quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IRMÃOS CORAGEM - CAPÍTULO 109 - AUTOR: TONI FIGUEIRA


Roteirizado por Toni Figueira
do original de Janete Clair 

CAPÍTULO 109

PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:

DELEGADO FALCÃO
JOÃO
ALBERTO
JUIZ
PROMOTOR
BRANCA
PEDRO BARROS
SINHANA
POTIRA
MANUEL ANDRADE
RODRIGO


CENA 1  -  COROADO  -  DELEGACIA  -  CELA DE JOÃO  -  INT.  -  DIA.

A hora tinha chegado. Dia claro, com algumas nuvens pintando de branco o azul do infinito. Com um charuto no canto da boca, Falcão chegou até a porta da cela, escancarando-a.


DELEGADO FALCÃO  -  Vamos indo, João. Chegou a tua hora.

O garimpeiro apertou as mãos do companheiro de prisão, visìvelmente intranquilo.

JOÃO  -  Reza por mim, Alberto.

ALBERTO  -  Vai com Deus. E pode estar certo de uma coisa: Teu julgamento é também o meu. A minha sentença.

CORTA PARA:

CENA 2  -  COROADO  -  TRIBUNAL DO JURI  -  INT.  -  DIA.

Dois soldados ladearam o prisioneiro até o Tribunal do Júri. Tribunal pobre, de paredes caiadas. No alto da parede, por trás do juiz, um crucifixo de madeira, com um Cristo em marfim. Sala repleta. O juiz segurou o martelo e pediu silencio.

Sob os olhares de piedade, raiva, curiosidade e amor, João Coragem surgiu pela porta traseira e sentou-se diante dos 7 jurados, de frente para o magistrado.

O juiz iniciou o interrogatório.


JUIZ  -  Seu nome?

JOÃO  -  João Coragem.

JUIZ  -  Idade?

JOÃO  -  32 anos.

JUIZ  -  Nome dos pais?

JOÃO  -  Sebastião Coragem e Ana Ribeiro Coragem.

JUIZ  -  Residência?

JOÃO  -  Uai... aqui mesmo, em Coroado. O senhor sabe.

JUIZ  -  Profissão?

JOÃO  -  Garimpeiro. Qué dizê... quando me deixavam. Agora, eu sou... vingadô, curandeiro, justiceiro... santo milagreiro... uma porção de coisas.

O auditório riu ante as palavras simples do réu. O juiz pediu silencio, badalando a sinêta.

JUIZ  -  O réu deve limitar-se a responder às perguntas.

JOÃO  -  Tou respondendo, uai.

JUIZ  -  O réu conhecia a vítima, Lourenço D’Ávila?

JOÃO  -  Conheci, sim senhô.

JUIZ  -  De acordo com os autos, o réu estêve em casa da esposa da vítima, em Morrinhos, no dia em que foi cometido o crime. Confirma?

JOÃO  -  Eu num sei, seu doutô, que dia foi cometido o crime. Só sei que estive lá, uma vez, uma semana depois do sem-vergonha do Lourenço ter roubado minha pedra.

JUIZ  -  Advirto o réu que deve referir-se à vítima com mais respeito.

JOÃO  -  Seu doutô juiz, me desculpe. Mas... que era um sem-vergonha, era, que Deus me perdoe.

O auditório tornou a rir e o magistrado, mais uma vez, badalou a sinêta, exigindo silencio. O juiz começava a impacientar-se com as tiradas do prisioneiro.

JUIZ  -  Quando roubaram sua pedra?

JOÃO  -  Durante a festa do Divino, do ano passado. Lourenço D’Ávila e mais três ou quatro capangas do Coronel Barros, invadiram minha casa, espancaro meu pai, judiaro de Cema e levaro o maior diamante encontrado por estas banda. Todo mundo sabe disso.

JUIZ  -  Por causa desse roubo o réu saiu em perseguição a Lourenço D’Ávila?

JOÃO  -  Logo, logo, não! Foi uma semana depois. Quando vi que os macaco aí da delegacia num ia fazê nada. Aí, eu decidi ir atrás do patife...

JUIZ  -  Quando tomou essa decisão, o réu tinha o propósito de matá-lo?

JOÃO  -  Tinha, sim, senhô. Mas não matei. Não matei porque não encontrei. Só por isso.

Um zumbido, como se um enxame de abelhas cruzasse o ar, tomou conta do auditório.


O promotor pediu a palavra e dirigiu-se aos jurados.

PROMOTOR  -  Senhores jurados, (com gestos teatrais)  está mais do que claro. O próprio réu confessou que partiu desta cidade em perseguição à vítima, com o propósito deliberado de matá-la. Chegando à casa de sua esposa, Dona Branca D’Ávila, declarou francamente suas intenções homicidas. O réu não nega isto. E, segundo o laudo médico, naquele mesmo dia, talvez minutos depois, Lourenço D’Ávila foi liquidado com requintes de maldade. Seu rosto foi completamente desfigurado e seu corpo atirado ao rio, só sendo encontrado uma semana depois. O réu nega o crime. Tratava-se de um homem violento, que foi capaz de organizar um bando de facínoras pra desafiar a lei e as autoridades. Quem conhece este homem, não pode duvidar de que ele conseguiu seu propósito. (apontou dramàticamente para João Coragem, humildemente vestido e com a barba crescida, de muitos meses)  Ele matou Lourenço D’àvila!

JOÃO  -  (interveio, colérico)  Nada disso é verdade! Tudo isso aí é um amontoado de mentira e de besteirada!

O promotor empalideceu. Ligeiro tumulto tomou conta da sala.


JUIZ  -  Silencio, senhores!

JOÃO  -  Por causa disso é que eu num me entregava! Porque sabia que isso aqui ia sê uma palhaçada! Tá aí! Dito e feito!

JUIZ  -  (batendo o martelo na mesa)  Advirto novamente o réu de que não pode se manifestar!

JOÃO  -  Eu num posso me manifestá? Ele diz um monte de baboseira e eu tenho de ficá calado?

JUIZ  -  Tem! Do contrário mandarei retirá-lo da sala e o julgamento prosseguirá sem a sua presença.

JOÃO  -  Tá bem...  cês tão com a força. Tá bem!

JUIZ  -  O senhor promotor tenha a bondade de prosseguir!

PROMOTOR  -  Peço ao meritíssimo que chame a testemunha, Dona Branca D’Ávila.

O juiz convidou a mulher a depor.

CORTA PARA:

CENA 3  -  COROADO  -  TRIBUNAL DO JURI  -  INT.  -  DIA.


BRANCA  -  Quando se despediu de mim, ele disse que ia acabar com a vida de meu marido.

Durante meia hora a mulher respondeu às perguntas da promotoria, construindo uma rêde de acusações contra o garimpeiro.

Pedro Barros assumiu o posto, logo após a saída de Branca D’Ávila. No melhor dos seus ternos, cordão de ouro saindo-lhe do bolso do colête, o coronel ergueu o busto como um soldado perfilado.


JUIZ  -  Seu nome?

PEDRO BARROS  -  Pedro Barros.

JUIZ  -  (perguntou, solene)  O senhor promete, sob palavra de honra, dizer a verdade, sobre tudo o que lhe for perguntado?

PEDRO BARROS  -  Prometo.

JUIZ  -  A testemunha está à disposição do Ministério Público, que pode inquiri-la diretamente.

O Promotor Luís preparou a cena, encaminhando-se lentamente para a testemunha de acusação.


PROMOTOR  -  Quais eram as relações da testemunha com a vítima?

PEDRO BARROS  -  Lourenço era meu empregado.

PROMOTOR  -  A testemunha admite que ele tenha roubado o diamante encontrado pelo réu?

PEDRO BARROS  -  Eu não sei de nada... é o que dizem. Eu não tenho nada com essa história.

JOÃO  -   (levantou-se protestando em altos brados)  Como é que não tem nada? Se foi ele quem mandou roubar?

JUIZ  -  Advirto o réu, pela última vez, que não tem o direito de se manifestar.

JOÃO  -  Mas é muito difícil, seu juiz, ouvi um camarada desse, dizê quie não tem nada com a história! Bancá o santo! Ele que não só mandô roubá  meu diamante, como também tem roubado todo mundo aqui, há anos e anos!

A  sinêta vibrou demoradamente e o juiz dirigiu-se ao réu com energia, meio descontrolado.

JUIZ  -  Ordeno que se cale!

JOÃO  -  (não deu ouvidos à determinação)  Este é o maior ladrão e assassino que já houve por estas bandas!

CORTA PARA:

CENA 4  -  TRIBUNAL DO JURI  -  INT.  -  DIA.


PROMOTOR  -  Peço ao meritíssimo que seja chamada a testemunha Manuel Andrade.

Por um momento o tribunal pareceu transformar-se numa feira livre. Ninguém jamais ouvira falar no nome da testemunha invocada pela acusação.

SINHANA  -  (voltando-se para Potira)  Quem é esse cara?

POTIRA  -  Sei não.  Nunca vi falar nesse nome.

O homem, magro e com amplas entradas na cabeça, tinha o aspecto doentio de um tuberculoso. Ombros estreitos, cuvados em circunflexo e um terno preto, esverdeado pelo uso. Figura repugnante.


MANUEL ANDRADE  -   ...prometo, sim, senhor.

PROMOTOR  -  Profissão?

MANUEL  ANDRADE  -  Boiadeiro, sim, senhor.

PROMOTOR  -  Residencia?

MANOEL  -  Cumo é?

PROMOTOR  -  Onde mora, onde trabalha?

MANOEL  -  Ah... lá pras riba de Morrinhos. Trabalhei muito tempo na Faznda do Coronel Tertuliano.

PROMOTOR  -  Que é que o senhor andava fazendo por aqui, em janeiro do ano passado?

MANOEL  -  Tava de passage...

PROMOTOR  -  Quando o senhor passou pela margem do rio Coroado, nas proximidades do garimpo dos Coragem... viu algo de anormal?

MANOEL  -  Me lembro que vi um home a cavalo, carregando outro home, que parecia desmaiado ou morto. Esse home chegô na beira do rio e jogô o outro dentro d’água. Dispois sumiu a galope. Era de manhãzinha. O dia tava nascendo.  Mas ainda era meio escuro.

PROMOTOR  -  E a testemunha, o que fez?

MANOEL  -  Eu? (perguntou, apontando para o próprio peito)  Eu cheguei perto do lugá onde ele tinha jogado o corpo... mas num vi mais nada. O corpo tinha sumido dentro d’água.

PROMOTOR  -  E o homem a cavalo? A testemunha seria capaz de reconhecê-lo?

MANOEL  -  Como já disse... inda tava meio escuro... mas, eu acho que... que se visse ele de novo...

Esticando um dedo curto e gordo, de unhas brilhantes, o promotor apontou para João Coragem.


PROMOTOR  -  Foi aquele homem que está ali sentado no banco dos réus?

O boiadeiro hesitou um pouco, fitando demoradamente o rsoto do acusado. João esperava. Finalmente, o magricela decidiu responder.


MANOEL  -  Acho que foi, sim senhor.

PROMOTOR  -  (insistiu)  Acha... ou tem certeza?

MANOEL  -  Tenho certeza!  Foi ele. Por essa luz que me alumia. Foi ele!

Vozerio e agitação transtornaram os trabalhos, paralisando-os por alguns segundos. A sinêta do juiz vibrou nervosamente.


PROMOTOR  -  Obrigado, meritíssimo!

JUIZ  -  A defesa quer interrogar a testemunha?

RODRIGO  -  Sim, meritíssimo.

Deu alguns passos no interior da sala, olhando fixamente os jurados.


RODRIGO  -  A testemunha disse que ainda era noite, quando se deu o fato que acabou de relatar.

PROMOTOR  -  (interveio)  Perdão, a testemunha não disse que era noite. Disse que o dia estava amanhecendo.

RODRIGO  -  Ou isso.   O fato é que não era ainda dia claro. Não é isso?

MANOEL  -  É, sim senhor.  Inda tava assim meio luscofusco.

RODRIGO  -  A que distancia se encontrava do tal homem?

MANOEL  -  (meio hesitante)  Assim, uma coisa como daqui, lá na igreja...

RODRIGO  -  Daqui lá na igreja deve ter pelo menos uns cem metros!

PROMOTOR  -  Protesto, meritíssimo!  O meu colega de defesa está querendo confundir a testemunha.

RODRIGO  -  Não estou querendo confundir nada. Ao contrário. Estou querendo precisar as coisas. Ainda que não haja cem metros daqui até a igreja, o fato é que a testemunha estava a uma distancia bastante grande para poder, naquela hora da manhã, distinguir as feições da pessoa que atirava o cadáver dentro d’água. (retornando ao banco de defesa, Rodrigo agradeceu ao juiz)  Obrigado, meritíssimo. Era só o que eu queria esclarecer.

JUIZ  -  A testemunha está dispensada.

O promotor retornou ao centro da sala.


PROMOTOR  -  Senhores jurados: as provas e os testemunhos apresentados são suficientes para chegarmos a uma conclusão: João Coragem matou Lourenço D’Ávila e o fez premeditadamente, com requintes de selvageria. Não há atenuante para esse crime, que seria apenas o primeiro elo de uma cadeia de muitos outros, que durante um ano revoltariam e tumultuariam toda esta região pacífica, cobrindo de vergonha  a nossa cidade e o nosso Estado. Por isso eu peço para o réu a pena máxima.E que os senhores jurados tenham consciência do seguinte: condenar João Coragem não é apenas punir um assassino. É agir em nome de Deus, da Família e da Sociedade!

FIM DO CAPÍTULO 109

 e no próximo capítulo...

*** A entrada de Estela no Tribunal, para depor como testemunha de defesa João Coragem causa enorme burburinho, e deixa Pedro Barros possesso, mais ainda, quando acusa o coronel de ter mandado roubar o diamanete de João!

***  Nasce o filho de João e Lara!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 110 DE 
ÚLTIMOS CAPÍTULOS 
EMOÇÕES FINAIS!

Um comentário:

  1. Toni, está muito bom! E o próximo capítulo vai estar melhor ainda! Gostei muito das respostas de João no tribunal, gostei da descrição que você faz do local, tudo muito bem escrito, parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir