quarta-feira, 4 de maio de 2011

SESSÃO SAUDADE - COLABORAÇÃO: MARIA DO SUL

"Conheci a Revista Sétimo Céu, quando tinha uns treze anos, (antes eu lia Contigo, Capricho e outras, desde criança). Foi na escola, uma colega levou um exemplar da revista com uma fotonovela colorida, ( que eu nunca tinha visto!), com artistas brasileiros, ao contrário das outras, que eram feitas na Itália, França e outro países. Lembro que o nome da fotonovela era ¨Caminho de Lágrimas¨ com Jerry Adriani, Wanderléa e Ed Wilsom. Fiquei fascinada ao ver três ídolos da época, em muitas fotos coloridas, (naquela época eu não tinha televisor em casa). E que belas fotos! Esperei na fila, vários dias, rsrsrs até conseguir levá-la para ler em casa. Quis comprar um exemplar, mas já não estava mais nas bancas, mas comprei outro número da revista e meu encantamento aumentou! Virei fã da revista!
Por ter fotonovelas em cores, com artistas brasileiros que estavam em evidência, era uma revista com um preço meio salgado para mim. Muito dinheiro da merenda e do ônibus, ia para as revistas, afinal eu era saudável, podia caminhar sem problemas os quatro quilômetros da escola até a casa, rsrsrs. Outra solução, era fazer um troca-troca da revista: eu emprestava para primas, vizinhas e colegas de escola, que também me emprestavam as delas. Quando surgiu a Sétimo Céu Série Amor, eram duas por mês! E ficou mais difícil, tinha que optar por uma delas, e não era fácil decidir! As vezes as trocas eram só para ler, noutras era definitiva quando uma tinha um ídolo da outra que não tinha comprado esse número. As vezes trocávamos fotos e posters, deixando as pobres revistas mutiladas! E as vezes, alguma engraçadinha, resolvia não devolver uma Sétimo Céu, o que me deixava indignada! Muitas eu não tenho mais hoje por causa dessas larápias, rsrsrs, que também roubavam as fotos dos cantores favoritos delas!
Até início dos anos 70, as fotonovelas eram em sua maioria com cantores e cantoras que faziam sucesso, li fotonovela com Wanderléa, Rosemary, Ronnie Von, Antônio Marcos, Agnaldo Rayol, Cauby Peixoto, Vanusa, Waldick Soriano, Erasmo Carlos (várias vezes), Wanderley Cardoso (muitas) e Jerry Adriani, que deve ser o que fez mais fotonovelas! Sei que até Roberto Carlos participou de uma, mas essa eu não vi. E muitos cantores mais!
Quando a televisão se tornou mais conhecida, e a maioria da população começou a comprar um televisor, começaram as fotonovelas com atores, atrizes, humoristas e até apresentadores de programas de televisão. Lembro de ler com Betty Faria, Lúcia Alves, Nei Latorraca, Renato Aragão, Yara Cortes, Míriam Pires, Sõnia Braga, Herval Rossano, Cláudio Cavalcânti, Vera Fisher, Vera Gimenes, Francisco Cuoco, Jardel Filho, Nívea Maria, Maria Cláudia, Arlete Sales e muitos outros artistas famosos, além de modelos e pessoas de destaque na TV.
Mas Sétimo Céu não era só fotonovelas, tinha também muitas colunas interessantes, sobre beleza, culinária (geralmente com algum artista, ou outra pessoa de destaque na tv, no momento, o que era muito legal), sugestões de presentes para o dia das mães, dos namorados, etc. E os testes, que interessantes! E os marca-páginas, as caixinhas e outras coisinhas que tínhamos que recortar e colar, geralmente com fotos dos ídolos, e que eu adorava! Também, gostava muito das letras de músicas que vinham, sempre atuais! Era uma revista com assuntos interessantes e também com um humor ingênuo, além de boas reportagens sobre o mundo artístico, que até meu pai lia.
Passei minha adolescência lendo essa maravilhosa revista, chegando a idade adulta, ainda gostando dela. Mas, assim como minha adolescência, a revista também passou, nem sei exatamente quando, porque, quando ela saiu de circulação, eu já não a lia mais. No começo, acho que a Revista Amiga, foi me afastando um pouco de Sétimo Céu, que deixou de ser a única. Depois fui me interessando por outros assuntos, meu tempo de fotonovelas coloridas e pôsters de ídolos, tinha ficado para trás!
Mas, guardei a maioria delas e adoro relê-las de vez em quando. E agora estou mexendo mais nelas, sempre procurando alguma reportagem interessante para o blog.
Lembro sempre com muita saudade, do tempo em que esperava ansiosa pelo próximo número de Sétimo Céu!

Espero que tenham gostado, Beijos. Maria"


COLEÇÃO DE REVISTAS SÉTIMO CÉU DA MARIA


2 comentários:

  1. Maria, Adorei seu depoimento!foi muito legal uma sessão saudade com algo que realmente aconteceu com voce. Pena que algumas "larápias" ficaram com algumas edições, diminuindo sua coleção, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maria, amei o seu relato, nós temos muito em comum, também amava ler revistas e ler as fotonovelas, sempre li muito, em geral tudo, inclusive gibi que gosto até hoje....bjos amada....

    ResponderExcluir