terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FIC - BORBOLETAS NO CORAÇÃO - CAPÍTULO 5 - AUTORA: SÔNIA FINARDI

V

Então foram chamados à sala de jantar.  E Claude fez questão de puxar a cadeira de Rosa e sentar-se ao seu lado. A mesa estava decorada com os pratos que Dadi havia preparado e o aroma espalhado pelo ar deixava o apetite ainda mais aflorado.
 -  Dadi, hoje você se superou!  - Diz Joana, apontando para a mesa. - Essa mesa está muito apetitosa! Rosa, você vai provar a melhor comida que existe!  Pode parecer exótica ou estranha pra você, acostumada ao paladar do sudeste...
-A culinária é uma das mais ricas formas de expressão cultural. Através dela podemos atingir melhor compreensão da história e de como vive uma determinada comunidade – completa François.
- Eu adoro experimentar novos sabores! – Rosa diz, descontraída – Acredita que eu ainda lembro de alguns lanches franceses que a Dadi fazia pra Janete levar na escola?
- Os lanches de Dadi sempre fizeram sucesso! – Comenta Janete. - Mas se você não gostar de alguma coisa, por favor, não coma forçado, não é mesmo, mamãe? Estamos em casa, não faça cerimônias...
- Com certeza, Rosa non engole nada forçado, non é mesmo, Rosa? – Solta Claude num tom irônico, provocando um súbito silencio de todos e o esforço de Rosa para não estragar o jantar com uma resposta à altura...
François lança um olhar de desaprovação para Claude e tenta contornar a situação, mudando o rumo da conversa.
- Então, Rosa, como eu falei antes, eu gosto de variar, de mudar minhas atividades. E agora me interessei por esse caminho do ecoturismo.  É uma atividade muito profissional lá fora e, por enquanto, a maioria dos visitantes ecoturistas verdadeiros ainda vem de fora do Brasil.
Rodrigo continua, dando sua opinião.
- É uma atividade relativamente nova ainda. Mas temos diversas pousadas praticando esta modalidade de turismo sustentável e fazendas adaptando seus quartos para receber os turistas, mas sem nenhum planejamento.  François teve uma ótima ideia!
- Por isso que um arquiteto especializado era necessário, Rodrigo. – No caso, temos uma arquiteta!
Dessa vez, Rosa não se contém e, virando-se de frente para Claude, responde no mesmo tom irônico:
- Caso ainda esteja na dúvida da minha capacidade intelectual e profissional, examine o meu currículo. Peça informações adicionais à minha faculdade, ao CREA, aos departamentos nos quais fiz estágio! Vai ver que meu TCC e minha pós foram baseadas na capacidade de existir equilíbrio entre natureza e ocupação do meio ambiente, ou seja,  uma relação sustentável e perfeitamente possível!
- No entanto, é seu primeiro projeto e sua primeira experiência profissional!  Nunca viveu o dia a dia de uma empreitada como esta...
- Seu pai confia em meus serviços e em meus projetos! Por que é tão difícil pra você confiar em mim? Por que sou mulher? Qual o seu problema com as mulheres?
- Não se trata de confiança.  Mas de experiência! E eu non tenho problema algum com mulheres! Non com a maioria delas!
Praticamente absorvidos pela disputa de quem ficaria com a última palavra comportam-se como se não houvesse mais ninguém à mesa e acabam enfrentando um ao outro.
- Ah, sim! Experiência! Você com certeza já nasceu com ela, nunca precisou começar de algum lugar, claro! Sendo filho do dono...
- O que você está querendo insinuar? Que eu usei da influência de meu pai pra ter prestígio? Pelo menos, nunca precisei falsificar meu nome para conseguir um contrato...
- Eu também não! Se você tivesse sido mais atento, veria em outras plantas o meu nome correto! Oh! Desculpe! Não lhe passou pela cabeça, não é?
François intervém, mais uma vez, com um sorriso enigmático:
- Vocês parecem duas crianças!   Parem com isso, hã? Vamos jantar antes que a comida esfrie!
Desconcertada e envergonhada por ter perdido o controle, Rosa diz rapidamente:
- Desculpem-me! Acho que o cansaço da viagem me fez perder o controle...
- É...  o que deve esfriar son  os seus ânimos,  gatinha! – Sussurra Claude, numa nova provocação.
Rosa conta até dez para não revidar. Não daria a ele o gostinho de vê-la descontrolada de novo. Não à mesa do jantar.
Joanna apresenta os pratos para Rosa:
- Bem, meus amores, eu estou com fome! Rosa, olha só, a Dadi preparou arroz boliviano, farofa de banana, caldo de piranha, frango caipira com pequi, peixe assado... Acho que não está tão longe do seu paladar paulistano!  Claude, você que está perto de Rosa, poderia servi-la!
- Não precisa, Joanna! Prefiro eu mesma me servir. Assim experimento um pouco do que nunca comi... – diz, servindo-se do caldo.
- Se eu fosse você, gatinha, evitava o caldo de piranha. Dizem que é afrodisíaco! – Claude fala, em meio à conversa dos demais que se serviam ao mesmo tempo, fazendo um certo alvoroço.
- É mesmo? Não se preocupe! Nem todo caldo de piranha do mundo faria eu me interessar por um homem como você! – E prova o caldo, numa generosa colherada.
- Non foi bem isso que eu senti hoje à tarde! – Continua, provocando-a e fazendo-a corar terrivelmente.
- Rosa! Vai devagar com o caldo! Você está vermelha como um tomate! – Claude diz, casualmente, atraindo a atenção de todos para Rosa, que engasga nessa hora, tossindo sem parar...
- Mon Dieu, Claude! Você está mais perto dela, faça alguma coisa! – Fala Janete, desesperada.
Rosa levanta-se e afasta-se da mesa, andando em direção à porta lateral que dava acesso à varanda inferior. Quanto mais andava, mais tossia. Claude vai atrás dela.
- Ei... Calma, hã? Tente respirar! – Diz, segurando-a pelos ombros... Então se coloca atrás dela e levanta-lhe os braços...
- O que... cof, cof!  pensa que está  fazen... cof, cof... do? – Consegue falar. Aquela proximidade dele com seu corpo lhe dava arrepios...
- Non sei, dizem que isso ajuda! E deve ser verdade, porque você já está falando!
Aos poucos, Rosa vai respirando aliviada, mas perturbada. Claude ainda mantinha seus braços para cima.
- Acho que já passou... poderia  soltar meus braços, por favor? - Pede num fio de voz.
- Pois non! Podia ser mais gentil e agradecer ao invés de me fazer sentir como se tivesse uma doença contagiosa?
- Me desculpe, não foi minha intenção! – Começa Rosa, a desculpar-se, e vira-se para trás a fim de encará-lo e voltar para a sala, ao mesmo tempo em que ele dá um passo para frente. Então suas pernas se enroscam e Rosa solta um grito abafado, caindo. Claude ainda tenta segurá-la, mas acaba escorregando e caindo, ficando embaixo de Rosa.
- Eu non acredito! – Diz Claude – Isso non está acontecendo!
- Rosa! Claude! – Janete é a primeira a chegar perto deles. – Mon Dieu! Vocês estão bem?
- Filho! Mas que brincadeira foi essa, hã? Rosa, você se machucou, filha?
- Brincadeira? É claro que ela non se machucou, papai! Eu amorteci a queda dela!
- Claude... eu sinto muito...  como isso foi acontecer...?– diz Rosa, segurando na mão de Rodrigo e pondo-se em pé.
- Pelo menos, dessa vez, non houve danos físicos em mim! – Fala, levantando-se com a ajuda do pai e se pondo entre Rosa e Rodrigo.
- Bem, se os dois estão bem, vamos terminar o jantar! – diz François.
Eles voltam à mesa e em poucos minutos tudo parece estar de volta à normalidade. Rodrigo inicia uma nova conversa e ela se estende até a sobremesa: sorvete. Depois disso, eles vão até a varanda, onde a conversa continua.
- Vocês deviam visitar a Estância Mimosa Ecoturismo, no município de Bonito. A fazenda é uma das pioneiras na área.
- E fica muito longe daqui? – pergunta Rosa, interessadamente.
- O acesso à Estância é feito pela rodovia MS-178 que liga Bonito à Bodoquena. Eles oferecem excelentes opções, tanto para quem procura aventura como conforto. São diversos estilos de passeios, acomodações e guias. Um ambiente exclusivo que proporciona momentos inesquecíveis!
- Você já esteve lá? – continua Rosa.
- Uma única vez, há algum tempo atrás. Mas fui a negócios e não como turista...
Claude, então, resolve falar, deixando todos de boca aberta:
- O interessante dessa Estância para nós engenheiros e arquitetos, Rosa, está no relevo na propriedade que é bastante acidentado. Este fato dificultou o desmatamento pelos proprietários anteriores, pois grande parte dessas terras está em áreas de preservaçon permanente como: encostas, morros e matas ciliares. Existem matas contínuas lá e nas propriedades vizinhas, em especial, na porçon leste, o que resulta em uma considerável extenson florestal e possibilita a existência de uma diversidade faunística considerável. Já foram catalogadas na Estância Mimosa espécies de vegetaçon, de mamíferos, anfíbios, reptéis e aves.
- Pelo visto, você fez a lição de casa, filho! – comenta François.
- Papai, eu non iria assumir um compromisso desses, sem antes ter certeza que pode dar certo, mesmo a médio ou longo prazo. Eu pesquisei muito, antes de decidir, hã?
- Olha, Rosa, pra você que gosta de fotografar a natureza, seria um prato cheio! – Comenta Janete.
- Seria mesmo, se minha máquina não tivesse sido danificada naquele... incidente lamentável...  E lança um olhar pra Claude. – Infelizmente, era meu único recurso!
-Se você quiser, assim que tiver uma folga – diz Rodrigo – eu posso te levar até lá. Quem sabe não conseguimos comprar uma máquina nova em Aquidauana?
- Eu creio que Rosa non vai ter muito tempo livre ou disponível para se divertir por aí nas próximas semanas... – diz Claude, secamente. – Ela está aqui a trabalho e non para se comportar como uma turista!
Rosa mal acredita que ouvira aquilo. Atrevidamente, ela diz:
- Mas não sou nenhuma escrava, não é mesmo, François? – Fala como se desafiasse Claude - Eu vou adorar conhecer essa fazenda com você, Rodrigo! – e sorri para ele.
- Pois, eu lamento muito. Você está sob os nossos cuidados e se alguém tiver que acompanhá-la, serei eu, d’accord? Aliás, Rodrigo, você pode mandar a conta do conserto do carro de Rosa para mim. A fazenda arcará com os custos, afinal, ela estava vindo aqui atendendo ao nosso contrato.
Claude parecia falar com um empregado e não com o proprietário da fazenda vizinha, o que gerou um silêncio constrangedor.
- Claude, acho que ao bater a cabeça no chão, você perdeu as boas maneiras! Isso são modos de falar com Rodrigo? – ralha Janete com ele.
- Janete, eu sinto muito se feri os seus sentimentos ou os de Rodrigo com a minha... sinceridade!
- Sua sinceridade não me ofende, Claude! Nos conhecemos há muito tempo pra isso e,  apesar de  não sermos tão íntimos,  eu admiro sua capacidade de adaptação.  Bem, está na minha hora. François, Joanna, Janete, muito obrigado pelo jantar.  Agradeçam à Dadi também! Como sempre a comida estava excelente. Boa noite a todos!
-Boa noite, Rodrigo! – respondem Joanna e François, ao mesmo tempo, retirando-se em seguida. Janete acompanha os pais.
- Eu vou acompanhá-lo até o carro, Rodrigo! – Rosa fala, sorrindo, ao mesmo tempo, em que passa o seu braço pelo dele, descendo os poucos degraus da varanda até o gramado do jardim.
Rosa percebe o olhar de desaprovação de Claude e sorri ainda mais para Rodrigo. Claude que pegasse o seu mau humor e...
- Você parece bem cansada, Rosa! Tem certeza que não se machucou na queda? – pergunta Rodrigo, parecendo preocupado.
- Realmente, estou um pouco cansada. Acho que ainda não me adaptei ao fuso horário! – Rsrsrsrsr! Quanto à queda, só o meu orgulho está ferido... Foi muito desagradável e constrangedor...
- Rosa, o convite continua de pé! Se quiser ir até Bonito, terei muito prazer em acompanhá-la!
Rosa dá um suspiro e diz:
- Não sei por que ele fez questão de tornar tudo tão difícil! Sou responsável e uma arquiteta competente, não precisava me tratar como uma criança! – diz, lançando um olhar em direção à varanda. Mas Claude já não estava mais lá.
- Eu ainda não entendi como você conseguiu que ele mudasse de ideia e te contratasse... Digo pelo fato se você ser mulher!
- Com certeza, não foi por minha causa, mas por alguma ideia ou razão... Talvez queira se vingar das mulheres com minha pessoa! Só sabe me deixar furiosa!
- É estranho!  Claude não costuma se comportar assim com as mulheres da cidade...
Rosa faz uma careta de dúvida e Rodrigo continua:
- Quero dizer assim como igual. Normalmente, ele fala e as mulheres simplesmente o escutam!
- E obedecem! Ah! E devem agradecer por terem sido notadas pelo todo-poderoso Sr. Geraldy!
- Por aí... E parecem não se importar...
- Pois bem, eu me importo e muito! Muito mesmo!  Não gosto de ser tratada como criança, tenho opiniões formadas!
- Estou vendo! Mas seria razoável se vocês se entendessem. Não se esqueça, ele é o seu patrão no momento. É o dinheiro dele que vai financiar a maior parte do projeto...
- E pagar o meu salário... Oh, Deus! Eu não sabia disso!  Que droga! – diz, parecendo enfurecida.
Rodrigo a observa demoradamente e passa os dedos pelo rosto de Rosa:
- Sua reação diante dele é estranha... Como eu disse, as mulheres sentem-se encantadas por ele. Mas parece que com você não está sendo assim... Melhor pra mim...
Rosa afasta-se de Rodrigo, evitando o beijo que provavelmente ele lhe daria...
- É melhor eu entrar. Não devo estar no meu estado normal! Viagem, mudança de ambiente, estresse, ansiedade... não sei bem o que é. Tenha cuidado na estrada e... boa noite, ok?
Caminha para a casa sem olhar para trás.
- “Como pude deixar ele flertar  assim comigo? Eu devia estar envaidecida, mas...” – Mas, ele não é  Claude Geraldy – completa aquela voz dentro de sua cabeça, deixando-a profundamente irritada consigo mesmo.
Ela entra cuidadosamente, evitando fazer barulho. Atravessa a sala de estar e já na metade da sala de jantar, escuta a voz de Claude:
- Onde pensa que vai, gatinha?
Ao virar-se, encontra o olhar de Claude e aquele sorriso encantador e ao mesmo tempo malicioso. Oh, Deus! Ele tinha charme! Sua razão rejeitava aquele apelido : “gatinha”. Mas sua vaidade parecia não se importar e pior ainda parecia gostar. Não! Realmente não estava em seu estado normal!
Desgostosa, reconheceu que ao lado de Claude Geraldy, nunca estaria em seu estado normal. Isso era evidente. Mas não o suficiente para perder a compostura. Não naquele momento.
Ele que a chamasse de gatinha o quanto quisesse! Devia esperar que ela caísse em suas mãos, como se fosse fruta madura, igual às outras mulheres caíam. Pois bem, espere o resto da vida!
- Dormir! – respondeu simplesmente.
- Mas, a nossa noite mal começou... Podemos nos divertir muito ainda!
- Nossa noite?  Não existe, nem vai existir nossa noite!
- Non? Por quê? – diz, chegando perto dela.
- Por que... por que... Porque eu não quero me divertir com você!
- Esse é o seu problema!  Você trabalha e non se diverte! Sua vida non tem equilibrio!
- No momento, estou focada na minha carreira. Ela é o mais importante pra mim. - sua voz não saiu com a convicção que gostaria.
- Mas isso não a impede de ter experiências pessoais. Todos temos necessidade de certos contatos...
- Não tenho não. Eu quero me estabilizar profissionalmente. E só pra sua informação, já tive experiências...
- Tenho certeza que non foram do tipo a que me refiro. Você é uma garota bonita, Rosa, devia se arriscar mais... –  diz  com a voz rouca, colocando uma mecha de cabelos dela pra trás e deslizando a mão pelos braços dela com delicadeza.
O bom senso a mandava sair de perto dele. Mas quem disse que ela queria ouvi-lo?
- Eu não sou uma garota, sou uma mulher e não sou bonita! Eu sempre tive espelhos em casa, sr. Geraldy.
- Claude – corrige ele, sorrindo profunda e misteriosamente, antes de continuar - E eu sou um homem, gatinha... E se a chamei de garota, é porque você é uma garota ainda. A mulher que você pode ser ainda está adormecida...
-Adormecida ou não, creio que isso não é da sua conta...
- Qualquer coisa que diga respeito a você, enquanto trabalhar para mim,será de minha conta... - continua com aquela voz profunda e sugestiva. Estavam bem juntos, o que fazia o coração de Rosa acelerar ainda mais.
- Eu preciso ir... Quero levantar bem cedo amanhã.
- Vou deixa-lá ir para a cama, gatinha, mas antes eu queria mostrar a você que non sou o monstro que imagina...  Que tal selarmos um acordo de paz com uma taça de vinho? – fala, se afastando,  abrindo a garrafa de vinho e colocando-a  sobre a mesa.
- Pensei que a paz se selasse com uma bandeira branca...
- Voilá! Você tem senso de humor! Espero que ele perdure durante o nosso relacionamento...
- Relacionamento profissional, é claro! – E estica a mão para pegar a garrafa e terminar logo com aquilo. Mas Claude faz a mesma coisa.
- Quer deixar que eu sirva você? – fala, de modo autoritário.
- Não precisa, eu não sou inútil, posso muito bem me servir...
 Porém, nenhum dos dois cede e, naturalmente, a força de Claude era maior. Quando ele, finalmente, decidiu soltar a garrafa, toda a força que Rosa fazia serviu de alavanca para que o líquido da garrafa escapasse atingindo o rosto dele e escorresse por sua camisa.
Sem saber exatamente o que fazer, Rosa usa a saia do vestido para  limpar o rosto dele, mas o olhar de fúria que ele tem ao abrir os olhos a deixa paralisada.
- Oh! Eu sinto muito...
- Sente muito? Qual é o seu problema, hem?  Acho que me enganei... a sua diverson é tentar acabar com minha paciência! Enton, encare as consequências...
E suas mãos prendem os braços dela, rapidamente, apertando-os com força. Seus rostos estavam próximos, próximos demais...
- Deixe-me ir... A culpa foi sua... – murmura, espantada ao se perceber quase à beira das lágrimas.
Mas foi uma súplica inútil. Ainda tentou virar o rosto, mas Claude  segurou-lhe, implacável e beijou-a. Também tentou manter-se fria e indiferente, mas seus sentidos deliraram, extasiados. Sentiu o corpo vibrar, apesar da brutalidade daquele beijo... E correspondeu avidamente...
Então, Claude a soltou. Olharam-se por um breve momento, os olhos dele prendendo os dela. Pensou que ia ser beijada de novo.
E antes que isso acontecesse saiu correndo para o seu quarto, trêmula. Fechou a porta atrás de si. Estava sem forças. Aquilo era absurdo! Não podia estar atraída por aquele francês arrogante!  Mas tinha desejado aquele outro beijo, desejado ardentemente sentir o calor dos lábios dele novamente nos seus...
Tomou um banho, tentando se livrar daquela sensação. Era ridículo! Não estava mesmo em seu juízo normal, pensa, deitada na cama, tentando encontrar uma explicação...  E antes de adormecer para uma péssima noite de sono, a encontra: “Se eu fosse você, gatinha, evitava o caldo de piranha. Dizem que é afrodisíaco!
 – Claro! A culpa era total, única e exclusivamente do caldo de piranha!


Continua


Nenhum comentário:

Postar um comentário