terça-feira, 2 de julho de 2013

RELATO DA MINHA PRIMEIRA VIAGEM À EUROPA – AUTORA: SILVANIA

Há cerca de um ano, minha amiga Marlene lançou a sugestão de viajarmos para Paris. Eu, Vera e Anilde nos conhecemos há mais de 20 anos, trabalhando no Hospital Heliópolis-SP. Ficamos entusiasmadas com a idéia, mesmo achando que era um sonho. Trabalhamos pouco a pouco e o projeto foi se firmando. Contratamos uma amiga, agente de viagem, e tudo caminhou bem. Escolhemos um roteiro, incluindo Lisboa, Paris, Frankfurt, Áustria e Roma. Finalmente, em quatro de junho de passaporte na mão, lá vamos nós para uma grande aventura. Vocês não imaginam que a minha amiga Marlene, que começou tudo, acabou desistindo de ir neste momento conosco. Escolhemos uma excursão com guia falando português, pois não dominávamos outras línguas.
Partimos cheias de expectativas no final da tarde, depois de 9 horas desembarcamos em Lisboa na manhã do dia seguinte, 05/06. Estava uma grande confusão no aeroporto de Lisboa pra liberação dos estrangeiros e ficamos um bom tempo esperando a nossa agência nos pegar, porque devido ao atraso na liberação, foram levar outros passageiros e nós ficamos aguardando um tempão. Enfim, tudo ficou logo esquecido, pois chegamos ao hotel, fomos bem recepcionadas e logo saímos prá passear, encontrando em Lisboa uma cidade muito hospitaleira e bonita. Tínhamos só um dia para ficar na cidade, então, fizemos um tour pela cidade, visitando os principais pontos turísticos:  passamos pela Torre de Belém, Monumento ao Descobrimento,  Mosteiro de São Jerônimo, Largo da Sé, parte velha de Lisboa e tivemos uma vista panorâmica da cidade, o Oceanário e terminamos o dia assistindo um show de fado.
Dia seguinte, partimos de avião para Paris e começamos a nossa excursão na parte terrestre de ônibus, juntando-nos a um grupo de brasileiros. Foi uma festa, fizemos city tour e visitamos a Paris Iluminada. Ficamos de boca aberta, quando vimos a Torre Eiffel piscando e tornando-se toda iluminada. Que maravilha!!!! No outro dia, continuamos conhecendo alguns locais famosos, como a Rua Rivoli, Champs Elisee,  o monumento onde estão os restos mortais de Napoleão, Arco do Triunfo, passamos pela famosa Universidade de Sorbonne, além da Galeria Lafayete e uma visita ao maravilhoso Palácio de Versailles, moradia de muitos reis da dinastia dos Luíses. Quando nos aventuramos a sair sozinhas, era um sábado, dia8, e conhecemos uma garota no grupo de nome Karoline, que estava sozinha e falava fluentemente o inglês e já tinha ido de metrô passear no dia anterior. Quando chegamos, o Metrô estava fechado na linha que íamos pegar, aí pedindo informações, pegamos ônibus e metrô, aqui me lembrei de nossa amiga Cleusa Tófoli, pois ficamos perdidas um bom tempo.  Foi muito engraçado. Fomos à galeria Lafayette comprar perfumes. Eu achei tudo muito caro, mas minha amiga Vera e a Arilda, consumistas ao extremo, amaram. Ah, o metrô é velho, mal conservado e mal cheiroso.  Perdemos o passeio pelo Bateau Mouche, mas tivemos um final agradável num barzinho aolado de uma das margens do rio Sena. Muita população negra na cidade, indianos, enfim, uma mistura de gente vestida tipicamente prá lá e pra cá. Neste passeio, voltamos a pé para o hotel e tinha muita gente fazendo picnic às margens do rio; de repente, a surpresa: em plena via uma construção de urinol e o espetáculo de um homem o utilizando na maior, lógico tentando se cobrir um pouco. Nossa, isto foi muito esquisito.
No dia 09, saímos de Paris e fomos a uma cidade chamada Boppard, uma cidade alemã junto ao rio Reno, que é o maior da Europa Ocidental Fizemos um lindo passeio em um barco de nome Loreley e pudemos admirar diversos castelos, um mais bonito que outro. Parecia que estávamos passeando dentro de uma paisagem. É difícil de descrever, tudo muito arrumadinho, a única coisa que nos causava estranheza era a falta de pessoas, quase não víamos ninguém, criança uma raridade. Continuamos a viagem até Frankfurt, onde visitamos uma praça famosa, a Praça Romer, importante ponto turístico, onde tomamos um gostoso sorvete e prá variar um cafezinho. Cada local que parávamos para comer, era difícil a comunicação, éramos salvos por cardápios com a foto do prato, só que na Alemanha, não tinha que se preocupar, salsinha, repolho e batata sempre e sempre. Ficamos hospedadas num hotel muito gostoso Movenpick Frankfurt City en Den Haager Stass.
De Frankfurt, partimos para Rothemburgo, onde fizemos um tour nesta cidade maravilhosa numa Estrada romântica, sempre admirando os inúmeros castelos. Fomos até a cidade de Fussen e paramos emTirol, capital de Innsbruck. Nesta cidade, eu e minha amiga Anilde fomos ver um Show típico do local, a Vera e Arilda não quiseram ir e não sabem o que perderam, foi muito agradável. Tinha gente de toda parte do mundo e os cantores homenageavam cada país presente com alguma música, a do Brasil foi “Aquarela do Brasil”, e amei a da Itália “Vollare”. Innsbruck é mais do que um cartão-postal , uma pequena cidade alemã com uma ótima infraestrutura, nos cafés éramos servidos por mulheres nos seus trajes típicos. Gente, que lindo!!!!!!
Continuando a viagem, durante um bom trecho fomos admirando os Alpes alemães com neve, um espetáculo e íamos em direção à Itália. Quando atravessamos a fronteira, observávamos uma mudança na coloração dos Alpes, antes verdinhos com neve para uma cor marrom já sem gelo, assim chegamos a Verona. Conhecemos a cidade de Romeu e Julieta com seus palácios, as suas igrejas e praças. Vimos a “suposta casa da Julieta”. Suposta, pois segundo os guias ninguém tem certeza absoluta que era aquele local mesmo. Engraçado, todos tiram foto da casa, principalmente os casais e lógico nós também tiramos.
Bem, a Itália realmente é linda e nos emocionou muito. De Verona, fomos para Veneza, aonde chegamos à noite e jantamos num restaurante onde tivemos a recepção de uma nuvem de mosquitos, meus braços ficaram picados e inchados. Que sufoco. Na manhã seguinte, ficamos deslumbradas, chegamos de barco passeamos pela Lagoa de Veneza, visitamos Praça de São Marcos e vimos a famosa Basílica de São Marcos e o palácio Ducal. O ponto máximo foi o passeio de gôndola pelos canais do centro de Veneza, “La gondolata”. Um pouco mal cheiroso, mas tão lindo que o nariz se acomodou. Aquilo que eu via nos filmes, eu ali passeando e mais uma vez cantando com o músico que veio no nosso grupo, entre outras músicas “Vollare...”. Nossa foi demais.  À tarde, seguimos para Pisa para conhecer a famosa Torre Inclinada. Fantástica!!!! De Pisa para Florença, tudo muito lindo e chique. Uma feira irresistível com muitas bolsas, casacos de couro e de preço caro também. Ponto mais importante El Duomo com a Basílica de Santa Maria Dei Fiori. Finalmente, de Florença a Roma, que prá mim foi o mais impactante da viagem. Fizemos um passeio pela Roma Barroca, um museu a céu aberto, vimos esculturas majestosas e suas iluminações. Não deixamos de jogar nossas moedinhas na Fontana de Trevi.  No tour pela cidade, visitamos Lungotevere, Coliseu, Piazza Veneza, bairro Trastevere, o Vaticano, Pça São Pedro, Piazza Colonna, Pantheon, igreja Santa Maria Magiore, Foro Romano, etc. Bem, as compras também não faltaram na famosa Rua Del Corso, haja money prá tanta coisa boa. No nosso dia livre, voltamos ao Coliseu, que não podíamos deixar de ver bem melhor e de pertinho, embora devido às muitas filas, acabamos fazendo somente o entorno que não deixou de ser deslumbrante. Tudo que vimos nos livros de história começa a nos saltar aos olhos: ver as ruinas dos palácios dos imperadores romanos, o local onde se divertiam, o arco de Dionísio é lindo demais. Não dá para descrever, é tudo muito emocionante, Finalizamos este dia, visitando o Museu Nacional Romano com suas estátuas gigantes, que endoidece qualquer aluno de arquitetura. No domingo, tivemos um pouco de calma, andamos de metrô, onde só tem duas linhas, metrô limpo, moderno, muito bem sinalizado. Gostei.  Visitamos um museu oriental e praticamente percebemos que nós éramos quase que as únicas visitantes.  Demos boas risadas depois de sair de lá. A comida, bem pro meu paladar, macarrão duro ao dente é demais. Diferente mesmo.
Tentei resumir este relato, mas com certeza não consegui. No entanto, ficaram muitas coisas na minha mente, lembranças e sentimentos que não cabem no papel. O mais importante é que despertou em mim o desejo de continuar viajando e conhecendo outros lugares. Esta foi a primeira de muitas, é o que espero. Quando voltávamos no domingo pro hotel, pegamos um taxi e o motorista ficou feliz com quatro passageiras brasileiras e começou a cantar “Volare....” e nós o acompanhamos no reflão. E sabem que me lembrei da nossa “URCA”. Esta foi a música da nossa viagem.  Dia 17/06 de Roma para Lisboa e de Lisboa para São Paulo. Fim.