é a 5ª, faltam mais oito.
Mas a dor inoportuna está virando desconforto.
Lê a próxima pergunta. Tenta se concentrar...
Mas agora o ferimento está causando mal-estar.

- Professora, a dor está aumentando. Está quase insuportável.
- Que dor, menina?
- Da perna, o machucado.
- Vá até a secretaria. Procura o inspetor.

Sai mancando pela porta. Encontra o Coordenador.

- O que foi Genô?
- Caí no intervalo, minha perna está doendo.
- Vamos a minha sala, ligar para sua mãe.

No carro, ela vai chorando.
A dor está tão danada, que nem pode ficar sentada.

- Falta muito, mãe?
- Não, querida, estamos chegando.

No pronto-socorro o atendimento é ligeiro.
A perna é examinada e um corpo estranho encontrado.

- É grave, Doutor?
- Calma, mãe. É apenas um fragmento que ficou no ferimento.

Preparam os instrumentos. Aplicam a anestesia.
Com uma pinça bem comprida, o médico pesca o intruso.
Ele é capturado e começa a ser içado.
Logo surge uma pontinha que é puxada com cuidado.

- Calma, agora, Genô. Está quase terminado. Mais um pouco, um pouquinho...

E estaca indignado!!!

- NÃO ACREDITO NO QUE ESTOU VENDO!!!!

Outros tantos são chamados para ver o inusitado.

E da perna da menina...
Surge inteiro... inteirinho !!!
Com a ponta bem fininha...

O lápis novo.

A MENINA TRANSFORMARA-SE NUM ESTOJO.

(Baseado em fatos reais, escrito por Valdeci Affonso de Lima, Outubro de 2008)

5 comentários:

  1. Vaaalll! Como assim: "baseado em fatos reais"??? Eu sempre quis ser uma caixa de lápis de cor para colorir a vida!!! Favor explicar. Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Fatos reais!? Val, não vá dizer que isso aconteceu com você! Muito bom! Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. kk Fatos reais? kkkkkk Adorei Val perfeito!
    Annie Wallker

    ResponderExcluir
  4. kkk Val é impossivel chegar ao fim desse texto sem rir, porque ele é muito lega!!! Olha, faço minhas as perguntas acima: de onde surgiu essa ideia? Aconteceu com você algo assim? Parabéns! Lindoooo!! Bjos, Lu

    ResponderExcluir
  5. Exatamente minhas amigas! Baseado em fatos reais! A protagonista desta estória foi minha sobrinha mais nova, aos sete anos. Pobrezinha!!!!

    ResponderExcluir