segunda-feira, 16 de abril de 2012

SESSÃO RETRÔ - VARIEDADES - FERNANDO JOSÉ

A reportagem que reproduzimos abaixo foi publicada na revista Cartaz, nr. 47, de 25/01/73.
Uns dias atrás, nossa amiga Maria, em conversa conosco, falou-nos de Fernando José, que além de ator, escrevia muitas fotonovelas e que nelas atuava quase sempre como vilão.
Qual não foi a nossa surpresa ao nos depararmos com uma reportagem sobre ator.
Assim, resolvemos publicá-la como homenagem a ele e, por extensão, a tantos atores coadjuvantes, sem os quais a TV, o cinema, o teatro e até as fotonovelas não teriam tanto brilho.
Boa leitura!


6 comentários:

  1. JE, legal essa reportagem. Acho que é a primeira que li falando desse ator. E ele tinha uma história de vida interessante. Gostei muito de ler! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de artista há muitos anos, acho que nunca fez um papel muito importante, pelo menos que eu saiba , homenagem merecida!!

    ResponderExcluir
  3. Grande ator,de dezenas de novelas e filmes.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Jose Ferreira Lopes, hoje com 85 anos vive em volta redonda com um sobrinho.Esta acamado..sou cuidadora de Fernando,e gostaria muito que a Tv e ou a midia publicasse e o visitasse nos ultimos momentos de sua vida.Eliana.

    ResponderExcluir
  5. Estou, neste momento, em 14/05/2020, assistindo o documentário "Edifício Master", do falecido Eduardo Coutinho, e parei a exibição no momento em que Fernando José relatava sobre sua vida e como era morar em Copacabana à época (2002), pois fiquei pensando no que teria ocorrido com o ator após tais gravações.
    Acabei "caindo" aqui e lendo a reportagem de 1973, conhecendo este blog e, por fim, lendo o comentário do "anônimo" acima, que era a cuidadora dele pouco antes de seu falecimento - que, pelo que vi na internet, ocorreu no mesmo ano, sem reportagens ou coisa que o valha.

    Eis a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. A memória não é o forte do brasileiro e da mídia. Se tantos famosos ficam esquecidos, imagine os coadjuvantes. O nosso objetivo aqui é o de sempre relembrar ou tornar conhecidos tantos artistas de valor que foram esquecidos. Fernando José foi um deles.

      Excluir