quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SESSÃO SAUDADE - COLABORAÇÃO: MARIA DO SUL

Entre tantos cantores talentosos que fizeram a história da música brasileira, lembro com saudade de Clara Nunes. Durante muitos anos, me costumei a ouvir sua voz clara e bonita, cantando lindas canções e a ver sua imagem sorridente, cheia de vida e alegria. 
Eu gostava de ver Clara cantando nos programas de televisão, acompanhei as mudanças que foi fazendo no visual, ao longo da carreira. No começo, eram figurinos mais tradicionais, sóbrios,  depois começou a usar  lindos vestidos cheios de babados,  cores, flores e muitos balangandãs, eu até cheguei a pensar que ela fosse baiana  rsrsrs,  mas era mineira! A primeira vez que a ouvi, cantando  "E AGORA VOCÊ PASSA, EU ACHO GRAÇA", fiquei impressionada com sua bela voz!  Foram muitas músicas de sucesso, eu gostava muito de "CANTO DAS TRÊS RAÇAS", "CONTO  DE AREIA", "MENTE", "LAMA", "COISA DA ANTIGA", "MORENA DE ANGOLA",  "FEIRA DE MANGAIO",  "MEU SAPATO JÁ FUROU",  "MINEIRA", "TRISTEZA PÉ NO CHÃO", "JUÍZO FINAL" entre outras e também de alguns remakes musicais que ela fez, como "TERNURA ANTIGA",  "OBSESSÃO", "ASA BRANCA", "IRACEMA" e outros sucessos dos Demônios da Garoa que ficaram lindos na voz dela!
Fiquei muito triste quando ela se foi devido a um acidente cirúrgico. Mas, não se foi totalmente, sua voz ficará eternizada nas muitas músicas que gravou e que nunca serão esquecidas! O viúvo, o compositor Paulo César Pinheiro, fez uma linda homenagem a ela, com a música " Um Ser de Luz", gravada por Alcione.
Clara era uma pessoa que, quando aparecia na tv, melhorava o astral da gente! Adoraria ter ido assistir a um show dela, mas infelizmente, não foi possível! Mas ficou a saudade boa, de uma pessoa iluminada!
Pra quem quiser ouvir as músicas de Clara Nunes: http://www.vagalume.com.br/clara-nunes/   

SUCESSOS DE CLARA NUNES




VOCE PASSA, EU ACHO GRAÇA

Clara Nunes

Quis você pra meu amor
E você não entendeu
Quis fazer você a flor
De um jardim somente meu
Quis lhe dar toda ternura
Que havia dentro de mim
Você foi a criatura
que me fez tão triste assim

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor

Tanta volta o mundo dá
Nesse mundo eu já rodei
Voltei ao mesmo lugar
Onde um dia eu encontrei
Minha musa, minha lira,
minha doce inspiração
Seu amor foi a mentira
Que quebrou meu violão

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor

Seu jogo é carta marcada
Me enganei, nem sei porquê
Sem saber que eu era nada
Fiz meu tudo de você
Pra você fui aventura
Você foi minha ilusão
Nosso amor foi uma jura
Que morreu sem oração

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor




LETRA

FUZUÊ

Clara Nunes

Berimbau batia
Cabaça gemia
Moeda corria
Eu queria pular...
Ah! Ah!
Eu queria pular...
Ah! Ah!

Escrevi meu nome num fio de arame
E quem quer que me chame
Vai ter que gritar

Eh Camará, Eh Camará

Eh fuzuê
Parede de barro
Não vai me prender (4x)

Maria Macamba perdeu a caçamba
No cateretê
Sambou noite e dia
Que até parecia que ia morrer

Nasceu no quilombo
Aprendeu levar tombo
No canjerê

Foi de cesta no lombo
Com água e pitombo
Trocar por dendê, fuzuê

Eh fuzuê
Parede de barro
Não vai me prender (4x)

Tinha um pé de coqueiro
Cobrindo o terreiro
De onde eu nasci

Eu vi que o coco era oco
E valia tão pouco
Para se subir

Mas eu com um taco de toco
Batia no coco
Pro coco cair

E pegava no coco
Quebrava num soco
Sem repetir, fuzuê

Eh fuzuê
Parede de barro
Não vai me prender (4x)


LAMA

Clara Nunes

Pelo curto tempo que você sumiu
Nota-se aparentemente que você subiu
Mas o que eu soube a seu respeito
Me entristeceu, ouvi dizer
Que pra subir você desceu
Você desceu

Todo mundo quer subir
A concepção da vida admite
Ainda mais quando a subida
Tem o céu como limite

Por isso não adianta estar
No mais alto degrau da fama
Com a moral toda enterrada na lama





LETRA

CANTO DAS TRÊS RAÇAS

Clara Nunes

Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil

Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou

Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou

Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou

E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor

ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô

ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô

E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador

Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3g8-hvmjjOY&feature=related

LETRA

CONTO DE AREIA

Clara Nunes

É água no mar, é maré cheia ô
mareia ô, mareia
É água no mar...

Contam que toda tristeza
Que tem na Bahia
Nasceu de uns olhos morenos
Molhados de mar.

Não sei se é conto de areia
Ou se é fantasia
Que a luz da candeia alumia
Pra gente contar.

Um dia morena enfeitada
De rosas e rendas
Abriu seu sorriso moça
E pediu pra dançar.

A noite emprestou as estrelas
Bordadas de prata
E as águas de Amaralina
Eram gotas de luar.

Era um peito só
Cheio de promessa era só
Era um peito só cheio de promessa (2x)

Quem foi que mandou
O seu amor
Se fazer de canoeiro
O vento que rola das palmas
Arrasta o veleiro
E leva pro meio das águas
de Iemanjá
E o mestre valente vagueia
Olhando pra areia sem poder chegar
Adeus, amor

Adeus, meu amor
Não me espera
Porque eu já vou me embora
Pro reino que esconde os tesouros
De minha senhora

Um comentário:

  1. Bela recordação Maria; também gostava muito dela e fiquei muito triste qdo de sua morte tão prematura; mas Deus sabe de todas as coisas...bjos!

    ResponderExcluir