quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SESSÃO LEITURA

O conto que reproduzimos abaixo, intitulado Tragédia Brasileira, foi escrito pelo autor brasileiro Manuel Bandeira.
Para maiores informações sobre o autor, favor consultar: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html.
Boa leitura!

TRAGÉDIA BRASILEIRA

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa – prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo o que ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

2 comentários:

  1. Que tragédia! Misael poderia ter evitado que as coisas chegassem a esse ponto, se tivesse saído definitivamente de casa a primeira vez! Contei dezenove "namorados" em três anos, essa Maria Elvira não perdia tempo! Gostei muito desse conto, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Esse conto é interessante;apesar de ter no nome a tragédia; deu vontade de rir; ela não soube dar valor aquele que lhe ajudou ; que lhe estendeu a mão; pagou com ingratidão; então; esse final era o esperado!!

    ResponderExcluir