quarta-feira, 11 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 70 - AUTOR: TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes



Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 70

Personagens deste capítulo:

OLIVEIRA RAMOS
MISS JULY
ELISA
DETETIVE JONAS
RENATÃO
SAMUCA
DELEGADO FONTOURA
RICARDINHO
MARIO MALUCO
VERINHA
MÃOZINHA DE VELUDO
KONSTANTÓPULUS
DANUSA
RODOLFO AUGUSTO
 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  QUARTO DE OLIVEIRA  -  INT.  -  NOITE.
OLIVEIRA RAMOS  -  É você, meu bem? (recostou-se na cama, falando ao telefone) Estou chegando agora... e morrendo de saudade. Fui ao casamento de um conhecido nosso, Rodolfo Augusto. Você não perdeu nada... não, não é isso, eu não quero aparecer com você em público antes de resolver outros problemas. Sim, tenho que resolver tudo, antes de anunciar o nosso noivado.

CORTA PARA:

CENA 2  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA DE JANTAR  -  INT.  -  DIA.

NO DIA SEGUINTE, OLIVEIRA RAMOS SENTOU-SE À MESA, PARA O CAFÉ DA MANHÃ. PEGOU O JORNAL. ELISA, QUE LÁ ESTAVA SENTADA, ENCAROU-O, COM ÓDIO.

ELISA  -  Velho sem-vergonha! Babão!

OLIVEIRA LEVANTOU OS OLHOS, SURPRESO, OLHOU PARA A EX-MULHER E PARA MISS JULY.

OLIVEIRA RAMOS  -  O que significa isso? (dirigiu-se á governanta) O que deu nessa mulher?

ELISA  -  Você pode enganar a todos, Carlos Eduardo, mas a mim, não! Se pensa que vai me fazer de idiota, como faz com todos desta casa, engana-se!

OLIVEIRA RAMOS  -  (indignado) Ficou louca? Não, louca você já é... ( e para Miss July) Miss July, ela surtou?

MISS JULY  -  Dona Elisa...

ELISA  -  (cortou) Ele sabe muito bem do que estou falando! Mas eu não vou permitir, está me ouvindo? Não vou permitir! Vou fazer de sua vida um inferno! Você vai ver!

ELISA LEVANTOU-SE E SAIU, ACINTOSAMENTE.

OLIVEIRA RAMOS  -  Você viu isso, Miss July? Ela me ameaçou! Não é possível viver com uma pessoa assim!

MISS JULY OLHOU-O, SIGNIFICATIVAMENTE. SABIA O QUE OLIVEIRA ESTAVA MAQUINANDO.

OS OLHOS DO BANQUEIRO CAÍRAM SOBRE A MANCHETE: “MÃOZINHA E BOLA 2 PRESOS EM BATIDA POLICIAL”.

OLIVEIRA RAMOS  -  (visivelmente preocupado) Renatão precisa saber disso.

CORTA PARA:

CENA 3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

ERA UM BELO DIA DE SOL. RENATÃO PREPARAVA-SE PARA IR À PRAIA, QUANDO A CAMPAINHA TOCOU. KONSTANTÓPULUS ABRIU E O DETETIVE JONAS ENTROU.

RENATÃO  -  (ao vê-lo) Qual é o galho, desta vez?

 O DETETIVE MOSTROU-LHE UM RETRATO DE MÃOZINHA.

DETETIVE JONAS  -  O senhor conhece este homem?

RENATÃO  -  (olhou a foto) Não... não o conheço...

DETETIVE JONAS  -  Pois ele parece conhecer bem o senhor. Tanto que não vai achar engraçado quando souber do depoimento que ele acaba de prestar, envolvendo a sua pessoa.

RENATÃO DEIXOU ESCAPAR UM SUSPIRO PROFUNDO.

RENATÃO  -  Detetive Jonas, eu não tenho relações com marginais.  Sou  um  homem  que  frequenta  a  mais alta sociedade.  Tenho  amigos  que são ministros,  grandes  industriais. O senhor está me confundindo.

DETETIVE JONAS  -  Não sou eu, é ele. Mãozinha de Veludo diz que recebeu do senhor um dinheiro para fazer um certo servicinho...

RENATÃO  -  Eu não sei do que o senhor está falando...

DETETIVE JONAS  -  Bem, vim aqui a mando do Delegado Fontoura. Ele quer falar com o senhor e o convida a ir  à delegacia.

CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  ESCRITÓRIO  -  INT.  – DIA.

A VISITA DO DETETIVE JONAS FEZ COM QUE RENATÃO MUDASSE SEUS PLANOS. EM VEZ DA PRAIA, FOI Á CASA DE OLIVEIRA RAMOS. CONVERSAVAM, NO ESCRITÓRIO.

OLIVEIRA RAMOS  -  Mas o meu nome não surgiu nessa história!...

RENATÃO  -  Não, Oliveira, pode ficar tranquilo. Como eu previa, quem entrou pelo cano fui eu. E por sua causa.

OLIVEIRA RAMOS  -  (fez um ar de espanto) Por minha causa?!

RENATÃO  -  Sim. Afinal, foi você quem teve a idéia.

OLIVEIRA RAMOS  -  Eu, não. Eu só falei... que era preciso dar um jeito de fazer o Vítor parar com as reportagens... Você disse que deixasse tudo por sua conta: foi você quem bolou tudo. Eu nem sabia... se soubesse, tinha sido contra.

RENATÃO  -  (com o sobrolho franzido) Agora que o troço deu bode!

OLIVEIRA RAMOS  -  Bem, como é que você vai sair dessa?

RENATÃO  -  Só tem um jeito: dizer que foi tudo uma brincadeira!

CORTA PARA:

CENA  5  -  DELEGACIA  -  SALA DO DELEGADO FONTOURA -  INT.  -  DIA.
DELEGADO FONTOURA  -  (surpreso) Brincadeira?!

RENATÃO  -  É... a gente queria passar um trote no padre.

DELEGADO FONTOURA  -  A gente quem, seu Renato?

O PLAYBOY COÇOU A NUCA, NO GESTO DE QUEM REFLETE. E REFLETINDO ESTAVA, COM EFEITO  --  REFLETINDO FURIOSAMENTE. SABIA QUE O DELEGADO NÃO ESTAVA ACREDITANDO NEM UM POUCO NAQUELA HISTÓRIA MAL CONTADA. SABIA, IGUALMENTE, QUE ERA ESQUISITO, PARA NÃO DIZER MAIS, EMPREGAR UM MALANDRO COMO O MÃOZINHA PARA TAL BRINCADEIRA.

RENATÃO  -  Eu e mais uns amigos. Não adianta perguntar porque eu não vou dedurar ninguém.

DELEGADO FONTOURA  -  Quer dizer que o senhor e seus amigos resolveram meter o padre na cadeia, arranjar para ele um processo, tudo de farra!

RENATÃO  -  Bem... eu não imaginava que a coisa fosse tão longe. De fato, foi uma brincadeira besta, sem dúvida. O Mãozinha foi eficiente demais!...

DELEGADO FONTOURA  -  O senhor sabe que o Padre Vítor pode agora processá-lo e exigir uma indenização por danos morais?

RENATÃO RIU. FOI UM RISO DE LÁBIOS FECHADOS, QUE NÃO LHE ILUMINOU OS OLHOS.

RENATÃO  -  Ele não fará isso. Tem espírito esportivo.

DELEGADO FONTOURA  -  Espírito esportivo eu não teria, se fosse ele. Com a honra de um homem não se brinca, seu Renatão. Nem mesmo em Ipanema! Pode ir embora.

RENATAO  -  (levantou-se) Obrigado. Um abraço na Verinha e no Mariozinho.

DELEGADO FONTOURA  -  (a contragosto) Obrigado.

RENATÃO IA SAINDO, QUANDO ENTROU O MÃOZINHA, CONDUZIDO PELO GUARDA.

MÃOZINHA  -  Como é? Ele vai embora e eu fico? Se é assim, eu posso falá mais ainda. Chama o Escrivão que eu falo. Posso dá o nome de uns filhos de papai...

DELEGADO FONTOURA  -  Envolvidos também na rede?

MÃOZINHA  -  (sorriu) Claro. E um deles se chama Mariozinho Fontoura, mais conhecido como Mario Maluco.

O DELEGADO ENCAROU-O, ABOBALHADO. PARECIA QUE HAVIA RECEBIDO UM SÔCO NA CARA.

CORTA PARA:

CENA 6  -  APARTAMENTO DO DELEGADO FONTOURA  -  QUARTO DE VERINHA  -  INT.  -  DIA.

FONTOURA ENTROU EM CASA E FOI DIRETO AO QUARTO DA FILHA.

FONTOURA  -  Onde está seu irmão?

VERINHA LEVANTOU OS OLHOS DA REVISTA QUE ESTAVA LENDO.

VERINHA  -  Mariozinho?

FONTOURA  -  Sim, onde ele está?

VERINHA  -  E eu é que sei?... Nós somos irmãos, mas não somo xifópagos.

ADELAIDE -  (entrando no quarto da filha) Mas o que aconteceu? Por que você está tão aflito?...

FONTOURA  -  Prendemos dois marginais... dois traficantes da pior espécie, que vão possibilitar descobrir toda uma rede. E sabe quem um deles denunciou? Nosso filho!

ADELAIDE  -  Deve ser mentira!

FONTOURA  -  Não é mentira. Eu sei que é verdade. Há muito tempo que eu desconfio. Bastava olhar pra ele.  Aqueles olhos... tenho lidado muito com essa gente, conheço longe... Também o tal amigo dele, o Ricardinho. É verdade, sim...

ADELAIDE  -  E o que é que você vai fazer agora?

FONTOURA  -  Vou tocar o inquérito. Não é meu filho. No cumprimento do dever, eu não tenho filhos.

CORTA PARA:

CENA 7  -  APARTAMENTO DE RODOLFO AUGUSTO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

PREOCUPADA COM O AMIGO, DANUSA FOI VISITAR O COSTUREIRO. DEPRIMIDO, RODOLFO AUGUSTO MOSTROU-LHE A PÁGINA DE COLUNA SOCIAL DO JORNAL.

RODOLFO AUGUSTO  -   Olha isso, Danusa: “Barraco no Casamento de Rodolfo Augusto”. Estou arruinado!

DANUSA  -  (pegou o jornal e leu) Ah, meu querido, mas é só uma notinha, na coluna do Zózimo! E ele nem fala do flagrante da piriguete com o fotógrafo no banheiro!

RODOLFO AUGUSTO  -  Mas vão acabar sabendo! Não duvide do faro desses paparazzos... são terríveis, atrás de um escândalo! Ai, como fui burro, me envolvendo e chegando a ponto de casar com aquela biscate...

DANUSA  -  Ainda bem que o juiz concordou em anular o casamento. Só você não enxergava, Gugu. Estava na cara que ela ia aprontar, cedo ou tarde. Melhor assim. Você terminou essa história ainda no começo!

RODOLFO AUGUSTO  -  (choroso) Faço tudo errado, não é?

DANUSA  -  (acariciou-lhe os cabelos) Que é isso... logo vai passar, você vai ver...

RODOLFO AUGUSTO OLHOU-A COM CURIOSIDADE.

RODOLFO AUGUSTO  -  Ei! O que aconteceu? Você está diferente... com um brilho no olhar... (lembrou-se) Pára tudo! Não vá me dizer que você e Gouveia Neto...

DANUSA  -  (não se conteve) Ele me convidou pra jantar!

RODOLFO AUGUSTO  -  Não acredito! Jura?

DANUSA  -  Juro! Juro! Ai, Gugu, estou nas nuvens!

RODOLFO AUGUSTO  -  Ai, amiga, só esta notícia pra melhorar o meu humor! Amei! Vocês formam um lindo casal! Tudo a ver!

CORTA PARA:

CENA  8  -  APARTAMENTO DE JUREMA  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

MARIO MALUCO E RICARDINHO JOGAVAM VIDEOGAME, DIANTE DA TV, QUANDO VERINHA CHEGOU.

VERINHA  - Mariozinho, preciso falar com você.

MARIO MALUCO  -  Logo agora que tou ganhando, Vera, qual é...

VERINHA  -  A coisa é  séria, Mario.

DIANTE DO AR DE SERIEDADE DA JOVEM, OS DOIS PARARAM DE JOGAR.

VERINHA  -  Mãozinha de Veludo entregou você!

MARIO MALUCO  -  (empalideceu) Tá de brincadeira!...

VERINHA  -  Nosso pai está à sua procura. Vim aqui só pra te avisar... pelo jeito dele, tá até disposto a te prender!

RICARDINHO  -  (ponderou, sério) Caramba! O mais chato disso tudo, é que uma coisa pode puxar a outra... O jeito, agora, Mariozinho, é você se mandar de casa!

CORTA PARA:

CENA  9  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  QUARTO  -  INT.  -  NOITE.

OLIVEIRA RAMOS FALAVA ALEGREMENTE AO TELEFONE.

OLIVEIRA RAMOS  -  Ótimo, Renatão, você é um gênio. Quer dizer que o caso vai ser engavetado... Quer dizer: nós nos safamos. Claro, você trabalhou bem. Parabéns. Olha, eu tou com um pouco de pressa porque tenho um encontro.... É, ela mesma... está me esperando em casa. E desta vez eu acho que estou amando... Chau.

DESLIGOU. FOI ATÉ O ESPELHO E AJEITOU O CABELO. COLOCOU PERFUME NO LENÇO E ATRÁS DAS ORELHAS. DEPOIS, FOI ATÉ O CRIADO-MUDO, ABRIU UM PEQUENO COFRE DE METAL, COLOCOU DENTRO ALGUMAS JÓIAS E SAIU.

CORTA PARA:

CENA  10  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  QUARTO DE ELISA  -  INT.  -  NOITE.

OLIVEIRA ENTROU NO QUARTO COM O COFRE NAS MÃOS. ELISA ENCAROU-O, DESAFIADORA.

ELISA  -  O que você quer? Saia do meu quarto!

OLIVEIRA APROXIMOU-SE, COM UM SORRISO NOS LÁBIOS.

OLIVEIRA RAMOS  -  Calma, Elisa. Vim em missão de paz. E para provar que quero viver bem com você, trouxe-lhe um presente. (estendeu-lhe o pequeno cofre) Pegue. São suas.

ELISA PEGOU, DESCONFIADA.

ELISA  -  O que é isso?

OLIVEIRA RAMOS  -  Abra. Veja.

ELISA ABRIU O COFRE E ARREGALOU OS OLHOS, AO VER AS JÓIAS.

ELISA  -  São... minhas?

OLIVEIRA RAMOS  -  Claro.

ELISA  -  (embevecida) Eu... não sei o que dizer.... são lindas!...

OLIVEIRA RAMOS  -  Não diga nada, querida. O importante é que gostou do presente. Boa noite.

ELISA  -  Boa noite, Oliveira.

OLIVEIRA SAIU. ELISA PÔS UM COLAR DE BRILHANTES NO PESCOÇO E FICOU ADMIRANDO-SE, DIANTE DO ESPELHO.

CORTA PARA:

CENA  10  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.
DUAS HORAS DEPOIS, OLIVEIRA RAMOS VOLTOU PARA CASA E ENCONTROU ELISA ESCUTANDO, COMO SEMPRE, UM CD DE ROBERTO CARLOS.

OLIVEIRA RAMOS  -  Miss July, eu vou jantar fora... com um industrial americano. E veja se essa doida não toca fogo na casa.

A GOVERNANTA NÃO ENGOLIU A MENTIRA. OLHOU PARA OS RETRATOS DAS QUATRO ESPOSAS E SORRIU, MALICIOSA.

MISS JULY  -  (disse baixinho) Já vi que vamos ter mais um retrato... de um industrial americano. (olhou para Elisa, embevecida com a música) Que família!... 

CORTA PARA:

CENA  11  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  QUARTO DE ELISA  -  INT.  -  NOITE.

JÁ PASSAVA DA MEIA-NOITE, QUANDO O BANQUEIRO ENTROU NO QUARTO DE ELISA, PÉ ANTE PÉ. NA PENUMBRA, FOI ONDE ELA GUARDAVA O COFRE E O APANHOU. EM SEGUIDA, ACORDOU ELISA PROPOSITADAMENTE. ELA VIU OLIVEIRA COM O COFRE E COMEÇOU A GRITAR.

ELISA  -  São minhas! Essas jóias são minhas! Não! Ladrão!

OLIVEIRA SAIU COM O COFRE, ENQUANTO A MULHER GRITAVA, DESESPERADA.

ELISA  -  Vou chamar a polícia! Roubaram minhas jóias! Socorro! Socorro, alguém me ajude!

MISS JULY ENTROU NO QUARTO, ASSUSTADA.

MISS JULY  -  Dona Elisa! Que gritaria é essa! O que aconteceu?

ELISA PEGOU O TELEFONE E COMEÇOU A DISCAR.

ELISA  -  A polícia! Vou chamar a polícia!

MISS JULY TENTOU IMPEDIR QUE ELISA TELEFONASSE, MAS RECEBEU UMA DENTADA NA MÃO. NESSE MOMENTO, OLIVEIRA APARECEU, FINGINDO AR DE SONO.

OLIVEIRA RAMOS  -  Que gritaria é essa? Assim não consigo dormir...

MISS JULY  -  Doutor... é Dona Elisa! Cismou que foi roubada e quer chamar a polícia!... Não sei o que fazer! Tentei impedir e me mordeu a mão!

INCONTINENTI, OLIVEIRA PEGOU O TELEFONE E LIGOU PARA O DR. LEIVAS.

OLIVEIRA RAMOS  -  Desculpe, doutor, mas minha mulher, Elisa, teve uma crise, mordeu Miss July e diz que lhe roubaram as jóias, que são tampinhas de cerveja, como o senhor sabe. Pode ser que isso não dê em nada, mas é um perigo, como eu posso ter uma pessoa assim em casa? Gostaria de reinterná-la imediatamente.

FIM DO CAPÍTULO 70


E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

*** Jurema é absolvida e a notícia corre, provocando as mais diversas reações em Ipanema!

*** Oliveira ramos aconselha Vítor e Helô a fugirem do país, temendo que ela seja presa!

EMOÇÕES FINAIS! ÚLTIMOS CAPÍTULOS!
NÃO PERCA O CAPÍTULO 71 DE



4 comentários:

  1. Toni, Oliveira Ramos é bem como Elisa falou: uma raposa matreira, e que sempre se sai bem! Mas acho que vai complicar a situação de Helô se ela concordar em sair do país! Gostei muito do procedimento de Delegado Fontoura, não poupando o filho, acho que é um dos poucos personagens íntegros na história, espero que continue assim. Gostei muito! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Toni, Todas as confusões que o Renatão se meteu ele conseguiu sair ileso. Escorrega mais que quiabo que lábia!!!!! Nesse fato onde fez parceria com o Oliveira Ramos, vi que ambos tem muita coisa em comum do que parecia a princípio. O Renatão é sedutor, galanteador, bom-vivant, mas é pobre. O Oliveira é rico e por isso seduz e galanteia....Ambos são inescrúpulosos, e inventaram a falcatrua. Bem nesse caso eles livraram o seu umbigo, mas a Helô continua complicada, será q o papai não vai tentar mais nada, afinal seu pensamento está numa mocinha, e o pior prejudicando mais uma vez a Elisa com suas mazelas. Eu sei que o dia dele vai chegar estou esperando ansiosamnte. E o Mário vai comparecer diante do papai delegado e contar a verdade? e qual será essa verdade. Estou mais curiosa do que nunca, então aguardo o próximo capítulo. Bj

    ResponderExcluir
  3. Oliveira Ramos dando mais um golpe. Até onde irá? Mas acho que o castigo dele virá a cavalo. O delegado está certo, tem mais é que prender o Mario e o Ricardinho. Só na paquera, Toni. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos, a 4 capítulos do final, quero dizer que, exceto no caso de alguns personagens, estou sendo fiel à sinopse do Dias Gomes. O motivo de pequenas mudanças foi para não parecer óbvio demais ou datado. O mais bacana de tudo isso é que consegui prender a atenção de voces em todos os capítulos, pois temia cair no desinteresse. Pelos comentários, fico contente de saber que isso não aconteceu.
    Vou sentir saudades dos seus pitacos e desse bate papo, mas prometo que, assim que puder, voltarei!
    Obrigadão!!!

    ResponderExcluir