terça-feira, 13 de setembro de 2011

SESSÃO EXTRA - MÁRIO CARDOSO - HOMENAGEM AO NOSSO AMIGO TORRES

Atendendo ao pedido do Torres, nosso amigo de Pernambuco, que faz aniversário hoje, estamos publicando algumas informações e reportagens sobre a vida e carreira do ator Mário Cardoso.
Abraço e felicidades, Torres.

MÁRIO CARDOSO

BIOGRAFIA

Mário Cardoso é ator, modelo, dublador e psicólogo. Nasceu em 24 de janeiro de 1950 em Lisboa, Portugal.
Um dos galãs mais populares nos anos 70, após uma pequena participação em "Cuca Legal", ganhou notoriedade junto ao público na terceira fase de "Escalada", interpretando Ricardo, o filho de Antônio Dias (Tarcísio Meira).
No trabalho seguinte, foi alçado à condição de protagonista masculino como Augusto em "A Moreninha", ao lado de Nívea Maria.
Seus trabalhos seguintes foram: "O Feijão e O Sonho", "Escrava Isaura" - como o abolicionista Henrique, "Nina" - o jovem João Alfredo, "A Sucessora" - o almofadinha Pedro Monte, "Feijão Maravilha" - o gerente de hotel Ivan, "Olhai os Lírios do Campo", "Coração Alado" - Alberto Karany Jr, "Terras do Sem Fim" e "Paraíso", como Ricardo, vértice num triângulo amoroso com a Santinha (Cristina Mullins) e Zé Eleutério, o Filho do Diabo (Kadu Moliterno).
Depois esteve no SBT e fez "Razão de Viver" (outra vez protagonista, ao lado de Kate Hansen) e "Vida Roubada", dividindo o estrelato com Suzy Camacho e Fausto Rocha.
Voltou à Globo entrando no terço final de "Amor com Amor se Paga" onde seu personagem, Roger, vivia às turras com Bel (Narjara Turetta).
De volta ao SBT fez um político mau-caráter, Edgar, em "Uma Esperança no Ar".
Convidado por Herval Rossano, esteve em algumas novelas na Manchete: Nos anos 80 em "Dona Beija", "Tudo ou Nada", "Carmem", e, sem Herval, nos anos 90, "O Fantasma da Ópera" e "Xica da Silva".
No início dos 90, no projeto de Walter Avancini no SBT esteve ao lado de Lucélia Santos na fase final de "Brasileiras e Brasileiros".
Voltando à Globo esteve em participações fugazes em "Anos Rebeldes", "Vira Lata", Zazá", "Chocolate com Pimenta", "América", "A Lua Me Disse" e "Páginas da Vida".
Na emissora carioca participou ainda de episódios de "Caso Verdade", "Você Decide" e "Linha Direta".
No cinema, fez quatro filmes muito populares com as crianças:
"Robin Hood, O Trapalhão da Floresta" e "O Trapalhão na Ilha do Tesouro", esses só com Didi e Dedé e "O Rei e os Trapalhões" e ainda "Os Saltimbancos Trapalhões" com o quarteto.
Outros filmes de Mário foram: "E as Pílulas Falharam", "Desejo Violento", "Como Matar Uma Sogra", "Os Foragidos da Violência" e "Profissão Mulher", de Cláudio Cunha.
No teatro esteve em diversas montagens, inclusive no mega-sucesso "Trair e Coçar, É Só Começar" de Marcos Caruso, e "Dona Flor e Seus Maridos", ao lado de Angelina Muniz e Jonas Mello.
Formou-se em Psicologia pela Universidade Gama Filho. É também uma das vozes mais conhecidas do estúdio Herbert Richers, exercendo inclusive a função de diretor de dublagem.
Em 2008, o ator fez uma participação especial na novela "Caminhos do Coração" na Record.
De volta à Globo em 2009, o ator fez uma participação na novela "Caminho das Índias" e, em seguida, passou a integrar o elenco do seriado "Tudo Novo de Novo".
Em 2011, está no elenco da novela Amor e Revolução no papel do jornalista Paixão.


ALGUNS ARTIGOS DE REVISTAS SOBRE TRABALHOS E A CARREIRA DO ATOR

REPORTAGENS SOBRE A MORENINHA PUBLICADAS NA REVISTA SÉTIMO CÉU NR. 236, DE DEZEMBRO DE 1975




Nossos agradecimentos à amiga Maria do Sul que nos forneceu o material acima.

REPORTAGEM SOBRE A CARREIRA PUBLICADA EM REVISTA QUE DESCONHECEMOS



REPORTAGEM SOBRE A VOLTA À REDE GLOBO NA NOVELA AMOR COM AMOR SE PAGA, PUBLICADA EM REVISTA QUE DESCONHECEMOS



REPORTAGENS SOBRE A AUSÊNCIA DO ATOR NAS NOVELAS PUBLICADAS NAS REVISTAS MINHA NOVELA E TV BRASIL, NO ANO DE 2000













3 comentários:

  1. Feliz Anivesário Torres!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Torres! Desejo-lhe muita paz e saúde, e uma voda cheia de realizações. Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  3. GENTEM VI AGORA, KKKKK OBRIGADO DE TODO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir