domingo, 18 de março de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 21 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes


http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 21

Participam deste capítulo:

RENATÃO (Jardel Filho)
KONSTANTÓPULUS (Lajar Muzuris)
EMILIANO (Paulo Padilha)
HELÔ (Dina Sfat)
VÍTOR (Francisco Cuoco)
SAMUCA (Paulo José)
MISS JULY (Lídia Mattos)

CENA 1  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  QUARTO DE NÍVEA -  INT.  – NOITE.
VÍTOR ROLAVA NA CAMA, SEM CONSEGUIR DORMIR. JÁ PASSAVA DE MEIA-NOITE QUANDO APAGOU, VENCIDO PELO CANSAÇO. MEIA HORA DEPOIS, FOI DESPERTADO DO SONO PROFUNDO  PELO TOQUE INSISTENTE DO TELEFONE CELULAR. ACORDOU, ASSUSTADO E ATENDEU, COM A VOZ ROUCA.

VÍTOR  -  A... alô...

VOZ EM OFF – É o padre Vítor?

VÍTOR  -  (ainda tonto de sono) Sim... sou eu... quem é?...

VOZ EM OFF   -  Se quer saber tudo sobre a morte de Nívea, venha agora até a praia de Arpoador.

VÍTOR  -  (arregalou os olhos, acordando de vez)  Quem está falando? Isso é um trote?

VOZ EM OFF  -  Aqui é um amigo. Estou lhe esperando. Tem muitas coisas que o senhor precisa saber, padre! Venha agora! Estou lhe esperando em frente ao prédio de número 220, mas na areia da praia, perto do mar.(dito isto, a ligação foi cortada do outro lado da linha).

VÍTOR  -  Alô! Alô!

VÍTOR PROCUROU O NÚMERO NO VISOR, MAS FOI INÚTIL.

VÍTOR  -  Droga! Chamada não identificada...

INCONTINENTI, LEVANTOU-SE DA CAMA E PROCUROU SUAS
ROUPAS.

CORTA PARA:

CENA 2  -  PRAIA DO ARPOADOR  -  EXT  .  -  NOITE.

VÍTOR CAMINHAVA PELO CALÇADÃO, SENTINDO NO CORPO O AR FRIO DA MADRUGADA. ÀQUELA HORA A PRAIA ESTAVA QUASE DESERTA. CONFERIU O NÚMERO DO PRÉDIO QUE A VOZ MISTERIOSA DERA COMO REFERÊNCIA E, APÓS CERTIFICAR-SE DO LOCAL, DIRIGIU-SE PARA A AREIA DA PRAIA. OLHOU PARA OS LADOS E NÃO VIU NINGUÉM. FECHOU OS OLHOS E RESPIROU O AR PURO, COM CHEIRO DE MARESIA. FOI NESSE MOMENTO QUE SENTIU UM FORTE GOLPE NA CABEÇA, POR TRÁS, FAZENDO-O PERDER O EQUILÍBRIO E CAIR. O ATACANTE APROVEITOU-SE E PREPARAVA-SE PARA DESFERIR OUTRO GOLPE, QUANDO PAROU, SURPREENDIDO POR UM GRITO HISTÉRICO DE MULHER.

HELÔ  -  Pare! Socorro! Polícia!

O AGRESSOR OLHOU PARA TRÁS E VIU HELÔ CORRENDO EM SUA DIREÇÃO, ATRAINDO A ATENÇÃO DE ALGUMAS PESSOAS QUE PASSAVAM NA RUA NAQUELE INSTANTE. DE IMEDIATO, CORREU COM TODAS AS FORÇAS PARA LONGE DALI.

VÍTOR ERGUEU-SE, AINDA TONTO COM A PANCADA E IA CAIR OUTRA VEZ, MAS FOI IMPEDIDO POR HELÔ, QUE AMPAROU-O, SENTANDO AO SEU LADO NA AREIA DA PRAIA.

HELÔ  -  Padre! É você mesmo?

VÍTOR  -  (levou a mão á cabeça, sentindo um “galo” enorme) Aiiii! Minha cabeça!

HELÔ  -  Aquele covarde agrediu você e correu quando eu gritei!

VÍTOR  -  (fitou-a, surpreso)  Helô... o que faz aqui, a essa hora?

HELÔ  -  (irônica)  Faço-lhe a mesma pergunta, padre!

VÍTOR – Recebi um telefonema... anônimo. Voz de homem. Me atraiu dizendo que tinha coisas importantes a me contar sobre a morte de Nívea.

HELÔ  -  Era uma cilada.... Você podia estar morto agora, como fizeram com Nívea, sabia?

VÍTOR  -  (sorriu, apesar da dor) É... e você me salvou... Quem diria...

HELÔ  -  (examinando o ferimento) Deixa ver isso... tá doendo? Tem um belo galo aqui....

VÍTOR  -  Não foi nada... eu estou bem, obrigado. (olhou para os lados) É melhor sairmos daqui.

HELÔ  -  (levantando-se) Você está bem, mesmo?

VÍTOR  -  (ergueu-se)  Sim, sim, apesar da dor...

CAMINHARAM, LADO A LADO, ATÉ O CALÇADÃO E SEGUIRAM CONVERSANDO, COMO DOIS AMIGOS.

VÍTOR   -  Mas e você... o que faz aqui a essa hora?

HELÔ  -  Estava sem sono... e resolvi caminhar um pouco... sempre faço isso quando não consigo dormir... Vi quando foi pra areia... mas não tinha certeza que era você. Foi quando vi o homem ir atrás, se esgueirando pra não ser visto. Por isso me chamou a atenção... e gritei feito uma louca!

OS DOIS RIRAM, DIVERTIDOS, PASSADO O SUSTO INICIAL.

HELÔ  -  Sabe que eu acho você um ingênuo? Sim, isso mesmo, você é muito ingênuo. Entrar numa fria dessas! É preciso mesmo ser um anjinho!

VÍTOR  -  Não, não sou tão ingênuo assim... e muito menos anjo.

HELÔ FITOU-O COM TERNURA NO OLHAR.
        
VÍTOR  -  Você está diferente... mais humana... Não me tratou com desprezo e até deixou de me fazer a clássica acusação... de ser o culpado pela morte de Nívea...

HELÔ  -  (estendeu-lhe a mão, ar sincero)  Desculpe. Está sendo muito difícil superar a perda da minha amiga. Às vezes sinto uma dor tão grande, quando penso que não vou mais vê-la, conversar, rir com ela...

VÍTOR  -  Eu sei como se sente. Para mim também está sendo muito difícil. Tenho sofrido muito.

CAMINHARAM MAIS ALGUNS MINUTOS EM SILENCIO E HELÔ MOSTROU O PRÉDIO NO OUTRO LADO DA PISTA.

HELÔ  -  Bem... eu moro ali. Agora que já fiz a boa ação do dia, vou dormir (brincou). Boa noite, padre....

VÍTOR  -  Boa noite, Helô. Durma bem. Vá com Deus.

HELÔ DEU UM PASSO Á FRENTE E VOLTOU-SE.

HELÔ  -  Posso chamá-lo de Vítor? Você é tão jovem... não parece um padre.

VÍTOR  -  Claro que pode. Fico contente com isso.

HELÔ  -  Boa noite, Vítor.

VÍTOR  -  Boa noite... (chamou-a)  Helô!

A JOVEM VOLTOU-SE OUTRA VEZ.

VÍTOR  -  Obrigado. Obrigado mais uma vez por ter salvo minha vida. Apesar da pancada, valeu a pena ter vindo aqui.

HELÔ  -  Tchau, anjinho.

CORTA PARA:

CENA 3  -  PRAIA DE IPANEMA  -  EXT.  -  DIA.
IMAGENS AÉREAS DO RIO DE JANEIRO, MOSTRANDO O CORCOVADO, LAGOA E A PRAIA DO LEBLON E IPANEMA.

A MORENA DE CORPO ESCULTURAL, PELE BRONZEADA E PERNAS GROSSAS, TRAJANDO APENAS UM SUMÁRIO BIQUÍNI,  PASSOU Á FRENTE DE RENATÃO NA BEIRA DO MAR, DEIXANDO O PLAYBOY PERDIDO EM FANTASIAS INCONFESSÁVEIS. SENTADO NA AREIA, APROVEITAVA-SE DAS ESCURAS LENTES DOS ÓCULOS DE SOL PARA “DEVORAR” OS CORPOS QUE CRUZAVAM SEU CAMINHO. NEM PERCEBEU A PRESENÇA DE SAMUCA, QUE CHEGOU, ESBAFORIDO.

SAMUCA  -  Renatão! Fui no teu apê te procurar e o Konstan disse que você tava aqui! (estendeu-lhe uma revista)  Olha o que eu trouxe pra você ver!

RENATÃO  -  (babando ainda, olhos fixos na morena)  Que mulher! Meu Deus!

SAMUCA  - Ô meu irmão! É sério, a revista com as fotos da  Nívea chegou no Brasil. Olha só.

BRUSCO, RENATÃO PUXOU A REVISTA ESTRANGEIRA E COMEÇOU A FOLHEAR.

RENATÃO  -  (franziu a testa, preocupado)  Caramba! Isso é péssimo, cara! Ninguém pode saber que nós temos alguma coisa a ver com essas fotos.

SAMUCA  -  Foi o que pensei, pô! Por isso vim correndo te mostrar!

RENATÃO  -  E se o gringo que comprou as fotos entregar a gente?
         
SAMUCA  -  Nem quero pensar...

RENATÃO  -  Podemos ser envolvidos no assassinato!

SAMUCA  -  Meu irmão, nem brinca! Essa parada pode ficar muito enrolada pro nosso lado!...

CORTA PARA:

CENA 4  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  DIA

MISS JULY ABRIU A PORTA E VÍTOR ENTROU. HELÔ O AGUARDAVA, COM A REVISTA NA MÃO.

VÍTOR  -  Bom dia, Helô. Vim o mais depressa que pude. Você falou que era urgente...

HELÔ  -  Desculpe ter ligado tão cedo, Vítor. Um amigo jornalista, o Nelson Mota, sabia que eu era amiga da Nívea e me trouxe esta revista!

VÍTOR  -  (surpreso, pegou a revista)  Uma revista!

HELÔ  -  Não é o tipo de revista muito apropriada pra um padre ler, muito embora muita gente que se diz séria e respeitável a leia às escondidas...

VÍTOR FOLHEU A REVISTA E DEPAROU COM AS FOTOS SENSUAIS DE NÍVEA. EMPALIDECEU.

VÍTOR  -  Você não devia ter-me mostrado...
 
HELÔ  -  Ué, você não queria entender tudo? Não lhe interessa saber por que uma pessoa chega a fazer isto? Então, deixe de pudor e enfrente o problema. Ela era um ser humano e não o anjo de candura que você idealizou. Enquanto você não se convencer disso, não vai entender nada! Além do mais, ela não vivia nas nuvens, mas aqui na terra, cercada de gente pior do que ela! Cercada de feras!

VÍTOR  -  (lembrou-se)  Sim, sim, é isso! O diário. Era dessas fotos que ela falava no diário! Mas... e o motivo? Dinheiro? Sim, isso mesmo. Nívea tinha precisado de dinheiro para ajudar o pai... naquela dificuldade, não foi?

HELÔ  -  Exatamente. Para cobrir o desfalque no banco do meu pai. Me pediu, inclusive, para mentir, dizendo pra seus pais que fui eu quem emprestou o dinheiro. Perguntei como ia arranjar o dinheiro, mas ela não quis me dizer...

VÍTOR  -  Pobre Nívea... estava desesperada pra chegar a esse ponto... Tudo pra salvar o pai...

HELÔ  -  Coitada da minha amiga...

VÍTOR  -  (decidido) Helô, precisamos tirar essa história a limpo. Você me ajuda?

HELÔ  -  Conte comigo. O que quer que eu faça?

VÍTOR  -  Entre em contato com os editores desse revista. Descubra quem negociou as fotos com eles!

HELÔ  -  Deixe comigo. Sei como fazer isso.

CORTA PARA:

CENA 5  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
EMILIANO ESTAVA SENTADO NUMA POLTRONA, LENDO O JORNAL, QUANDO VÍTOR ENTROU.

EMILIANO  -  (olhou Vítor por sobre o jornal)  Saiu cedo hoje, Vítor...

VÍTOR  - (foi direto ao assunto)  Seu Emiliano, aquele dinheiro do desfalque... a Nívea arrumou uma parte, não foi?  

EMILIANO  -  Sim. Metade do dinheiro que eu precisava ela me arrumou.

O CELULAR DE VÍTOR VIBROU. ANSIOSO, ATENDEU AO VER O NOME DE HELÔ NO VISOR.

VÍTOR  -  Helô, e então, alguma novidade?

DO OUTRO LADO DA LINHA, HELÔ FALOU, EUFÓRICA.

HELÔ  -  Vítor, eu descobri! Os intermediários do negócio das fotos foram Samuel Pereira, o Samuca, e Renato Itararé de Souza, o Renatão,  que foi o fotógrafo.

VÍTOR  -  (vibrou com a notícia) Eu sabia!

CORTA PARA:

CENA 6  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

A CAMPAINHA SOOU “ALELUIA” E KONSTANTÓPULUS ABRIU A PORTA.

KONSTANTÓPULUS  -  (ao ver que era Vítor) Sinto muito, mas meu patrão está muito ocupado e...

SEM DAR OUVIDOS AO MORDOMO, VÍTOR ADENTROU NO APARTAMENTO E SENTOU-SE NO DIVÃ.

VÍTOR  -  Tudo bem, eu espero o tempo que for necessário. Diga ao seu patrão que não saio daqui sem falar com ele!

RENATÃO ACABAVA DE SAIR DO ATELIÊ E FOI SURPREENDIDO COM A PRESENÇA DO RAPAZ.

VÍTOR  -  (levantou-se) Boa tarde, seu Renato Itararé de Souza. Vou ser breve (estendeu a revista para o playboy) Só preciso de uma confirmação: foi o senhor que tirou estas fotos da Nívea?

RENATÃO OLHOU A CAPA DA REVISTA E ENCAROU VÍTOR, QUE FITAVA-O, DESAFIADOR, ANALISANDO ATENTAMENTE CADA REAÇÃO DO PLAYBOY.

FIM DO CAPÍTULO  21
Helô (Dina Sfat) e Vítor (Francisco Cuoco)
e no próximo capítulo...


*** Vítor deixa Renatão desconcertado ao revelar que sabe de seu caso com Susi, a esposa de Oliveira Ramos. 

*** Samuca é chamado à delegacia para depor. Mais tarde recebe uma advertencia no Banco Oliveira Ramos.

*** No próximo capítulo, conheça Tia Coló, uma doce velhinha, tia de Renatão, que acredita ser o sobrinho um agente secreto internacional!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 22 DE


3 comentários:

  1. Toni, está muito bom e, desconfio que o próximo capítulo, será ainda melhor com a chegada dessa tia de Renatão, rsrs. Vítor é mesmo muito ingênuo, quase teve o mesmo fim de Nívea! E já deu pra ver que o assassino é homem. Gostei de ver Vítor e Helô tentando juntos desvendar esse mistério, e parece que os dois logo estarão se envolvendo, legal! Bjs

    ResponderExcluir
  2. O mistério continua, mas diferente da Maria, ainda não sei se o assassino não é mulher, quem atacou Vitor pode ser um cúmplice. Renatão e Samuca numa fria. Aliás, parece que esses dois vivem numa gelada. kkkkkkkk Vamos ver os próximos capítulos. Muito bom, Toni.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Maria, eu, particularmente, sou fã da tia Coló rsrsr, assim como curtia demais a saudosa Henriqueta Brieba, que fez o papel, em 1970. Vítor e Helô, meio às turras, vão começar a se entender. JE, Renatão e Samuca vão entrar numa gelada mesmo, nos 2 próximos capítulos, graças ao envolvimento com "Mãozinha de Veludo", que entra na trama a partir do cap. 22!

    ResponderExcluir