sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - CAPÍTULO 81 - TONI FIGUEIRA


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira

CAPÍTULO 81

Participam deste capítulo

Baby  -  Cláudio Cavalcanti
Inês  -  Betty Faria
Luana  -  Léa Garcia
Ester  -  Glória Menezes
Paulus  -  Emiliano Queiroz
Conceição  -  Zeni Pereira
Delegado  -  Vinicius Salvatori


CENA 1  -  VALONGO  -  MINA ABANDONADA  -  INTERIOR  -  NOITE

O COMENDADOR PROIBIRA A ENTRADA DE BABY EM QUALQUER DEPENDÊNCIA DAS MINAS E A POLÍCIA O PROCURAVA POR TODA PARTE. FORA ACUSADO DA MORTE DOS TRÊS MINEIROS E APONTADO COMO A PESSOA QUE ACENDERA O ESTOPIM, PROVOCANDO A EXPLOSÃO E O DESABAMENTO DAS GALERIAS.

O FACHO DE LUZ INCIDIU DIRETAMENTE CONTRA O ROSTO DE BABY, ACORDANDO-O. UM SILENCIO PESADO DOMINAVA OS VELHOS TÚNEIS DA MINA ABANDONADA, ONDE O RAPAZ SE ACOMODARA, ENFRENTANDO O FRIO E OS INSETOS VENENOSOS.

INÊS E LUANA COLOCARAM O LAMPIÃO EM CIMA DE UMA ELEVAÇÃO ROCHOSA.

BABY SALTOU, INCOMODADO.

BABY  -  Tira essa luz da minha cara!

INÊS  -  Leandro, sou eu. Vim te buscar. Eu e Luana. Vamos te escondê antes que a polícia te encontre.

BABY  -  Por que polícia? 

INÊS  -  Tão dizendo aí que a polícia vai te prendê porque você foi culpado do desmoronamento das galerias.

LUANA  -  Foi sim. A gente tava lá visitando os home que vão ser enterrado amanhã. As viúva tudo tão revoltada. Seu Otto, mais seu Comendador Liberato tivero lá e prometero a elas fazê justiça pelo que aconteceu.

BABY  -  Meu pai... também?

INÊS  -  Luana... sai um pouco. Eu quero falar com ele.

BABY  -  Vai embora você também... me deixa em paz!

A MULATA AFASTOU-SE, DEIXANDO O CASAL SOZINHO.

INÊS  -  A gente acredita em você... a gente sabe que você não tem culpa! (Baby não respondeu; Inês tirou um cigarro da bolsa de couro a tiracolo e entregou ao marido. Deu-lhe um sanduíche de carne assada) Trouxe tudo para você... no caso de ter de se esconder da polícia. Eu não quero que te agarrem. Tou com muito medo, Leandro!

BABY  -  Sua preocupação chegou muito tarde!

INÊS  -  (segurou a mão do marido) Eu sei. Eu sei mesmo que você tá muito zangado comigo... e não te nego razão, não, viu? Se você pensa aquelas coisa... tudo ruim... a meu respeito... Pra seu conforto... aconteça o que acontecer... quero que você saiba que está sendo injusto comigo. As coisa que imagina não tem razão de ser...

BABY  -  (sentou-se, fumando o cigarro) Vai... vai embora!

INÊS  -  Leandro... você quer me ouvir? Dois minutos só?

BABY  -  Não! Some daqui!

INÊS  -  Se você soubesse... eu te quero tanto... eu te amo tanto... tanto, tanto!

BABY  -  Não me sai da cabeça... aqueles corpos feridos... o pavor nos olhos deles...

INÊS  -  Leandro... eu só quero que você saiba do seguinte...

BABY  -  O estado deles... a fraqueza deles... os corpos sendo retirados... a lama, a morte e a vida misturados!

INÊS  -  Um dia, Leandro... um dia... eu vou fazer você reconhecer o seu engano!

CORTA PARA:


CENA 2  -  CASA DE CONCEIÇÃO  -  SALA  -  INTERIOR  -  DIA

DE INVESTIGAÇÃO EM INVESTIGAÇÃO, AS PISTAS LEVARAM O DELEGADO AO CASEBRE DA NEGRA CONCEIÇÃO. E LÁ ESTAVA. IMEDIATAMENTE, A AUTORIDADE MANDOU CHAMAR ESTER KELLER E O DR. PAULUS, COM QUEM MANTINHA CONTATOS DIÁRIOS. A MULHER LHE EXIGIA UMA SOLUÇÃO PARA O CRIME. QUERIA A CABEÇA DO ASSASSINO DE IVANZINHO A QUALQUER PREÇO.

ESTER  -  Encontrou alguma coisa, delegado?

DELEGADO  -  Encontrei... isto! 

MOSTROU A LUGGER NAZISTA, ENVOLTA NUM LENÇO BRANCO.

CONCEIÇÃO NÃO ENTENDIA O QUE ESTAVA OCORRENDO. VIRA OS POLICIAIS ENTRAREM NA SUA CASA, REVISTAREM TUDO E DE REPENTE A ORDEM PARA CHAMAR DONA ESTER.

CONCEIÇÃO  -  O que é isso, gente?

DELEGADO  -  (autoritário, com a cara amarrada) Eu é que lhe pergunto: o que significa?

CONCEIÇÃO  -  Eu... num sei!

ESTER  -  Onde estava esta arma, delegado?

DELEGADO  -  No quarto dela. Debaixo do assoalho.

CONCEIÇÃO  -  Ah... o sinhô tá brincando! Eu nunca guardei nada debaixo do assoalho! Quanto mais esse negócio aí, que eu nunca vi!

PAULUS  -  Como encontrou, delegado?

DELEGADO  -  Uma tábua solta me chamou a atenção. Estava aqui... venham ver. Cavaram um buraco... e esconderam a Lugger.

PAULUS  -  (segurando o braço de Ester) Foi você, Conceição?

CONCEIÇÃO  -  Gente, eu num fiz isso! Nem sabia que existia arma nessa casa!

ESTER  -  (com frieza) O mais importante em tudo isso, delegado, é saber se esta arma é a do crime.

DELEGADO  -  É, Dona Ester. Só pode ter sido esta a arma do assassino.

CONCEIÇÃO  -  (choramingava) Gente, pelo amor de Deus, pensa um pouco! Eu nem tava perto, lembra?

ESTER  -  (investiu, furiosa) Você não estava por perto... mas mandou alguém e está protegendo o culpado! Tanto é verdade, que a arma estava em sua casa.

CONCEIÇÃO  -  Meu Deus do Céu! Não tou entendendo nada. Me ajuda, Dr. Paulus. Diga prêles que isto não é verdade!

PAULUS  -  Eu nada posso fazer, Conceição. O melhor seria você dizer por que esta arma se encontrava no seu quarto... talvez eu possa ajudá-la.

ESTER  -  Ajudá-la como, Paulus? Se ela sabe quem matou meu filho e está ajudando o criminoso!

DELEGADO  -  Esperem... eu não disse que esta é a arma do crime. Eu disse que pode ter sido. Estava justamente procurando uma Lugger. Foi a arma assassina. Não é uma pistola comum... mas nesta cidade podem existir duas ou três... a balística vai confirmar.

ESTER  -  Mas o senhor não acha muita coincidência que a arma venha parar justamente neste lugar?

PAULUS  -  Se quer ajuda, Conceição, confesse a verdade: de quem é esta arma? Para quem a esconde? A quem está protegendo?

CONCEIÇÃO  -  Ninguém, gente! Eu tou inocente! Eu nunca vi esta arma na minha vida! Eu num escondi ela e num tou protegendo ninguém. Juro.

ESTER  -  Bem... o que vai fazer, delegado?

DELEGADO  -  Sinto muito, Conceição. Tenho de levar você... para que confesse a verdade.

FIM DO CAPÍTULO 81

... E NA PRÓXIMA TERÇA, CAPÍTULO INÉDITO!

3 comentários:

  1. Pobre Conceição, sobrou pra ela! Otto estará envolvido no crime ou será o pai dele? Também pode ser Paulus...

    ResponderExcluir
  2. Pela origem da arma só pode ser Otto ou seu pai nazista.

    ResponderExcluir
  3. Vcs perceberam como Ester mudou, ficou mais fria, vingativa? A partir da morte do filho, o sofrimento fez uma transformação na mulher, antes boa e apaixonada, agora implacável na busca do assassino de Ivanzinho.

    ResponderExcluir