domingo, 8 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 69 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 69

Personagens deste capítulo:

VÍTOR
HELÔ
EMILIANO
D. MARIETA
RICARDINHO
MARIO MALUCO
BABI
OLIVEIRA RAMOS
JUIZ
 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
SAMUCA  -  As notícias não são boas, velho! Tava vindo pra cá e encontrei o Mario Maluco na praia. Ele soube pelo pai, o delegado Fontoura, que Helô tá a um passo de ir pro xadrez!

RENATÃO  -  Ele disse isso, é?

SAMUCA  -  Disse que o velho dele comentou em casa que Helô pode ser presa de um momento para outro. Eu vim aqui duas vezes pra lhe dizer isso, mas não o encontrei.

RENATÃO  -  Essa semana quase toda estive em Niterói, Samuca. Minha filha esteve doente. Mas já ficou boa. Quanto a esse advogado, Celso Barroso, é um picareta. Tá querendo tirar Jurema da cadeia, tá certo. Mas para isso tá mexendo com meio mundo.

SAMUCA  -  Só espero que não volte a mexer naquela história das fotos!

TOCARAM A CAMPAINHA E KONSTANTÓPULUS FOI ATENDER. OLIVEIRA RAMOS ENTROU.

OLIVEIRA RAMOS  -  Como vai, Renatão? Você está só?

RENATÃO  -  Só, não. Estou com o nosso amigo Samuca.

OLIVEIRA NÃO ESTAVA MUITO EFUSIVO COM SAMUCA.

RENATÃO  -  Estou estranhando a sua visita. É uma honra que só tive uma vez em toda a minha vida.

OLIVEIRA RAMOS  -  Preciso muito falar com você.

SAMUCA  -  Bem... sinto que estou sendo demais. Com licença. Vou dar um rolé pela praia.

SAMUCA RETIROU-SE.

RENATÃO  -  Mas o que é que há?... Qual o problema?

OLIVEIRA RAMOS  -  (falou ansiosamente) Antes de mais nada, Renatão, você vai jurar, pela nossa amizade, que guardará segredo sobre o que eu vou lhe dizer.

RENATÃO  -  (riu) Ora, Oliveira, juro pelo que você quiser. Não confia em mim?

OLIVEIRA RAMOS  -  Claro. E decidi falar com você justamente porque confio em nossa amizade. Me dê sua mão. Isso vai valer por um juramento. Certo?

OLIVEIRA EXPÔS O PROBLEMA. POUCOS DEPOIS...

OLIVEIRA RAMOS  -  Posso contar com você?

RENATÃO  -  Mas porque tanto receio de essa história vir a público?

OLIVEIRA RAMOS  -  Por causa de Helô. Ela com certeza vai se voltar contra mim. Não vai me perdoar.

RENATÃO  -  É, vai ser difícil ela entender. Ela, principalmente,

OLIVEIRA RAMOS  -  E quanto a você?

RENATÃO  -  Já disse. Não tem problema. Pode contar comigo pro que for preciso. Eu já tava desconfiado...

RENATÃO DEU UM LEVE SORRISO. PERCEBEU QUE O MORDOMO TINHA ESCUTADO A CONVERSA, ATRÁS DA CORTINA. QUANDO OLIVEIRA SAIU, FOI PÉ ANTE PÉ E PEGOU-O EM FLAGRANTE. KONSTANTÓPULUS LEVOU UM SUSTO.

RENATÃO  -  Você sempre escutando o que não deve!

KONSTANTÓPULUS  -  Eu não escutei nada!

RENATÃO  -  Escutou sim!

KONSTANTÓPULUS  -  Eu estou é espantado... nunca pensei! O Dr. Oliveira Ramos!

CORTA PARA:

CENA  2  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
DOIS DIAS DEPOIS, RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA SE CASARAM NO CIVIL COM GRANDE POMPA, DE ACORDO COM OS GOSTOS DA NOIVA E DE DANUSA. A RECEPÇÃO FOI EM CASA DE DANUSA, PRESENTES TODOS OS AMIGOS E CONHECIDOS, INCLUSIVE VÍTOR E HELÔ, OLIVEIRA RAMOS, RENATÃO, SAMUCA E ATÉ O DIRETOR DA “FOLHA DO RIO”, GOUVEIA NETO.

RENATÃO  -  (dirigiu-se a Danusa, enquanto apanhava uma bebida das mãos do garçom) Estou sentindo falta do Ricardinho... ele não está presente na festa?

DANUSA  -  Meu querido, Ricardinho quase não vem aqui... está quase morando no apartamento daquela atriz presidiária, a tal Jurema de Alencar! Acho que ele nem sabe do casamento do Gugu...

RODOLFO AUGUSTO  -  Falavam de mim?

DANUSA E RENATÃO VOLTARAM-SE AO MESMO TEMPO.

RENATÃO  -  Parabéns, Gugu, pela bela noiva.... e pela recepção impecável!

RODOLFO AUGUSTO  -  Meu caro Renatão, pode me parabenizar pela noiva, mas pela festa, os méritos são de Danusa. Foi ela que organizou tudo.

RODOLFO AUGUSTO PEDIU LICENÇA E PUXOU DANUSA A UM CANTO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Darling, não sei se reparou, mas tem alguém aqui que não tira os olhos de você, e me pediu para serem apresentandos.

DANUSA  -  (olhou em volta, curiosa) Quem?

RODOLFO AUGUSTO  -  (pegou-a pelo braço) Venha comigo. Você vai gostar. Ele é viúvo e muito interessante.

DANUSA  -  Mas, Gugu...

RODOLFO AUGUSTO  -  (cortou) Não discuta! (e levou-a até Gouveia Neto, que os observava, com um copo de uísque na mão) Gouveia, esta é Danusa, minha amiga e dona da casa.

GOUVEIA NETO  -  Muito prazer, Danusa.

RODOLFO AUGUSTO  -  Danusa, este é Gouveia Neto, diretor da “Folha do Rio”.

GOUVEIA NETO E DANUSA FITARAM-SE NOS OLHOS, COM INDISFARÇÁVEL INTERESSE.

DANUSA  -  Muito prazer...

RODOLFO AUGUSTO  -  Bem, meus queridos, vou deixá-los conversando, pois tenho que dar atenção aos meus convidados. Danusa, trate bem do Gouveia!

RODOLFO AFASTOU-SE, ENQUANTO GOUVEIA E DANUSA ENGATAVAM ANIMADA CONVERSA.

EM OUTRO CANTO DA SALA, HELÔ E VITOR CONVERSAVAM.

HELÔ  -  A noiva é linda. O vestido está maravilhoso. Rodolfo Augusto arrasou. Realmente, é um grande artista. (T) Você não acha eles um casal meio esquisito?

VÍTOR  -  Não. Acho normal. Como diz aquela frase do Blaise Pascal: “O amor tem razões que a própria razão desconhece.”

HELÔ  -  (irônica) Amor? Sei...

MARIA REGINA CAMINHAVA ENTRE OS CONVIDADOS, SORRINDO,  DESLUMBRANTE. APANHOU DUAS TAÇAS DE CHAMPANHA E FOI AO ENCONTRO DO NOIVO.

MARIA REGINA  -  (segredou) Gugu, a festa tá um arraso! Tá cheia de paparazzos, colunistas, fotógrafos e socialites! Tou amando tudo!  Vamos brindar ao nosso sucesso!

RODOLFO AUGUSTO  -  (apanhou a taça) Aproveita, menina. Não era isso que você queria? Pois então, prepare-se: amanhã estaremos em todas as capas de revistas e jornais!

RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA ERGUERAM AS TAÇAS, ENLAÇARAM OS BRAÇOS E BRINDARAM.

RENATÃO  -  (observando o casal, dirigiu-se a Samuca) Esse Rodolfo Augusto é uma figuraça!... Sabe que, mesmo sendo irmão daquela jararaca da Madame X, eu simpatizo muito com ele? Só não entendo o que vai fazer com esse mulherão, numa cama! Trocar receitas? Desenhar a coleção primavera/verão?

SAMUCA  -  (riu, divertido) Ou desenhar fantasias de carnaval! Velho, eu daria um braço pra assistir a primeira noite do casal! Bizarro!

MARIA REGINA CIRCULAVA PELO SALÃO, QUANDO PERCEBEU O BELO RAPAZ, PARADO PRÓXIMO A UMA COLUNA OLHANDO-A, FIXAMENTE. RECONHECEU-O DE IMEDIATO DAS REVISTAS DE MODA. APROXIMOU-SE.

MARIA REGINA  -  Oi. Você não é o Fernando Trevisan, fotógrafo da “Mulher de Hoje”?

FERNANDO  -  (sorriu e estendeu-lhe a mão) Sou eu mesmo. Prazer. Rodolfo Augusto me convidou para a recepção. Você não percebeu, mas já fiz algumas fotos suas.

MARIA REGINA  -  (insinuante) Confesso que percebi. Espero que tenha escolhido o meu melhor ângulo.

FERNANDO  -  Fique tranquila. Você é maravilhosa de qualquer ângulo. Estava aqui hipnotizado com sua beleza.

MARIA REGINA  -  (envaidecida) Nossa! Além de fotógrafo, já vi que é um garanhão irresistível...

FERNANDO  -  Que é isso... Nem devo. Afinal, você agora é uma mulher casada. Mas, de qualquer maneira, obrigado pelo “Irresistível”.

MARIA REGINA  -  É mesmo. Tou casada. Nossa... acho que vou demorar a me acostumar com isso...

FERNANDO  -  Mudando de assunto, aproveito a oportunidade para convidá-la pra posar pra umas fotos sobre um editorial de moda que estou fazendo. Topa?

OS OLHOS DE MARIA REGINA BRILHARAM.

MARIA REGINA  -  Mas é claro que eu topo! Escuta... por que não vamos pra um lugar mais calmo, pra você me explicar direitinho esse editorial?

O CASAL SE AFASTOU, DISCRETAMENTE, ENQUANTO, A ALGUNS METROS, DANUSA OS OBSERVAVA COM ENORME CURIOSIDADE.

DANUSA  -  Esses dois... hum... não sei não. Melhor ficar de olho!

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  CORREDOR  -  INT.  -  NOITE.

MARIA REGINA E FERNANDO GANHARAM O CORREDOR E PARARAM NA PORTA DO BANHEIRO SOCIAL. SÚBITO, O FOTÓGRAFO A EMPURROU PARA DENTRO, ENTROU E FECHOU A PORTA. DANUSA SEGUIU-OS E VIU TUDO. MORDEU OS LÁBIOS, INDIGNADA.

DANUSA  -  Piriguete! Biscate!

EM SEGUIDA, VOLTOU PARA O SALÃO.

CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALÃO  -  INT.  -  NOITE.

RODOLFO AUGUSTO CONVERSAVA COM RENATÃO, QUANDO DANUSA CHEGOU E SEGUROU-O PELO BRAÇO, COM FIRMEZA.

DANUSA  -  Gugu, venha comigo, agora!

RODOLFO AUGUSTO  -  (surpreso) O que aconteceu, darling? Que cara é essa?

DANUSA  -  Você vai saber. Vem!

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  CORREDOR  -  INT.  -  NOITE.

DANUSA ARRASTOU O COSTUREIRO PARA O CORREDOR E PAROU NA PORTA DO BANHEIRO.

DANUSA  -  (entregou-lhe uma chave) Abra!

RODOLFO AUGUSTO  -  Mas... é o toilette! Se está fechado, é porque tem alguém!

DANUSA  -  (impaciente) Não discuta. Abra!

RODOLFO AUGUSTO OBEDECEU. ABRIU A PORTA E DEPAROU COM MARIA REGINA E O FOTÓGRAFO AGARRADOS, BEIJANDO-SE ERÒTICAMENTE.

RODOLFO AUGUSTO  -  (gritou, surpreso) Jesus, me chicoteia!

MARIA REGINA E O RAPAZ VOLTARAM-SE, AO MESMO TEMPO, ATERRORIZADOS.

MARIA REGINA  -  Gugu!

DANUSA  -  Desavergonhados!

MARIA REGINA  -  Não é nada disso...

RODOLFO AUGUSTO  -  (respirou fundo e falou, tentando controlar-se) Eu devia estar surpreso, mas não estou! Por quê será, sua biscatezinha barata? E poupe-me dessa frase patética: “não é nada disso que você está pensando!” (dirigiu-se ao fotógrafo) Quanto a você, rapaz, saia daqui. Meu assunto é com ela!

CONSTRANGIDO, O RAPAZ RETIROU-SE, ESGUEIRANDO-SE PELAS PAREDES.

MARIA REGINA  -  Escuta, Gugu: não se esqueça do que nós combinamos: nosso casamento é de fachada. Somos apenas bons amigos!

RODOLFO AUGUSTO  -  Não, minha cara. Amigos se respeitam, e o que você fez aqui foi uma profunda duma sacanagem comigo! Vamos fazer o seguinte: não quero escândalo na minha festa nem na casa da minha amiga Danusa, portanto, vamos sair daqui discretamente, como se nada tivesse acontecido.

MARIA REGINA  -  (respirou aliviada) Ai, Gugu, eu sabia que você ia entender!...

DANUSA  -  (indignada) Gugu!

RODOLFO AUGUSTO  -  (fez um sinal) Esperem. Ainda não terminei. Como estava dizendo, não vou descer do salto! Odeio barracos. Portanto, vamos fazer o seguinte: aproveitando a presença do juiz, vou pedir agora mesmo a anulação dessa palhaçada! E, quanto a você, menina, vai sair desta casa, alegando dor de dente, dor de barriga ou o que achar mais de acordo com sua vulgaridade, e sumir pra sempre da minha vida, entendeu?

MARIA REGINA  -  (angustiada) Mas você não pode fazer...

RODOLFO AUGUSTO  - (cortou) Ou você faz o que estou mandando, ou sua carreira vai pro espaço! Sua reputação vai escorrer ladeira abaixo, junto com todos os seus sonhos de fama e riqueza! Entendeu?

DANUSA  -  (com firmeza) Isso mesmo, Gugu! Entendeu, piriguete?

MARIA REGINA  -  (baixou a cabeça, vencida) Entendi. Vou só trocar de roupa e...

DANUSA  -  (com desprezo) Na-na-ni-na-não! Na minha casa você não fica nem mais um minuto, sua desclassificada! Vai sair como está! Agora!

CORTA PARA:

CENA  6  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

VÍTOR E HELÔ ERAM SÓ CARINHOS UM COM O OUTRO. ERA VISÍVEL A FELICIDADE DO CASAL, ATÉ A ENTRADA DE RICARDINHO, DE REPENTE, NO APARTAMENTO DA MÃE. TRAJANDO CALÇA JEANS E JAQUETA DE COURO, DESTOAVA DOS CONVIDADOS. PAROU, NO MEIO DA SALA, OLHOU EM VOLTA, SURPRESO. AO VER O CASAL, APROXIMOU-SE.

RICARDINHO  -  (dirigiu-se a Helô) Ué, o que você tá fazendo com esse cara? Você não me disse que não queria olhar mais pra cara dele?

HELÔ EMPALIDECEU.

HELÔ  -  Ricardinho, por favor, vá embora. Olha o escândalo!

RICARDINHO  -  Ir embora? Você esquece que aqui é a casa da minha mãe?

VÍTOR  -  (adiantou-se) Olha aqui, rapaz...

RICARDINHO  -  (gritou) Olha aqui vocês! (e para Helô, com ironia) Lá no seu apartamento, naquela noite, depois que todo mundo foi embora e a gente ficou sozinho...

VÍTOR NÃO SE CONTEVE MAIS; AVANÇOU FORA DE SI PARA RICARDINHO E DEU-LHE UM TREMENDO MURRO, FAZENDO-O CAIR SOBRE A MESA DE DOCES, ESPARRAMANDO TUDO. DANUSA CORREU, TENTANDO EVITAR A REAÇÃO DO FILHO.

DANUSA  -  Parem com isso! Vocês tão loucos?!...

RICARDINHO, ESPUMANDO, EMPURROU A MÃE PARA O LADO.

RICARDINHO  -  Me deixa! Agora ele vai ver. Agora ele só sai daqui de ambulância ou de rabecão, porque eu vou acabar com ele!

RICARDINHO APANHOU UMA FACA SOBRE A MESA.

HOUVE UMA PAUSA DE SUSPENSE, RICARDINHO ESTUDAVA O MOMENTO DE DAR O BOTE. VÍTOR CONTINUAVA ATENTO. SÚBITO, RICARDINHO DEU UM BERRO E SE LANÇOU SOBRE VÍTOR, QUE CONSEGUIU LIVRAR O CORPO. RICARDINHO TROPEÇOU E CAIU. A FACA LHE ESCAPOU DAS MÃOS. IA ALCANÇÁ-LA DE NOVO, MAS RENATÃO COLOCOU O PÉ SOBRE A FACA.

RENATÃO   -  Lute como homem.

RICARDINHO LEVANTOU-SE, FURIOSO E ARREMETEU CONTRA VÍTOR. CONSEGUIU ACERTAR-LHE UM MURRO, MAS VÍTOR REVIDOU E ATIROU-O NOVAMENTE AO CHÃO. ELE FOI CAIR AOS PÉS DE DANUSA, QUE SE ABRAÇOU COM O FILHO. OLIVEIRA RAMOS SEGUROU VITOR E HELÔ PELO BRAÇO.

OLIVEIRA RAMOS  -  (arrastou-os para fora) Vamos embora daqui!
         
RICARDINHO CONTINUOU CAÍDO, DANUSA ABRAÇADA COM ELE. SÚBITO, ELE SE LEVANTOU, SAIU PORTA AFORA.

RODOLFO AUGUSTO  -  (que assistia a tudo, consternado) Droga! De que adiantou  tanto  sacrifício  pra  fazer o casamento mais  chique do ano?  Não tem  jeito,  o   espírito de  barraqueiras, lavadeiras e piriguetes paira  sobre esta festa! Mais um pouco e saímos na página policial dos jornais!

CORTA PARA:

CENA 7  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  FRENTE  -  EXT.  -  NOITE.

RICARDINHO, AINDA OFEGANTE, SAIU DO PRÉDIO, SUBIU NA MOTO E PARTIU EM DISPARADA. A POUCOS METROS À FRENTE, PASSOU AO LADO DE UMA JOVEM MULHER VESTIDA DE NOIVA, QUE PARECIA CAMINHAR SEM RUMO PELAS RUAS DE IPANEMA. ERA MARIA REGINA.

FIM DO CAPÍTULO 69



e no próximo capítulo...
 

*** Oliveira Ramos e Renatão ficam muito preocupados ao saber pelo  jornal que Mãozinha e Bola 2 foram presos!

*** Oliveira Ramos, decidido a livrar-se da ex-mulher Elisa, arma um plano para tirá-la de sua casa definitivamente! 


EMOÇÕES FINAIS! ÚLTIMOS CAPÍTULOS


NÃO PERCA O CAPÍTULO 70 DE

4 comentários:

  1. Toni, que triste fim para essa festa rsrsrs. Fiquei com pena de Rodolfo Augusto, coitado! E Maria Regina, que burrice fez! Fiquei curiosa com a conversa de Oliveira Ramos e Renatão, o que conversaram? Boa coisa sei que não é! Vou aguardar para saber. Muito bom, pena que está terminando! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Toni não imaginava tanta confusão num casamento, surreal!!!!!. Casamento com propósito estranhos, consequências diversas, podemos dizer assim, valeu a lição para a Maria Regina e para o Rodolfo, ambos sairão perdendo dependendo do ponto de vista de cada um, que vexame. O Ricardinho só aparece prá aprontar será assim até o fim? Alguém tem q aparecer prá dar-lhe mais do que uns catiripapos como fez o Vítor. Renatão machucou meu coração (rimou sem querer kkkk), com associação espúria com Oliveira é so esperar coisa ruim pra ser revelada. A Helô está ameaçada,mas acho que não chegará a ir para prisão, afinal ela não matou mesmo a Nívea, vou torcer por ela....Bjs até o próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  3. Maria e Silvania, quem não curte um barraco em novela? kkkk Um casamento como esse só podia acabar assim. Além do mais, com a história chegando ao fim, ia ficar meio estranho o Rodolfo Augusto terminar casado com a Maria Regina, né... mas aguardem que tem mais surpresas para os dois! AGUARDEM!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Quanto barraco!!!! E o casamento de Gugu bateu recorde de pouca duração, apenas algumas horas. kkkkkkkkk Legal, Toni.

    ResponderExcluir