domingo, 22 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - CAPÍTULO 75 - TONI FIGUEIRA

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes


Fonte: http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 75

último capítulo 

Personagens deste capítulo:
ADELAIDE
DANUSA
GOUVEIA NETO
VITOR
RICARDINHO
MARIO MALUCO
HELO
FONTOURA
NIVEA
MARCOS
VERINHA
OLIVEIRA RAMOS
RENATÃO
SUSI
SAMUCA
JOANINHA
RODOLFO AUGUSTO
LEOPOLDO
JUREMA
CENA  01  -  APARTAMENTO DO DELEGADO FONTOURA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

Nívea (Renata Sorrah)

ADELAIDE ORAVA SILENCIOSAMENTE, DIANTE DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA.
ADELAIDE  -  Minha Nossa Senhora, tem piedade! Fazei com que nada de mal aconteça ao meu filho Mariozinho... me ajude! Estou com um pressentimento terrível!...
EM SEGUIDA, PEGOU O TELEFONE E DISCOU, NERVOSAMENTE.
CORTA PARA:
CENA  02  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

Renatão (Jardel Filho)

DO OUTRO LADO, DANUSA, SEGURANDO UMA MÁSCARA DE BELEZA SOBRE O ROSTO, ATRAVESSOU A SALA E ATENDEU.
DANUSA  -  Alô?
ADELAIDE  -  (off) Boa noite. Eu... eu gostaria de saber notícias do Ricardinho!...
DANUSA  -  Aqui é a mãe dele...
ADELAIDE  -  (off) A senhora me desculpe... mas é que eu estou muito nervosa... Meu filho Mariozinho estava no apartamento da namorada de Ricardinho e... devem ter saído juntos... Eu queria saber se ele tinha ido praí.
DANUSA  -  Não, pra cá eles não vieram. De nada...
DANUSA PÔS O FONE NO GANCHO. VOLTOU-SE E FOI ATÉ GOUVEIA, SENTADO NUMA POLTRONA, TOMANDO UM UÍSQUE.
DANUSA  -  Avalie você... A mulher do Delegado Fontoura procurando o filho dela. Essas mulheres criam mal os filhos, depois ficam feito doidas atrás deles...

GOUVEIA NETO  -  (sedutor) Vem cá.... senta aqui perto de mim...

DANUSA  -  Ai Gouveia... você não devia ter vindo assim, de surpresa... Não queria que me visse com o rosto inchado depois da plástica... eu estou horrivel!

GOUVEIA NETO  -  Bobagem, Danusinha, não ligo pra isso. E já falei que você não precisava fazer plástica. Você estava ótima, é linda de qualquer jeito...

DANUSA  -  (envaidecida) Verdade? Você  acha mesmo?

GOUVEIA  NETO  - Juro! Mas se isso te deixa feliz, eu não me importo.

DANUSA  -  Você é um amor, sabia?
CORTA PARA:

CENA  03  -  RUA  -  EXT.  -  NOITE.

Vítor e Helô

VÍTOR INCLINOU A CABEÇA, QUASE TOCANDO OS LÁBIOS DE RICARDINHO.
VÍTOR  -  Você ia falar de Nívea. A respeito dela, há algum pecado que lhe pese na consciência?
RICARDINHO ERGUEU A MÃO COM DIFICULDADE. FEZ ENORME ESFORÇO PARA FALAR. AO REDOR, TODOS AGUARDAVAM COM ANSIEDADE SUAS PALAVRAS.
RICARDINHO  -  Tenho, sim... Tenho um peso muito grande... (olhou para Mario) Irmão... ela tá chegando... tou sentindo o gosto dela na boca... Tá começando pelos pés... Bacana...
MARIO ENXUGOU OS OLHOS NA MANGA DE CAMISA.
MARIO MALUCO  -  Mano...
VÍTOR  -  Mas e Nívea? Fale...
RICARDINHO  -  Nívea... eu queria dizer... que não fui eu... Mas eu tive um pouco de culpa, sim...
MARIO MALUCO  -  (tornou a falar, a voz angustiada) Mano...
RICARDINHO  -  Eu ia fazer uma maldade com ela e com você. Saiu da minha cabeça... tudo...
VÍTOR  -  Mas foi você que a matou?!
RICARDINHO  -  Não... não fui eu... e não vou dizer... quem foi... (olhou para Mario) Bróder... ela tá subindo... já tá na garganta... 120... 130... 140...
ALGUÉM BATEU NA RODA DA MOTO, QUE GIROU UM POUCO E PAROU. MARIOZINHO NÃO SUPORTOU MAIS A CRISE DE NERVOS REPRESADA, ATIROU-SE SOBRE O CORPO DE RICARDINHO, SOLUÇANDO.

MARIO MALUCO  -  Mano!... Mano!... Fui eu!... Fui eu... que matei Nívea!... Você sabia, mano... você sabia...
VÍTOR LEVANTOU-SE. FONTOURA ESTAVA CHOCADO.
HELÔ  -  (gritou) Tirem ele daí!
MARCOS TIROU MARIO DE CIMA DO CORPO. FONTOURA SEGUROU O FILHO PELOS OMBROS.
FONTOURA  -  Foi você?!
MARIO MALUCO  -  Fui... fui eu...
SENTOU-SE NA CALÇADA, PROCURANDO CONTROLAR A CRISE NERVOSA.
MARIO MALUCO  -  A gente tinha combinado dar um susto nela e no padre. Íamos levar os dois pro Recreio... fazer miséria... Mas o padre foi pra São Paulo... não deu pé...
POUCO A POUCO, MARIOZINHO FOI RECONSTITUINDO OS ACONTECIMENTOS DAQUELA NOITE.
MARIO MALUCO  -  Era meia-noite e meia, uma hora... quando a gente se separou. Ricardinho queria ir fumar um baseado no Recreio,  eu  não topei. Voltei pra casa. Despedimo-nos. Eu resolvi passar ainda pelo Castelinho e vi Nívea parada na calçada da praia. Foi nesse instante, segundo me disseram, que Helô a havia deixado. Parei junto dela. Me deu, então, uma vontade de fazer sozinho aquilo que eu e Ricardinho íamos fazer juntos. Nívea veio ao meu encontro...
CORTA PARA:
CENA  04  -  FLASHBACK  -  CALÇADÃO DE IPANEMA  -  EXT.  -  NOITE.

Mario Maluco (Osmar Prado)

NÍVEA  -  (aproximou-se, aliviada) Que bom encontrar você, Mario. Eu ia pra casa e não queria ir sozinha.  Pode me dar uma carona?

MARIO MALUCO  -  (prosseguiu) “Mandei que ela subisse no banco de trás da moto. Só que é muito cedo pra gente ir pra casa, disse eu. Vamos dar um passeio primeiro... E arranquei”.
“Mais adiante, ela começou a gritar e me fez parar.”
NÍVEA  -  (saltando da moto) Seu sujo! Que é que você está querendo?!
MARIO MALUCO  -  Dar uma voltinha com você... lá pelo Recreio...  Que é que tem? O padreco tá em São Paulo...
NÍVEA  -  (recuou) Não venha! Seu porco! Sempre tive nojo de você! Vá tomar um banho antes de querer tocar em mim!
“Senti a ofensa”.
MARIO MALUCO  -  Pois agora eu vou lhe mostrar!...
“Nívea recuou, mas eu a segurei, tentando beijá-la”.
NÍVEA  -  Se você passar a mão em mim, eu grito!
“Ela resistiu, empurrou-me e gritou.”
NÍVEA  -  Socorro!
“Correu de costas, eu sempre a perseguindo. Para um lado, para o outro. Isso durou quinze ou vinte minutos, não sei... Eu fiquei fora de mim, quando ela me chamou de porco... E também, eu queria vingar meu amigo...”
Nívea continuou correndo. Mas eu juro que não reparei quando ela se aproximou do paredão.”
“Então ela ficou ali, encurralada. Olhou para baixo. A praia, as pedras. Avancei sobre ela, que se apavorou, desequilibrando-se.”
“Ainda gritei: Nívea! Cuidado!...”
“Mas foi em vão... Ela deu um grito horrível quando bateu lá embaixo, nas pedras.”
“Mesmo assim, pulei o paredão e saltei na praia. Aproximei-me do corpo estendido e tomei-lhe o pulso. Quando vi que estava morta... fiquei apavorado... e fugi.”
CENA  05  -  RUA  -  EXT.  -  NOITE.  

Jurema (Arlete Salles)

MARIO MALUCO  -  Muito tempo depois... quando Jurema foi condenada, eu disse a Ricardinho... e ele guardou segredo. Ele era meu amigo...
JUREMA BAIXOU A CABEÇA, APENAS CHOCADA. FONTOURA OLHOU PARA O FILHO, CONTENDO SUA ANGÚSTIA.
FONTOURA  -  Você... meu filho... quando eu havia de pensar...
PROCURANDO SOBREPOR A TUDO SUA CONDIÇÃO DE DELEGADO, ENCAROU O DETETIVE.
FONTOURA  -  Detetive Jonas... ele está preso!

JONAS ALGEMOU MARIO, QUE LEVANTOU-SE, SEM OPOR RESISTENCIA. ESTAVA PÁLIDO COMO UMA ESTÁTUA DE CERA, E DEIXOU-SE LEVAR PARA A VIATURA, SOB O OLHAR DE CURIOSIDADE DOS PRESENTES. 
CORTA PARA:
CENA  06  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.      

Reportagem sobre a novela
NO APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS, A RECEPÇÃO ATINGIA O SEU CLÍMAX. MARCOS ESTAVA FALANDO AO TELEFONE NOVAMENTE.
MARCOS  -  Dona Danusa... a senhora desculpe, mas alguém tinha de lhe telefonar... Ricardinho sofreu um acidente... é muito grave... a senhora precisa vir... de qualquer jeito.
NO MEIO DA SALA, SAMUCA DANÇAVA COM JOANINHA E RENATÃO COM SUSI. TODOS RIAM MUITO. MARCOS DISCOU NOVAMENTE.

MARCOS  -  Alô? Eu quero falar com o senhor Leopoldo Reis.
CORTA PARA:
CENA  07  -  RUA  -  EXT.  -  NOITE. 

Tia Coló (Henriqueta Brieba)

DANUSA CHEGOU NUM INSTANTE, ACOMPANHADA POR GOUVEIA NETO. ELA AINDA ESTAVA COM A MÁSCARA. DE REPENTE, VIU O CORPO, COM UMA VELA ACESA AO LADO E COBERTO POR UM LENÇOL.
DANUSA  -  Ele?!... Não é possível!... (levantou o lençol) Meu filho!... Como foi isso?... Como pôde acontecer?...
A CENA ERA DE UM GROTESCO COMOVENTE. DANUSA, COM A MÁSCARA NO ROSTO, DEBRUÇADA, AFAGANDO O FILHO MORTO.
DANUSA  -  Eu não acredito... não acredito. E eu não posso chorar! O médico me proibiu de chorar! Eu acabei de fazer plástica...
CORTA PARA:
CENA 08  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

Rodolfo Augusto (Ary Fontoura)

MARCOS ACABOU DE CONTAR O OCORRIDO A OLIVEIRA, RENATÃO, SAMUCA, BABI, SUSI, JOANINHA, NELSON MOTA, RODOLFO AUGUSTO E LAURO LEMOS.
HELÔ E VÍTOR ENTRARAM.
OLIVEIRA RAMOS  -  Já levaram o corpo?
VÍTOR  -  Não, ainda está la...
RENATÃO  -  Marcos nos contou. Eu vou até lá dar uma olhada.

SUSI  -  Eu também vou.
OLIVEIRA APROXIMOU-SE DA FILHA E DO GENRO.
OLIVEIRA RAMOS  -  Francamente, eu nunca pensei... Você me desculpe, minha filha, mas eu sempre julguei que tivesse sido você...
HELÔ  -  Eu sei que você sempre desconfiou de mim.
OLIVEIRA RAMOS  -  E fiz o diabo pra lhe defender. Uma vez... até mandei roubar o carro de Renatão pra atropelar aquele repórter...
VÍTOR  -  (espantado) Ah, então foi o senhor?...
OLIVEIRA RAMOS  -  Era só pra assustar...
VÍTOR  -  Assim como foi o senhor que mandou plantar aquela droga debaixo do meu colchão e...
OLIVEIRA RAMOS  -  (cortou) Vamos esquecer tudo isso. Felizmente, agora está tudo esclarecido e podemos por uma pedra em cima de muitos erros!
CORTA PARA:
CENA  09  -  RUA  -  EXT.  -  NOITE.

Renatão, Susi, Vítor, Araken, Oliveira Ramos e Helô

O CORPO DE RICARDINHO CONTINUAVA NO LOCAL, COBERTO POR UM LENÇOL, CERCADO DE CURIOSOS. ENTRE ESTES, DANUSA E GOUVEIA, RENATÃO E SUSI, NELSON MOTA COM A GAROTA E RODOLFO AUGUSTO, QUE TEVE O OMBRO TOCADO LEVEMENTE POR UM JOVEM DESCONHECIDO.
RAPAZ  -  Perdão... o senhor é o Rodolfo Augusto?
RODOLFO AUGUSTO VOLTOU-SE, SURPRESO, E DEPAROU COM UM BELO RAPAZ, EM TORNO DE 30 ANOS.
RODOLFO AUGUSTO  -  Pois não... sou eu mesmo. Nós nos conhecemos?
RAPAZ  -  (embaraçado) Na verdade, não. Quer dizer, eu o conheço das revistas, dos desfiles, colunas sociais... mas você não me conhece...
RODOLFO AUGUSTO  -  (impaciente) Sim, sim, mas o que o senhor deseja? Um autógrafo? Esse não é o momento, meu caro. Não está vendo que minha amiga acaba de perder o único filho?
RAPAZ  -  Mais uma vez, mil perdões pela abordagem. É que... se eu não fizesse isso agora, poderia nunca mais ter outra oportunidade. Meu nome é Clodoaldo... sou um estilista em início de carreira à procura de uma oportunidade... e seu maior fã. Mas foi uma idéia infeliz. Eu sinto muito... com licença...
O RAPAZ AFASTOU-SE, POR ENTRE A PEQUENA MULTIDÃO DE CURIOSOS.
RODOLFO AUGUSTO  -  (chamou) Espere!
O RAPAZ VOLTOU-SE, ESPERANÇOSO. RODOLFO AUGUSTO RETIROU UM CARTÃO DO BOLSO E ENTREGOU A ELE, COM OS OLHOS BRILHANDO. 

RODOLFO AUGUSTO  -  Me procure. Numa outra hora, quem sabe eu possa conhecer o seu trabalho.

RAPAZ  -  (esperançoso, pegou o cartão) Muito obrigado, seu Rodolfo! Com certeza, vou lhe procurar. Mais uma vez, mil perdões.
O JOVEM SORRIU SATISFEITO E DESAPARECEU EM MEIO À MULTIDÃO, SOB O INDISFARÇÁVEL OLHAR DE CURIOSIDADE DO ESTILISTA.
LEOPOLDO ACABARA DE CHEGAR, E VINHA ABRINDO PASSAGEM COM O CORPO. SOFREU O CHOQUE. ERGUEU O ROSTO E SEU OLHAR ENCONTROU O DE JUREMA. ELA ESTENDEU A MÃO PARA ELE.
LEOPOLDO  -  Jurema!...

JUREMA  -  Não diga nada, meu querido... não diga nada.
CORTA PARA:
CENA  10  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  DIA.


JÁ ERA DIA NA CASA DE OLIVEIRA RAMOS. OS MÓVEIS DESARRUMADOS, COPOS CHEIOS OU PELA METADE SOBRE AS CADEIRAS, OU ESQUECIDOS NOS VÃOS DAS PORTAS E JANELAS SUBLINHAVAM A MELANCOLIA DE UM FIM DE FESTA. LAURO LEMOS, DEITADO NO SOFÁ, DORMIA. SAMUCA, NO CHÃO, TAMBÉM APAGARA. VERA E MARCOS, ABRAÇADOS NUM CANTO, ESTAVAM TRISTES E SONOLENTOS. RENATÃO SERVIU-SE DA ÚLTIMA DOSE DE UÍSQUE. VÍTOR APROXIMOU-SE DE HELÔ. ABRAÇOU-A POR TRÁS.
VÍTOR  -  Sabe que horas são? Quase sete.
HELÔ  -  Estava vendo o sol nascer.
VÍTOR  -  Já nasceu há muito tempo. Que é que você está esperando, ainda?
HELÔ  -  (disse, sem muita convicção) Não sei.
VÍTOR  -  A festa chegou ao fim.

HELÔ  -  Vítor... Eu sei que não é o momento... mas tenho uma notícia pra te dar.
VÍTOR  -  Só espero que seja boa... Essa noite parecia não ter mais fim...
HELÔ  -  (fitou-o, com os olhos brilhando de emoção) Eu sei que ainda é cedo... não quero me precipitar... mas eu sinto... Sinto umas mudanças no meu corpo... Ontem eu fiz um teste... e deu positivo... Eu ia esperar mais um pouco pra ter certeza... Ia fazer um novo teste... Mas eu sinto... que é de verdade...
VÍTOR  -  (ansioso) Meu amor, fale de uma vez. Tá me deixando nervoso. É... o que eu tô pensando?...
HELÔ  -  (sorriu, entre lágrimas de felicidade) É.. eu tou grávida. Tou esperando um filho seu. Você vai ser pai, Vítor!
VÍTOR  -  (abraçou-a, tomado de surpresa e emoção) Meu amor! Você está me fazendo o homem mais feliz do mundo. Sei que não é o momento pra comemorar, mas tá muito difícil me controlar. Quero ficar sozinho com você. Vamos pra casa?
HELÔ  -  Vamos.
VÍTOR  -  Eu te amo, Helô.
HELÔ  -  (sorriu, acariciando a barriga) Nós também te amamos, Vítor Mariano. Muito.
VÍTOR SORRIU. PASSOU O BRAÇO EM VOLTA DO OMBRO DE HELÔ E
AMBOS SE ENCAMINHARAM PARA A PORTA.
JOANINHA TENTOU DESPERTAR SAMUCA.
JOANINHA  -  Vamos? O dia já nasceu.
O RAPAZ DESPERTOU, ESFREGOU O ROSTO DE RESSACA. ABRIU OS OLHOS.
SAMUCA  -  Nasceu, é? Então, parabéns...
JOANINHA  -  Parabéns o quê, Samuca? Vamos embora.
SAMUCA  -  Sabe que eu acabei de ter uma idéia genial pra enriquecer?
MARCOS E VERINHA AINDA CONTINUAVAM CHOCADOS COM OS ACONTECIMENTOS, MAS FAZIAM O POSSÍVEL PARA ESQUECER.
MARCOS  -  Você já pensou na bronca que seu pai vai dar quando a gente chegar em casa?
A MOÇA BAIXOU OS OLHOS. AGORA, ESTAVA SÉRIA, PENSATIVA.
VERINHA  -  Não, ele hoje não vai dar bronca nenhuma. Eu vou dizer que se você quiser mesmo casar comigo, eu caso. Depois de tudo o que aconteceu esta noite, dá mesmo vontade da gente fazer uma besteira.
SUSI, MAIS ADIANTE, APROXIMOU-SE DE RENATÃO.
SUSI  -  Você me leva em casa?
RENATÃO  -  Posso lhe deixar na porta do prédio.
SUSI  -  Claro. Não estou lhe pedindo pra fazer nada mais que isso.
RODOLFO AUGUSTO TAMBÉM ESTAVA INCONSOLÁVEL.
RODOLFO AUGUSTO  -  Coitada da Danusa, tenho muita pena dela. Nessas horas, me dá um alívio não ter tido filhos. Pra não acontecer o que aconteceu com Ricardinho...
FORAM TODOS SAINDO LENTAMENTE.
CORTA PARA:
CENA  11  -  PRÉDIO DO APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  FRENTE  -  EXT.  -  DIA.


O PEQUENO GRUPO CRUZOU A PORTARIA DO PRÉDIO E GANHOU A RUA. SAMUCA E RENATÃO, BÊBADOS. NA FRENTE DO EDIFÍCIO, PASSAVA UM CAMINHÃO LAVA-RUAS COM AS TORNEIRAS ABERTAS. SOBRE ELE, UM HOMEM COM UNIFORME DE GARI SEGURANDO UMA MANGUEIRA.
RENATÃO  -  (gritou, fazendo ruído com a boca) Essa moleza vai acabar!
O HOMEM VIROU A MANGUEIRA PARA O GRUPO E DEU TREMENDO BANHO EM TODOS.
SOBRE A IMAGEM CONGELADA DO GRUPO ENCHARCADO, A PALAVRA...
FIM

FICHA TÉCNICA

Autoria: Dias Gomes Direção: Walter Campos
Período de Exibição: 20/07/1970 - 23/03/1971
Horário: 22h
Nº de capítulos: 212
Foi produzida em preto-e-branco. 


ELENCO

Francisco Cuoco - Vítor
Dina Sfat - Heloísa (Helô)
Mário Lago - Oliveira Ramos
Jardel Filho - Renatão
Paulo José - Samuca
Renata Sorrah - Nívea
Carlos Vereza - Ricardinho
Maria Cláudia - Susi
Ary Fontoura - Rodolfo Augusto
Heloísa Helena - Danuza
Arlete Salles - Jurema
Djenane Machado - Verinha
Herval Rossano - Otto
Ivan Cândido - Araken
Henriqueta Brieba - Tia Coló
João Paulo Adour - Marcos
Lajar Muzuris - Konstantopulus
Lídia Mattos - Miss July
Maria Luiza Castelli - Eliza
Osmar Prado - Mariozinho
Paulo Gonçalves - Leopoldo
Sandra Bréa - Babi
Estelita Bell - Consuelo
Theo De Faria - Bicho
Suzana Moraes - Joana
Urbano Lóes - Delegado Fontoura
Sérgio de Oliveira - Advogado Celso Barroso
Ruth de Souza - Isabel
Paulo Padilha - Emiliano
Maria Pompeu - Marisa
Antero de Oliveira - Maõzinha
Fernando José - Gouveia
Juan Daniel - Dom José
Léa Garcia - Vespertina
Adalberto Silva - Zé Gregório
Vanda Lacerda - Marieta
Vera Brahim - Maria Regina
Alex André - Dom Eliseu
Agnes Fontoura - Adelaide
Carlinhos Oliveira - Lauro
TRILHA SONORA

01.Mon Ami - José Roberto (tema de Vítor Mariano) (Abertura)
02.Assim na Terra Como no Céu - Tim Maia
03.Quem Viu Helô? - Claudette Soares (tema de Helô)
04.Tema de Suzi - Umas & Outras
05.Tomara - Maria Creuza (tema de Joana)06.Amiga - Claudette Soares e Ivan Lins (tema de Vitor e Heló)
07.Sei Lá - A Tribo (Tema de Maria Lúcia)
08.Quarentão Simpático - Umas & Outras (tema de Renatão)
09.Tema de Zorra - Orquestra CBD
10.Tema Verde - Denise Emmer (tema de Nivea)
11.Que Sonhos São Meus? - Milton Santana (tema de Jurema)
12.Tema Noturno - Umas & Outras (tema de Samuca)
13.Assim na Terra Como no Céu - Roberto Menescal(instrumental) (tema do Padre Vitor)
LP EXTRA

Fontes: Depoimentos concedidos ao Memória Globo

REVISTA DA ÉPOCA



CURIOSIDADES

- Assim na Terra Como no Céu mostrava a moda e os costumes da juventude “dourada” de Ipanema. Outros temas abordados na trama foram os delitos e infrações cometidos pelo grupo de cafajestes, a questão do celibato dos padres e o problema do consumo de drogas, tratado pela primeira vez numa telenovela.
- A novela inovou ao apresentar no começo da trama o assassinato da personagem principal. A novidade não agradou aos telespectadores, e Nívea voltou a aparecer em flashback. A identidade do assassino só foi revelada no final da novela. O crime foi cometido por Mariozinho, interpretado por Osmar Prado.



- Grande parte do elenco da trama anterior de Dias Gomes, Verão Vermelho, foi aproveitada na novela.
- O autor Dias Gomes recebeu um abaixo-assinado das alunas do Colégio Pedro II dizendo que o fantasma de Nívea iria acompanhá-lo para o resto de sua vida.

- Dias Gomes escrevia os últimos capítulos de Assim na Terra Como no Céu, quando recebeu uma intimação do Comando do Primeiro Distrito Naval, determinando o seu comparecimento no inquérito policial militar para apurar atividades subversivas. Na época, o autor tentou adiamento do processo, no entanto, o capitão-tenente encarregado do caso recusou o pedido. No dia do depoimento, marcado no antigo Ministério da Marinha, o oficial disse que aceitaria o pedido, mas só se Dias Gomes lhe contasse quem era o assassino da personagem Nívea. Na ocasião, o autor brincou com a inusitada situação: “Isso eu não confesso nem sob tortura”.

-Assim na Terra Como no Céu foi o primeiro trabalho do ator Francisco Cuoco na Rede Globo, vindo dos sucessos de Redenção e Sangue do meu Sangue, ambas na extinta TV Excelsior.


O diretor de televisão Régis Cardoso narra em seu livro No Princípio Era o Som que o autor apresentou a história à emissora, mas sem um título. Depois de muito tempo pensando, os altos diretores da estação resolveram rezar uma oração do Pai Nosso, para ver se achavam uma luz. Ao ouvir o verso "Assim na terra como no céu", Borjalo disse que o título seria esse.
O sucesso dos personagens de Jardel Filho e Paulo José foi tão grande que o público se ligou mais neles que no drama do personagem principal.
Ricardinho, Nivea, Helô e Verinha

A atriz Renata Sorrah estreava também nas novelas e fez tanto sucesso que o público queria que sua personagem Nívea ressuscitasse na história.
A versão do tema de abertura apresentada na televisão não consta da trilha sonora lançada comercialmente, mas de outro disco com temas de novelas.
NOTA

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos que acompanharam minha adaptação da maravilhosa história de Dias Gomes, especialmente a

JOSÉ EUGÊNIO,
MARIA DO SUL,
SILVÂNIA
& TALITA, 

pelos comentários e palavras de apoio e incentivo.

Até a próxima!

Toni Figueira

8 comentários:

  1. Toni, linda história, linda adaptação! Li com enorme prazer cada capítulo, e amei essa trama, leve, divertida e ao mesmo tempo emocionante. Vibrei com a vitória do amor de Helô e Vítor, indignei-me com as maldades de Ricardinho e Mário Maluco (que tiveram o merecido fim), ri com a falta de sorte de Samuca, a convivência de Renatão e tia Coló rsrsrs, Rodolfo Augusto, entre outros personagens humanos e cheios de contradições. Foi uma belo trabalho seu, que pena que terminou, mas espero futuramente uma nova adaptação sua aqui, certo? Obrigada por gastar parte de seu tempo, e também seu talento para escrever e compartilhar sua obra conosco! Ah, e obrigada por essas pesquisas, fotos que enriqueceram o seu trabalho. Amei! Até a próxima, bjs.

    ResponderExcluir
  2. E o assassino era Mário Maluco! Pobre delegado, tanto lutou para descobrir quem matou Nívea e foi o filho! Gostei muito dessa adaptação, muito boa Toni, parabéns! Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Toni, gostei muito do último capítulo. Mario Maluco como assassino foi surpresa. Pensei que tinha sido o Ricardinho. Gostei do final de Vitor e Helô, bem bonitinho. Samuca não mudou nada. kkkkkkk E Renatão, depois de tanta mulher, ficou sozinho. Leopoldo e Jurema junto foi muito legal. Agora, para encerrar, não tenho palavras para te agradecer, amigo. Obrigado por ter dado de seu tempo para o blog. Felicidades em suas novas empreitadas. Mas volte logo, pois vamos sentir muito a sua falta. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maria, mais uma vez, muito obrigado por ter me acompanhado a cada capítulo com seus comentários tão generosos e sinceros. Eles foram a recompensa ao meu trabalho, pode crer, assim como os de Silvania, JE e Talita. Que bom que curtiu!

    JE, agradeço a vc tb por poder, através do blog, brincar de escritor de novelas. Desde o inicio, quando conheci o "Biscoito, café e Novelas", ao ver a união e a amizade do grupo, quis fazer parte dessa tribo. Curti muito escrever cada capítulo e me divertir com os pitacos e comentários. Sei que vou sentir saudades e que, volta e meia, vou estar pensando numa nova história, mas preciso realmente de "um tempinho". Mas vou estar sempre aqui conferindo as novidades! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Toni, li atrasado o final, e fiquei surpresa. Porquê? Eu torci para quew o assassino da Nívea não fosse o Mário e sim o Ricardinho, eu disse que apostava nele, ainda bem que esta aposta não valeu grana pois iria perder né? Amei a trama, conheci um pouco na época esta novela, mas não acompanhei, e acho que tive a mesma doença das mulheradas da novela que se apaixonaram pelo Renatão , e afinal nos seu flash-back, você mostrou que foi um personagem que fez muito sucesso mesmo, creio que ser interpretado pelo Jardel fez a diferença. Lógico como todo fim de novela algumas coisas gostamos e outras não. O final feliz da Helo e Vítor foi legal, mas eu queria ver o Oliveira recebendo algum castigo, ele merecia. Toni este é o meu papel de fã desta novela e especialmente sua, pela forma como conduziu tudo. Já estou com saudades, boa sorte e Deus continue abençoando sempre!!!!!!!Bjs Se possível volte logo, com alguma novidade tá?

    ResponderExcluir
  6. Final impressionante, bem feito para delegado, como a pessoa comentou acima, li o final com muiiito atraso. Mas adorei a novela-adptação, pois não vi a original. A dona Consuelo é figuraça. Você me dar ânimo para continuar meu passatempo que é inventar história. Tem uma no blog: http://novelafic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, li a novela inteira e amei! Poxa, vcs poderiam fazer o mesmo com outras novelas antigas, pra gente ler aqui. Adorei as fotos, as reportagens com os atores na época que foi feita a novela. Parabéns!!! Fiquei fã do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, clique nos itens Pai Herói e Irmãos Coragem abaixo do item Marcadores e achará outras novelas romanceadas para ler. Abraço e obrigado.

      Excluir