quarta-feira, 18 de abril de 2012

SESSÃO SAUDADE - LUÍS GONZAGA E GONZAGUINHA


Hoje a homenagem é dupla. Ela se dirige a um pai e um filho que se celebrizaram na história da MPB, cada um em seu estilo. Estamos falando de Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha. O primeiro, o velho Lua, o Rei do Baião, deixou-nos composições antológicas com o doce sabor do ritmo nordestino: Asa Branca, Xote das Meninas, Cintura Fina e outras. O segundo, Gonzaguinha, herdou do velho Lua o gosto para música, mas compôs em estilo mais moderno e abusou de letras extremamente poéticas, deixando-nos sucessos como: É, Espere por Mim Morena, Sangrando, dentre outras.
Para saber mais sobre Luiz Gonzaga, favor acessar: http://www.reidobaiao.com.br/biografia. Já sobre Gonzaguinha, fineza verificar: http://www.gonzaguinha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=58.
Quanta saudade dos dois!
Para matar essa saudade, escolhemos um vídeo de cada um deles e, no final, um terceiro em que os dois cantam juntos. No primeiro, Gonzagão interpreta O Xote das Meninas, no segundo, Gonzaguinha canta Sangrando e, finalmente, no terceiro, a dupla interpreta Vida de Viajante.
Boa audição!


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zT8y4brLke0

LETRA

O XOTE DAS MENINAS

Mandacaru
Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração...

Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao dotô
A filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, não quer nada...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Mas o dotô nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Mandacaru
Quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração...

Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já está pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao doutor
A filha adoentada
Não come, num estuda
Num dorme, num quer nada...

Porque ela só quer, hum!
Porque ela só quer
Só pensa em namorar...

Mas o doutô nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
E que prá tal menina
Não tem um só remédio

Em toda medicina...

Porque ela só quer, oh!
Mas porque ela só quer, ai!
Mas porque ela só quer
Oi, oi, oi!
Ela só quer
Só pensa em namorar
Mas porque ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_dhPrYWdNVc

LETRA

SANGRANDO

Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção

E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9-nTWcG62zs&feature=fvsr

LETRA

A VIDA DO VIAJANTE

Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a saudade no coração

Minha vida é andar...

Mar e terra
Inverno e verão
Mostra o sorriso
Mostra a alegria
Mas eu mesmo não
E a alegria no coração

Minha vida é andar...

2 comentários:

  1. JE, muito linda essa sessão saudade dupla, amei lembrar esses dois ídolos inesquecíveis! Passei minha infância ouvindo Gonzagão e mais tarde, ouvia Gonzaguinha e essa música,Sangrando é linda! E essa gravação dos dois juntos, também ficou linda! Realmente deu pra matar a saudade. Bela homenagem, parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir