quarta-feira, 4 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 67 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 67

Personagens deste capítulo:

VÍTOR
HELÔ
DR. LEIVAS
TIA COLÓ
RENATÃO
CARLINHA
DANUSA
RODOLFO AUGUSTO
MARIO MALUCO
BABI
OLIVEIRA RAMOS
EMANUEL
CELSO BARROSO
JUIZ
KONSTANTÓPULUS

CENA  1  -  TERESÓPOLIS  -  CASA DO SÍTIO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

Continuação Imediata da Última Cena do Capítulo Anterior.  

DR. LEIVAS  -  Quer dizer que você saiu do Castelinho entre meia-noite e meia-noite e meia. Nívea saiu com você?

HELÔ HESITOU UM POUCO.

HELÔ  -  Sim, ela saiu comigo. Nós andamos até o meu carro, que estava estacionado perto, no lado da praia. Ficamos lá, paradas, um tempo, conversando.

DR. LEIVAS  -  Quanto tempo? Muito tempo?

HELÔ  -  Não sei. Quinze... vinte minutos...

DR. LEIVAS  -  No local em que Nívea caiu? Foi ali que vocês ficaram?

HELÔ PAROU DE FALAR. VÍTOR E O DR. LEIVAS OLHARAM-SE, SIGNIFICATIVAMENTE. VÍTOR PARECIA OUVIR O SOM DAS BATIDAS DESCOMPASSADAS DO PRÓPRIO CORAÇÃO.

HELÔ  -  Foi... perto... Discutimos. Ela disse que não tinha raiva de mim. Apenas tinha os seus problemas. Não, não era Vítor. Mas nem tudo estava certo. Havia muita gente egoísta, ela me disse. Pensei que Nívea estivesse se referindo a mim e revidei, dizendo que agora ela só pensava em si mesma, no seu padreco, no seu casamento. Os outros que se danassem! Então, eu entrei no carro e liguei o motor. Ela me perguntou se não ia levá-la em casa. Respondi que não. Nívea ficou aflita. Era tarde. Tinha medo de ir sozinha. Pediu-me uma carona. Mandei que fosse a pé.

DR. LEIVAS  -  Nívea ficou lá, sozinha? E você não voltou a vê-la naquela noite?

HELÔ  -  Não.

VÍTOR SENTIU UM TREMENDO ALÍVIO. ESTAVA EMOCIONADO.

DR. LEIVAS  -  Muito bem, Helô, agora você vai acordar e lembrar-se de tudo. Entendeu bem? Você vai lembrar de tudo  que contou. Atenção, Helô: acorde!

O MÉDICO BATEU PALMAS E HELÔ SAIU DO TRANSE HIPNÓTICO. OLHOU EM VOLTA, NO PRIMEIRO MOMENTO DE ESTUPEFAÇÃO. VÍTOR ESTAVA SORRINDO. ELA SE RECORDAVA DE TUDO.

HELÔ  -  Vítor! Eu me lembro!...

CORREU PARA O MARIDO. ABRAÇARAM-SE, EMOCIONADOS.

HELÔ  -  Lembro de tudo!... Não fui eu!... Está tudo claro na minha cabeça.

VÍTOR  -  Parece que deu tudo certo, doutor...

DR. LEIVAS  -  Parece que sim. Está explicada a amnésia. O 

sentimento de culpa por ter se recusado a levar Nívea em casa.

Quando soube da morte da amiga, o inconsciente tratou de apagar 

todas as lembranças daquela noite. Como uma defesa.


CORTA PARA:

CENA 2  -  NITERÓI  -  CASA DA TIA COLÓ  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

TIA COLÓ ABRIU A PORTA E DEPAROU COM RENATÃO, QUE ENTROU, AFLITO.

TIA COLÓ  -  Renatinho, meu querido!

RENATÃO  -  Como vai, minha tia? Vim o mais depressa que pude. Como está Carlinha? Onde está minha filha?

TIA COLÓ  -  Calma, Natinho. Ela, agora, está melhor. Vem. Ela tá de cama, no quarto.

O PLAYBOY SEGUIU A VELHA SENHORA PELO CORREDOR, ATÉ O QUARTO DA FILHA.

CORTA PARA:

CENA  3  -  NITERÓI  -  CASA DA TIA COLÓ  -  QUARTO DE CARLINHA  -  INT.  -  DIA.

RENATÃO ENTROU NO QUARTO E CORREU PARA ABRAÇAR A FILHA, QUE ESTAVA DEITADA NA CAMA, ASSITINDO A UM DESENHO NA TV.

CARLINHA  -  Papai!

RENATÃO  -  Filha! Que susto você me deu! (e para Tia Coló) O que aconteceu, tia?

TIA COLÓ  -  Ela teve uma infecção intestinal. Passou o dia na casa de uma amiguinha da escola e deve ter comido alguma coisa que fez mal. Teve muita febre e diarréia. Mas agora já está se recuperando,   não   é,  meu  bem?  (falou,  acariciando  a  testa  da menina) Chamamos o Doutor Josué e ele receitou antibiótico, soro caseiro e bastante líquido.

CARLINHA  -  (fez uma careta) O remédio é muito ruim, papai! Eca!

TIA COLÓ  -  Mesmo assim, tem que tomar todos os remédios como uma menina obediente, pra ficar boa mais depressa!

RENATÃO  -  Tia Coló tem razão, meu amor. Tem que se cuidar, pra sair logo dessa cama.

CARLINHA  -  Eu já tou melhor, papai. Nem tenho mais febre...

RENATÃO  -  Que bom, minha vida, que bom! (voltou-se para a tia) Tia, obrigado por me avisar. Sabe, eu me sinto meio culpado por vir aqui apenas uma vez por semana. Eu gostaria de vir mais, de ser um pai mais presente...

TIA COLÓ  -  Eu sei, Natinho, mas você faz o que pode. Também, levando a vida que você leva, cheia de perigos...

RENATÃO  -  Isso é verdade, tia. Semana passada, por exemplo, passei por uma situação bem complicada: tive que saltar de pára-quedas de um avião, pra escapar de um terrorista russo que queria acabar comigo!

TIA COLÓ  -  (horrorizada) Meu Deus! E caiu onde, Natinho?

RENATÃO  -  No piscinão de Ramos! Isso!

TIA COLÓ  -  Nossa! Graças a Deus! Imagina se tivesse caído no Lixão de Gramacho ou nas águas poluídas da Baía de Guanabara! Ah, eu rezo tanto por você, meu filho! Peço todo dia pra São Judas Tadeu e todos os meus santinhos te protegerem!

RENATÃO  -  Obrigado, Tia Coló. O que seria de mim sem as suas orações!

CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
RODOLFO AUGUSTO ERA COSTUREIRO E AMIGO DE DANUSA, POR ISSO ESTAVAM SEMPRE JUNTOS, EM MEIO A FOFOCAS E FRIVOLICES DA ALTA SOCIEDADE CARIOCA. NAQUELA TARDE, A MÃE DE RICARDINHO ESTRANHOU O AR DISTANTE E UMA RUGA DE PREOCUPAÇÃO NO CENHO DO AMIGO.

DANUSA  -  Gugu, não adianta disfarçar. Você está preocupado com seu casamento, não é verdade?

RODOLFO AUGUSTO  -  Você me conhece há muitos anos, darling.  Por mais que tentasse, não conseguiria mentir pra você. Eu... eu estou preocupado, sim.

DANUSA  - (segredou) Confesso que até agora não entendi o motivo deste casamento! Apesar de achar Maria Regina uma menina linda... posso ser sincera?

RODOLFO AUGUSTO  -  Claro, Danusa. Deve!

DANUSA  -  Mesmo achando Maria Regina uma menina linda, charmosa... pra mim, ela não passa de uma piriguete, de uma alpinista social, louca pra se tornar famosa a qualquer preço! E você, meu caro, é apenas uma escada pra ela conseguir o que quer! Pronto, falei!

RODOLFO AUGUSTO FITOU-A, SEM ESBOÇAR REAÇÃO.

DANUSA  - (continuou) Gugu, você não é bobo. Você é um homem inteligente, experiente... Não entendo como entrou nesta situação. Se me disser que está apaixonado, não vou acreditar! Afinal, você nunca foi chegado a essa fruta!

RODOLFO AUGUSTO  -  Está bem... Não vou mentir pra você. Eu queria voltar a ser notícia. Sabe, estava me sentindo um pouco esquecido pela mídia... me sentia inseguro, é isso. Foi por isso que tive a idéia de casar com Maria Regina. Seria bom pra mim e pra ela, entende? Bem... é lógico que, muito melhor, pra ela.

DANUSA  -  Mas isso é uma loucura! Ninguém vai acreditar nessa 

história absurda! Todo mundo sabe que você é gay! Acorda, bicha!

RODOLFO AUGUSTO  -  (arregalou os olhos, assustado) Danusa! Você nunca falou assim comigo!

DANUSA  -  É pra ver se você cai na real, meu amigo.

RODOLFO AUGUSTO  -  Além do mais... como todo mundo pode saber, se eu não contei pra ninguém?

DANUSA  -  (irônica) E você acha que precisa? Basta olhar pra você, Gugu!

RODOLFO AUGUSTO  -  (constrangido) Nossa! Não sabia que dava tanta pinta!...

DANUSA  -  (assentiu com a cabeça) Dá, sim, mas e daí? Que importancia tem isso, diante da carreira maravilhosa que você construiu por todos esse anos, no mundo da moda? Que importancia tem isso, diante da grife Rodolfo Augusto, que, hoje, é referencia em todo o país? Quantas mulheres, de todas as classes sociais, matariam pra ter um vestido seu? Quem se importa, darling, se você gosta de homem, de mulher ou de ET? Quer saber? Na sua profissão isso é até um charme, um tchan a mais, que nós, mulheres, adoramos!

RODOLFO AUGUSTO  -  Sendo assim, fico mais tranquilo...

DANUSA  -  Mas, voltando ao início da nossa conversa, qual o motivo da preocupação?

RODOLFO AUGUSTO  -  (roeu as unhas, pensativo) É que... ainda não escolhi o modelito que vou usar no casamento! Tenho que estar deslumbrante! Se possível, mais que a noiva!

RODOLFO AUGUSTO E DANUSA GARGALHARAM.

DANUSA  -  E então, já decidiu se a recepção vai ser mesmo aqui na minha casa?

RODOLFO AUGUSTO  -  Claro, já está decidido! Já mandamos entregar os convites com seu endereço! Sua casa é maravilhosa, com este salão imenso... é o lugar perfeito!

DANUSA  -  (entusiasmada) Pois bem, vamos fazer uma festa pra sociedade carioca passar dias e dias comentando! Enfim, vai ser inesquecível!

LEVANTARAM-SE E CAMINHARAM PELA SALA, PLANEJANDO CADA DETALHE.

CORTA PARA:

CENA  5  -  PRAIA DE IPANEMA  -  EXT.  -  DIA.

MARIO MALUCO APROVEITAVA O BELO DIA DE SOL JOGANDO VOLLEY COM AMIGOS DA PRAIA. TERMINADA A PARTIDA, DESPEDIU-SE DO GRUPO E SEGUIU CAMINHANDO PELA AREIA, QUANDO VIU O CORPO ESCULTURAL DA MORENA, BRONZEANDO-SE, DEITADA NUMA CADEIRA, SOB UM GUARDA-SOL.

MARIO MALUCO  -  Babi!

A JOVEM ERGUEU-SE.

BABI  -  Oi, Mario. Tudo bem?

MARIO MALUCO  -  (sentou-se na areia, ao seu lado) Agora melhor. Que surpresa te encontrar aqui... Faz um tempinho que a gente não se vê... Você sumiu, depois que começou a namorar o Renatão...

BABI  -  É... eu sou assim. Quanto tou namorando, até gosto de sair com os amigos, mas na companhia do meu namorado. Ao contrário da maioria das pessoas, levo meus relacionamentos muito a sério.

MARIO MALUCO  -  E... cadê ele? O Renatão?

BABI  -  (deu de ombros) Não sei.

MARIO MALUCO  -  Como assim? Não vai me dizer que...

BABI  -  É isso mesmo. Terminamos.

MARIO MALUCO  -  (mal disfarçou o contentamento) Nossa! Que bom... Quer dizer... que chato! Que pena...

BABI  -  (cortou) Não seja cínico, Mario! Eu sei que você tá adorando a novidade!

MARIO MALUCO  -  (admitiu) Tou. Tou sim. Acho o Renatão um cara bacana, mas...

BABI  -  (com firmeza) Vamos mudar de assunto? Se começar a falar do Renatão, eu vou-me embora agora!

MARIO MALUCO  -  Tá bem, foi mal, desculpe. (e, sedutor) Que tal um cineminha mais tarde?

BABI  -  Quem sabe.... talvez. Vou pensar.

CORTA PARA:

CENA  6  -  TERESÓPOLIS  -  CASA DO SÍTIO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
O DR. LEIVAS SE PREPARAVA PARA RETORNAR AO RIO. O CASEIRO DEPOSITOU A PEQUENA MALA NO PORTA-MALAS DO AUTOMÓVEL, SOB OS OLHARES DE VÍTOR, HELÔ E DO MÉDICO.

DR. LEIVAS  -  Que é que vocês pretendem fazer agora?

VÍTOR  -  Ainda não decidimos. Não receiamos mais nada. Sei que o depoimento de algúem feito sob estado de hipnose não tem nenhum valor legal, mas o que ontem ficou esclarecido é importante pra nós. Porque nós acreditamos. Agora eu sei que ela é inocente. E ela também sabe. O resto é secundário.

CORTA PARA:

CENA  7  -  PRAIA DE IPANEMA  -  CALÇADÃO  -  EXT.  -  DIA.

MEIA HORA APÓS ENCONTRAR MÁRIO MALUCO NA PRAIA, BABI RECOLHEU SEUS PERTENCES E VOLTAVA PARA CASA, CAMINHANDO, DISTRAÍDA, PELO CALÇADÃO, EM MEIO Á PEQUENA MULTIDÃO QUE CIRCULAVA PELA ORLA NAQUELE FIM DE TARDE.

O CARRO DE OLIVEIRA RAMOS SEGUIA, EM MEIO AO TRÂNSITO LENTO PELA VIEIRA SOUTO. SENTADO NO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL, O BANQUEIRO OBSERVAVA O MOVIMENTO, DISTRAÍDAMENTE. DE REPENTE, DIVISOU A BELA JOVEM PARADA JUNTO AO SINAL, AGUARDANDO A VEZ DE ATRAVESSAR A RUA.

OLIVEIRA RAMOS  -  (dirigiu-se ao motorista) Emanuel! Está vendo aquela moça, parada no sinal?

O MOTORISTA ASSENTIU, ACOMPANHANDO A INDICAÇÃO DO PATRÃO.

EMANUEL  -  Aquela bonitona, com uma bolsa vermelha na mão?

OLIVEIRA RAMOS  -  Ela mesma! Depressa, antes que o sinal abra! Vá até ela e entregue meu cartão!  Rápido!

RÀPIDAMENTE O MOTORISTA SALTOU, CORREU ATÉ A MOÇA,  ENTREGOU-LHE O CARTÃO E VOLTOU PARA O CARRO. NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS, BABI LEVANTOU OS OLHOS, SURPRESA, E VIU OLIVEIRA RAMOS ACENAR, COM UM SORRISO, DA JANELA DO AUTOMÓVEL QUE PARTIA.

OLIVEIRA RAMOS  -  Linda! Que pedaço de mau caminho !

BABI  -  (sorriu, pega de surpresa) Não acredito! Ele me chamou de "pedaço de mau caminho"?! Mas olha só que velho safado!...

CORTA PARA:

CENA  8  -  FORUM  -  SALA DO JUIZ  -  INT.  -  DIA.

O ADVOGADO DE JUREMA ESTAVA DIANTE DO JUIZ, QUE LIA ALGO NUM PAPEL.

JUIZ  -  O senhor esteve na casa dela?

DR. CELSO  -  Estive. Não está lá, e ninguém informa onde se encontra. Tudo indica que ela pretende se evadir. Talvez deixar o país. Verifiquei que o marido, Vítor Mariano, também desapareceu.

JUIZ  -  Vou mandar averiguar imediatamente.

DR. CELSO  -  No interesse da justiça, se Vossa Excelencia me permite, acho que se impunha a prisão preventiva.

JUIZ  -  O senhor sabe que tal medida não é de minha competência, mas do Desembargador relator do processo.

DR. CELSO  -  Eu sei. Encaminhei a ele uma solicitação nesse sentido. No que depender de mim, Heloísa Oliveira Ramos será detida o mais breve possível!


FIM DO CAPÍTULO 67
E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

*** Vítor e Helô retornam ao Rio, sem imaginar que Helô pode estar com a prisão preventiva decretada!

*** Marieta faz uma cena de ciúmes diante de Vítor, e Emiliano confessa ao ex-padre que sua mulher é apaixonada por ele!

*** Vítor e Helô tomam uma decisão - procurar o juiz!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 68 DE

4 comentários:

  1. Legal Helô ter lembrado de tudo. De certa forma ela teve alguma culpa, pois deixou Nívea sozinha na praia deserta tarde da noite. Renatão, sempre enganando a pobre Tia Coló, coitada, acreditou na história do para-quedas rsrsrs. E Oliveira Ramos pelo jeito está caducando,na idade dele assediando moças na rua. Mas o que me fez rir mais, foi a cena de Rodolfo Augusto e Danusa, ele querendo estar mais deslumbrante do que a noiva, no casamento! Gostei do que ela falou sobre ele ser gay, falou com sabedoria, pena ele insistir em casar, pena pra ele, pois acho que pra quem está acompanhando sua história, vai ser muito divertido esse "casal" rsrsrs. Gostei muito Toni, está bom demais! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Toni, hj foi muito esclarecedor a questão da Helô, realmente matar a Nívea seria demais prá ela não? Afinal arrependimento é cruel, e doi mesmo, e a maioria das pessoas não perdem a memória prá se proteger como ela, Como doença da mente é complicado, não adianta tentar julgá-la embora a justiça agora vai tentar incliminá-lá né? O Renatão já me decepcionou tanto que nem vou comentar, estou com mais raiva dele do que a própria Babi, cobiçada pelo velho babão Oliveira Ramos. Até mais então. bj.

    ResponderExcluir
  3. Maria, vc tá certa, o casamento de Rodolfo Augusto e Maria Regina vai dar o maior bode! Aguarde, pois a piriguete vai aprontar! Silvania,acabou a lua-de-mel com Renatão? rs pelo menos ele é fiel á sua filosofia - uma vez malandro, sempre malandro! rsrsrsrs A seis capítulos do FIM, os rumos de cada personagem começaM a se definir!

    MUITO OBRIGADO PELOS SEUS COMENTÁRIOS, CURTI MUITO!!!!!!

    BJS!!!

    ResponderExcluir
  4. O mistério de Helô está esclarecido, resta agora escapar da justiça. Oliveira Ramos e suas conquistas, que velho mais sem vergonha! kkkkkkkkk Mario Maluco dando em cima de Babi, que coisa, hein? Agora o melhor foi a Tia Coló e seu comentário. Impagável! Ótimo, Toni!

    ResponderExcluir