terça-feira, 24 de junho de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - CAPÍTULO 22 - TONI FIGUEIRA


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira 

CAPÍTULO 22

Participam deste capítulo

Cyro – Tarcísio Meira
Ester  -  Glória Menezes
Orjana  -  Neusa Amaral
Prof. Valdez  -  Enio Santos
Bárbara  -  Zilka Salaberry
Clara  -  Lícia Magna

 CENA 1  -  CASA DE ESTER  -  SALA  -  INTERIOR  -  NOITE

DEPOIS DE CIRCUNDAR O QUARTEIRÃO E TOMAR A LINHA DA PRAIA, ESTER RESOLVEU MUDAR OS PLANOS. LEMBROU-SE DE SUA CASA. VAZIA.

CYRO  -  Por que você se mudou daqui?

ESTER  -  Fui obrigada.

CYRO  -  Por ele, seu marido?

ESTER  -  Não. Pelas circunstâncias. Estávamos brigando na justiça pela posse do nosso filho. E ele ganhou. O menino teria de ficar na sua casa. Ele então propôs que eu ficasse com o Ivanzinho... e eu aceitei. É uma situação estranha e desagradável, porque nós nos odiamos. Mas eu não tinha escolha.

CYRO  -  Acho estranho que ele tenha aceito, já que podia ter o menino, sem ter você dentro de casa.

ESTER  -  (com um tom vingativo na voz) Ele também não tinha escolha.

CYRO  -  (franziu a testa) Não entendo...

ESTER  -  Essa é uma outra história... (pediu, aflita) Por favor, vamos mudar de assunto.

CYRO  -  (segurou-lhe as mãos) Por que você não confia em mim? Está sempre se fechando... temendo que eu não aceite ou não compreenda, não sei o que.

ESTER  -  Há momentos de nossa vida em que a gente prefere esquecer... ou pelo menos não lembrar.

CYRO  -  Eu entendo... não quero torturar você. Só sinto que talvez eu pudesse ajudá-la...

ESTER  -  Não! Infelizmente, você não me pode ajudar em nada!

CYRO  -  (com aspereza) Em outras palavras, você não precisa de mim!       

ESTER  -  Não se trata de precisar ou de não precisar. Trata-se de ter o direito... de ter capacidade...

CYRO  -  (transtornado) Capacidade de que?

ESTER  -  De amar! De amar!

CYRO  -  Você acha que não tem?

ESTER BAIXOU OS OLHOS E ENCOSTOU A TESTA NO PEITO DE CYRO, ENQUANTO SUAS MÃOS PROCURAVAM AS DELE.

ESTER  -  Não! Quem passou pelo que passei, não pode mais amar, nada pode fazer para dar felicidade a alguém. Foi por isso que lhe pedi para se afastar de mim.

CYRO  -  Mas você está vendo que isso não é mais possível! Nós estamos aqui e...

ESTER  -  (cortou) ... e vai ser pela última vez!

CYRO  -  (afirmou, enérgico) Não! Não vai ser pela última vez! Intimamente, você sabe que não!

ESTER  -  (fazia força para não explodir numa crise de choro) É preciso... entenda! É preciso! Você viu, eu moro na mesma casa, sob o mesmo teto, com o homem a quem odeio! O homem que me obrigou à maior humilhação a que uma mulher pode ser submetida! Pense nisso!

CYRO  -  Mas essa é uma situação que tem de ser solucionada. Eu posso tirá-la de lá!

ESTER  -  (chamou-o à razão) E meu filho? Vou deixar que seja criado por um monstro e se transforme num monstro também?

A VEEMÊNCIA DA MULHER DEIXOU O MÉDICO SEM AÇÃO. O FILHO. SIM, HAVIA O FILHO.

CYRO  -  (insistiu) Eu preciso de uma decisão sua.

ESTER  -  A respeito de que?

CYRO  -  De nós!

ESTER CRUZOU A SALA E ENCHEU DOIS COPOS COM PEDRAS DE GELO, DERRAMANDO DUAS DOSES DE UÍSQUE PURO. ENTREGOU UM DOS COPOS AO MÉDICO. CYRO SEGUROU-O, SEM VONTADE.

CYRO  -  Naquela noite da festa... quando me despedi do seu marido, eu vi... Ele e você vão ser vítimas de um desastre.

ESTER  -  (estremeceu) Como você sabe?

CYRO  -  Vi... um carro capotando numa estrada... e vi você gritando. Parece bobagem... e tomara que seja mesmo. Mas eu ia morrer de remorso se por desgraça acontecesse e eu não lhe tivesse avisado. Você talvez não leve a sério... eu mesmo fico muito constrangido... me sinto um pouco charlatão, vidente... mas a verdade é que essas coisas já me aconteceram outras vezes. Posso ver o que vai acontecer...

ESTER  -  (visivelmente impressionada) Você é um homem estranho, Cyro! Muito estranho!

CYRO  -  Não. Sou um homem como os outros, mas amo você e não quero que nada lhe aconteça.

CYRO PUXOU-A PARA SI, COMO SE TIVESSE MEDO DE PERDÊ-LA E A BEIJOU NOS LÁBIOS, COM O PENSAMENTO NA TRÁGICA PREMONIÇÃO.

ESTER  -  (no limite de suas forças) Que vai ser de nós? Que vai ser de nós?

CORTA PARA:
Cyro (Tarcisio Meira) e Ester (Gloria Menezes)

CENA 2  -  PORTO AZUL  -  CASA DE BÁRBARA  -  SALA  -  INTERIOR  -  DIA

CLARA, A CRIADA, OLHOU PELA JANELA E VOLTOU-SE, AFLITA, PARA A VELHA BÁRBARA.

CLARA  -  São eles, sim! Vêm vindo aí, com mala e tudo!

BÁRBARA  -  Então os sem-vergonhas vieram mesmo! É preciso não ter um pingo de... Eu não quero nem olhar pra cara deles! Vou lá pra dentro...

A VELHA RAPIDAMENTE DESAPARECEU NO FUNDO DO CASARÃO, ENQUANTO CLARA ESCONDEU-SE POR TRÁS DE UM POSTIGO, SEM SABER O QUE FAZER.

CLARA  -  A senhora num vai recebê eles?

BÁRBARA  -  (sem se deter) Não. Receba você. Diga que eu tou no quarto, com dor de cabeça, invente qualquer coisa.

CYRO TOCOU A CAMPAINHA. SORRIA MALICIOSO. ENTROU COM ORJANA E O PROF. VALDEZ, AS MALAS ENCHENDO UM BOM PEDAÇO DA SALA DECORADA COM FLORES NATURAIS E VELHOS MÓVEIS EM ESTILO COLONIAL.

CYRO  -  Dona Bárbara?

CLARA  -  (constrangida) Tá no quarto, com dor de cabeça, doutô! Os senhores fiquem à vontade...

CYRO  -  Ela está doente? Então... eu vou lá ver.

CLARA  -  (deu um salto, postando-se à frente do rapaz) Eu acho que ela num qué... acho melhó o sinhô não i...

CYRO  -  Mas eu sou médico!

CLARA  -  Então é melhó eu i perguntá a ela se ela qué que o sinhô vá lá. Com licença!

A EMPREGADA SAIU, DEIXANDO OS RECÉM-CHEGADOS INTRIGADOS COM SEUS MODOS ESTRANHOS.

PROF. VALDEZ  -  (comentou, acre) Pra mim, essa velha não tá com enxaqueca, coisa nenhuma! Fez isso só pra não nos receber!

ORJANA  -  Você está certo de que ela concordou?

CYRO  -  Claro, mãe! Eu sou algum louco?

PROF. VALDEZ  -  Eu também não estou acreditando. Ou então ela está preparando alguma!

CYRO  -  (recriminou-o) Veja se o senhor também não fica com prevenção. O que eu quero é que vocês vivam bem. Que acabem com essa inimizade tola. Passem uma borracha no passado.

ORJANA  -  Seria bom. Mas só o fato de estar de novo aqui, nesta casa, me dá uma coisa...

BÁRBARA  -  Talvez seja remorso.

TODOS OS OLHOS VOLTARAM-SE PARA A FIGURA MAL-HUMORADA, CARA DE POUCOS AMIGOS, QUE ACABARA DE ENTRAR NA SALA DE VISITAS. BÁRBARA EVITAVA OLHAR OS RECÉM-CHEGADOS, MAS NÃO PÔDE FUGIR DO ABRAÇO CARINHOSO DO NETO.

CYRO  -  Minha avó! (beijou-a, feliz) A senhora está com uma aparência ótima. Nem parece que está com enxaqueca!

BÁRBARA – Mas estou! Ou você quer saber mais do que eu?

AINDA INDECISA, SEM SABER AO CERTO O QUE FAZER – FUGIR? FICAR? – ORJANA APROXIMOU-SE E BEIJOU A MÃE NO ROSTO.

CYRO  -  Assim!

ORJANA  -  (falou com timidez) Cyro disse que... que acertou com a senhora nós virmos para cá...

BÁRBARA  -  É, ele falou comigo. Ele é um demônio!

CYRO ABRIU UM SORRISO DE CRIANÇA FELIZ.

PROF. VALDEZ  -  (arriscou, em meio tom, evitando encarar a ex-esposa) É preciso sinceridade nisso.

CYRO  -  Vovó vive muito só neste casarão. Vai ser bom pra ela...

ORJANA  -  Nós não queremos que a senhora faça isso constrangida.

CYRO  -  Quem disse que ela está constrangida? Se estivesse, ela dizia. Não é, vovó?

BÁRBARA ESTENDEU UM OLHAR DE CENSURA PARA O NETO.

BÁRBARA  -  (pouco à vontade) Claro!

CYRO  -  Vamos levar essas malas pros quartos!

O RAPAZ SEGUROU DUAS MALAS PELAS ALÇAS E AGUARDOU A INICIATIVA DA AVÓ.

ORJANA  -  Onde vamos ficar?

BÁRBARA  -  (sem fitar a filha de criação, respondeu com modos duros) Você fica no quarto que era seu!

ORJANA SURPREENDEU-SE A SORRIR, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS. FATO QUE NÃO PASSOU DESPERCEBIDO A BÁRBARA.

BÁRBARA  -  O rapaz fica no quarto ao lado do seu.

PROF. VALDEZ  -  E eu?

BÁRBARA  -  Você? (fez uma careta) Você pode ficar no quarto dos fundos... em cima da garagem.

PROF. VALDEZ  -  Ótimo!

CYRO  -  Ótimo, por quê?

PROF. VALDEZ  -  Porque assim eu fico bem longe dela!

BÁRBARA IA RESPONDER, VERMELHA DE RAIVA, MAS O NETO, MAIS UMA VEZ, INTERPÔS-SE.

CYRO  -  Não ligue, vovó! O vovô anda meio rabugento...

BÁRBARA  -  Você não precisa me dizer. Conheço esse velho desde menino. Vivi com ele 13 anos. Nunca prestou! Nunca!

FIM DO CAPÍTULO  22


...e na próxima quinta, o 23. capítulo!

Um comentário:

  1. Gostei tanto desse capítulo! Só quero ver como vão ser as coisas quando Cyro não estiver no casarão, Bárbara, Orjana e o Professor Valdez vão nos garantir boas risadas rsrsrs.

    ResponderExcluir