quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - CAPÍTULO 98 - TONI FIGUEIRA


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira

CAPÍTULO 98

Participam deste capítulo

Ester  -  Glória Menezes
Das Dores  -  Ruth de Souza
Delegado  -  Vinícius Salvatori
Von Muller  -  Jorge Cherques
Tavares 
Otto  -  Jardel Filho
Lia  -  Arlete Salles
Tula  -  Lúcia Alves
Cabo Faria
Mestre Jonas  -  Gilberto Martinho
Daniel  -  Paulo Araújo
Pé-na-Cova  -  Antonio Pitanga
Rosa  -  Ana Ariel

CENA 1  -  FLORIANÓPOLIS  -  CASA DE ESTER  -  SALA  -  INTERIOR  -  DIA

DEPOIS DAS DILIGÊNCIAS POLICIAS, O DELEGADO MOREIRA JÁ DISPUNHA DE UMA OPINIÃO FORMADA SOBRE O CASO. PELO MENOS, À PRIMEIRA VISTA, TODAS AS SUSPEITAS CONVERGIAM SOBRE UM HOMEM. E ERA ISTO QUE ELE FORA DIZER A ESTER EM SUA PRÓPRIA RESIDENCIA.

DELEGADO  -  Infelizmente, verifiquei que ninguém, a não ser o Dr. Cyro, esteve visitando a mulher. Interroguei a vizinha, amiga íntima. Estava muito nervosa, mal podia responder às perguntas... mas me garantiu que só viu o Dr. Cyro sair de lá já levando a mulher à morte para o hospital. Isto vem de encontro às palavras do marido.

ESTER  -  Ela pode ter saído durante a tarde. Ninguém a viu sair?

DELEGADO  -  Ninguém.

ESTER  -  Então... o caso está realmente complicado.

DELEGADO  -  Tudo está contra ele. E o prefeito continua exigindo que se tomem providencias contra ele... E urgentes.

ESTER  -  Ora, o prefeito não pode passar sobre medidas legais. As provas ainda são insuficientes. Continue investigando, delegado. Tente saber se esta mulher, durante a tarde, saiu à procura de alguém. Investigue, interrogue... tente saber por que esta vizinha estava tão nervosa. Talvez ela saiba alguma coisa que esteja escondendo. Não se satisfaça com meias palavras. Procure a verdade, a qualquer preço.

ESTER, NO FUNDO, ESTAVA CERTA QUE ALGUMA TRAMA FORA FORJADA PARA ENREDAR O MÉDICO. E TUDO PARTIA DO ÓDIO DE OTTO  MULLER.

CORTA PARA:

CENA 2  -  SERRINHA  -  CASA DE TAVARES  E ZÉLIA  -  SALA  -  INTERIOR  -  NOITE

DAS DORES NÃO CONSEGUIU IMPEDIR A REVOLTA ÍNTIMA. QUALQUER COISA LHE DIZIA QUE A VERDADE DEVIA SER CONHECIDA ANTES QUE CYRO VALDEZ PAGASSE POR UMA CULPA QUE NÃO LHE CABIA. E A DECISÃO TINHA SIDO TOMADA, INFLEXIVELMENTE. E ELA PARTIU PARA A RESIDÊNCIA DO BISCATEIRO TAVARES.

ERA NOITE.

UM VENTO FRIO, CORTANTE, SOPRAVA POR TODA A COSTA DE SANTA CATARINA. 

DAS DORES CAMINHOU POR ENTRE AS ÁRVORES ATÉ A VELHA CHOUPANA AFASTADA.

LEMBRAVA DA AMIGA FALECIDA, CHEIA DE VIDA E ALEGRIA, DENTRO DA INFELICIDADE QUE FORA SUA VIDA ATÉ A MORTE.

DAS DORES  -  (perguntou, benzendo-se) Não tem ninguém aí?

TORNOU A BATER PALMAS.

TAVARES  -  (respondeu do interior do casebre) O que é?

DAS DORES  -  Seu Tavares... eu vim falar com o senhor. É Das Dores. Eu... eu tenho uma confissão a lhe fazer.

O GROSSEIRO ASSECLA DE VON MULLER ABRIU A PORTA COM UM CIGARRO ENTRE OS LÁBIOS.

TAVARES  -  Entre e vá dizendo logo.

DAS DORES  -  Eu... tou muito, mas muito angustiada da minha vida, Seu Tavares... com a morte da sua mulher.

TAVARES  -  É, eu sei... eu imagino.

DAS DORES  -  Não... o senhor não pode imaginar. É uma coisa que eu tenho de lhe dizer... mas que tá aqui engasgada... no meu peito.

DAS DORES MAL PÔDE PERCEBER O MOVIMENTO POR TRÁS DE SUAS COSTAS. A PORTA SE ESCANCAROU, O VENTO VARREU A CASA. VON MULLER, EMPUNHANDO UMA BENGALA NEGRA ENTROU VAGAROSAMENTE E TORNOU A FECHAR A PORTA. O VENTO ZUNIA DO LADO DE FORA.

VON MULLER  -  Ela demorou a virr, hem, Tavares?

TAVARES  -  É... demorou, Seu Henrique.

DAS DORES  -  (sem nada entender) O que é isso, gente?

VON MULLER  -  Estávamos esperrando apela senhorra... há muito tempo.

DAS DORES  -  Como? Sabia que vinha?

VON MULLER  -  Iá... sabíamos sim... que virria fazerr um confissão...

DAS DORES  -  mas... como?


VON MULLER  -  Sua sorte foi não terr procurrado o polícia, antes...

DAS DORES  -  Mas... eu vou procurá. Vim antes pra falar com o Seu Tavares... mas saindo daqui eu vou procurá a polícia.

OS DOIS HOMENS SE ENTREOLHARAM.

VON MULLER  -  (movendo a bengala) Nós já sabemos de seu confissão. Nós sabemos que querr inocentarr Dr. Cyro Valdez... sabemos que a senhorra é culpada da morte de Dona Zélia.

DAS DORES  -  (estremeceu) Sabem? Como sabem?

VON MULLER  -  Vizinha contou... nós já calamo boca de vizinha. Agorrra vamos calarr seu boca, também...

A NEGRA TENTOU LEVANTAR-SE, MAS OS DOIS HOMENS A MANTIVERAM SENTADA NO BANCO.

DAS DORES  -  O que qué dizê isso? Será que eu tô ficando doida?

VON MULLER  -  Deixe coisas como estão, senhorra.

DAS DORES  -  Deixá... que a polícia prenda o Dr. Cyro... no meu lugá!

VON MULLER  -  Ela inteligente, Tavares...Não foi preciso usá de mesmos argumentos que usamos parra o vizinha testemunha...

DAS DORES  -  Agora... eu tou entendendo! Vocês tão querendo... que o Dr. Cyro seja preso... pelo crime que não cometeu!

VON MULLER  -  (sorriu sarcasticamente) Iá... Dr. Cyro não tem só este crime... Dr. Cyro tem outros crimes... este foi apenas gota d’água.

DAS DORES  -  Mas isso é judiação! Eu num vou deixá que isso aconteça. E o senhor, Seu Tavares... como pode aceitá uma coisa dessas? Foi sua mulher que morreu!

TAVARES  -  Pois é... ela morreu e eu não tive culpa. Agora num tem mais jeito. Ela não volta mais mesmo...

DAS DORES  -  Ao menos respeita a morta!

TAVARES  -  (voltou-se para o velho) Diz a ela, Seu Henrique... diz a ela o que vai acontecê se ela dé com a língua nos dente.

DAS DORES  -  Por que isso? A troco de que isso?

VON MULLER  -  A troco de seu liberdade. Não ser bom parra você?

DAS DORES  -  Gente... eu tou assustada... parece que tou vivendo um pesadelo. Eu não entendo bem o que tá acontecendo e não quero entendê. Vou sair daqui e vou na polícia contá pro delegado como tudo conteceu.

DAS DORES FOI ATÉ A PORTA, AMEAÇANDO SAIR. VON MULLER IMPEDIU-A COM A PONTA AGUÇADA DA BENGALA.

VON MULLER  -  Se sair daqui parra ir no polícia, seu filho Lucas não terrá mais um dia de vida!

DAS DORES  -  (estacou diante da porta, trêmula de medo) Nossa Senhora! Assim já é demais!

VON MULLER  -  (afastou a bengala) Agorra, saia!

A MULHER DEIXOU O CASEBRE CORRENDO, INVESTINDO CONTRA O VENTO FRIO QUE ASSUMIRA PROPORÇÕES DE TEMPESTADE.

TAVARES ENTORNOU UMA DOSE MACIÇA DE CACHAÇA, ENQUANTO O ALEMÃO FUMAVA TRANQUILAMENTE. A ETAPA NÚMERO DOIS FORA VENCIDA COM ÊXITO. DAS DORES NÃO DARIA COM A LÍNGUA NOS DENTES. O MEDO CONTINUAVA SENDO UMA ARMA INFALÍVEL NA MÃO DOS TORTURADORES.

TAVARES  -  Acha que vai dizer?

VON MULLER  -  Non... ela só tem aquele filho. E eu falei sérrio quando ameacei.

TAVARES  -  Afinal, eu são sei se estou agindo certo. Foi ela que matou minha mulher e tinha de pagar por isso.

VON MULLER  -  Vai receberr muito grande dinheiro... parra deixarr que ela fique em liberdade.

TAVARES  -  Não sei se vale a pena.

VON MULLER RETIROU UM MAÇO DE DINHEIRO DE UMA SACOLA DE PLÁSTICO. ATIROU-O SOBRE A MESA DE MADEIRA.

VON MULLER  -  Trouxe um boa parte... o restante... pago quando Dr. Cyro forr preso.

TAVARES RELUTOU POR ALGUNS SEGUNDOS ANTES DE POR A MÃO NO DINHEIRO. A TENTAÇÃO ERA DEMAIS. LENTAMENTE CONTOU AS NOTAS E ENFIOU-AS ENTRE A CAMISA E O CORPO ENREGELADO.

CORTA PARA:
Mestre Jonas (Gilberto Martinho)

CENA 3  -  MANSÃO DE OTTO MULLER  -  QUARTO DE OTTO E LIA  -  INTERIOR  -  DIA

OTTO TROCAVA DE ROUPA NO QUARTO ABARROTADO DE BUGINGANGAS, ENQUANTO LIA PENTEAVA OS LONGOS CABELOS DIANTE DO ESPELHO DE CRISTAL. PELO ESPELHO, ELA OBSERVAVA A LONGA CICATRIZ QUE MARCAVA EM VERMELHO O PEITO DO MARIDO. 

OTTO  -  Por que é que a mamãe de Katy está tão nervosa?

LIA  -  Porque a mamãe de Katy tomou conhecimento hoje que o papai de Katy cometeu um ato sujo e sórdido!

OTTO  -  Eu cometi é? Qual foi?

LIA  -  Otto... você teve coragem... você deu queixa contra o Dr. Cyro... do material desviado do hospital! Material que eu desviei para ceder a ele, por livre e espontânea vontade! Você fez isso. Otto?

OTTO  -  Fique tranqüila, eu não contei a ninguém que foi você quem desviou o material. E não pense que escondi em consideração a você. É porque não quero envolver a mamãe de Katy num escândalo...

LIA  -  Já envolveu, Otto (disse, com ambos os braços erguidos para ajeitar os cabelos em coque) Já envolveu, porque eu preveni você de que estava disposta a contar à polícia o que sei a respeito da morte de Ivanzinho e da pessoa que acendeu a dinamite no desmoronamento da mina!

OTTO  -  (explodiu, enraivecido) Você não pode fazer isso. Você tem é apenas uma suspeita... como eu também tenho. Mas a certeza, minha cara... nenhum de nós tem...

LIA  -  Não importa, Otto. Eu vou dizer à polícia o que sei. O que ouvi de você. E vai ficar muito mal para o prefeito de Porto Azul, se ver envolvido num escândalo desta natureza. Vou dizer muito mais. Contarei que entreguei o material do hospital ao Dr. Cyro e que ele aceitou de boa-fé. Portanto, ele não tem culpa de coisa alguma!

OTTO  -  Pois bem... faça isso. Mas faça mesmo, viu? Vai estourar um escândalo sem precedentes. Todos nós seremos enrolados na história... e eu lhe digo uma coisa, Lia: você nunca mais verá Katy!

LIA  -  Otto, você sabe que isso não pode ser ameaça... eu posso ir embora daqui levando Katy e tenho todo o direito porque sou mãe.

OTTO  -  Não dará um passo além da porta da rua. Você sabe que sou muito homem para fazer isso. Muito homem, viu?

CORTA PARA:

CENA 4  -  PORTO AZUL  -  CONSULTÓRIO DE CYRO  -  INTERIOR  -  DIA

OS POLICIAIS DESCERAM DO CARRO COMO UM BANDO DE ASSALTANTES E SEM PESTANEJAR INVADIRAM O CONSULTÓRIO DE CYRO VALDEZ.

ENQUANTO TRÊS SOLDADOS REMOVIAM MÓVEIS E APARELHOS, O CABO FARIA COMANDAVA, AMEAÇADOR. TULA, PÁLIDA, NÃO SABIA O QUE FAZER.

CABO FARIA  -  Coloquem tudo no carro! Vamos lá... mais depressa!

TULA  -  (gritava, aturdida) Esperem aí! Vocês não podem fazer isso! Deixem ao menos o Dr. Cyro chegar!

CENA 5  -  PORTO AZUL  -  CONSULTORIO DE CYRO  -  EXTERIOR  -  DIA

OS SOLDADOS ENCONTRARAM DIFICULDADE EM AJEITAR A MESA DO MÉDICO NO CARRO ESTREITO. UM DELES ENTROU NA CAMIONETA, TENTANDO AFASTAR OUTROS OBJETOS QUE IMPEDIAM A COLOCAÇÃO DO MÓVEL.

FOI AÍ QUE O CABO FARIA NOTOU A PRESENÇA DE MESTRE JONAS, EM COMPANHIA DE DANIEL, PÉ-NA-COVA, PEDRÃO E MARTINS. VIU AS FEIÇÕES TRANSTORNADAS DOS HOMENS.

MESTRE JONAS  -  (ordenou, com a mão erguida) Um momento! Que história é essa? Quem é que mandô você vir aqui levá o material do consultório do Dr. Cyro?

CABO FARIA  -  Temos ordens!

MESTRE JONAS  -  Não acredito!

FARIA RETIROU UM PAPEL AMARELO DO BOLSO DA FARDA.

CABO FARIA  -  Sabe ler?

DANIEL  -  (arrancando o documento das mãos do outro) Me dá isso!

MESTRE JONAS  -  O que é, filho?

DANIEL  -  Uma ordem do delegado. Diz que é material roubado.

MESTRE JONAS  -  Mas isto é uma mentira!

TRANSTORNADO, O POLICIAL COMEÇAVA A ALISAR A CORONHA DO REVÓLVER, ENQUANTO OS OUTROS PARAVAM PARA RESPIRAR.

CABO FARIA  -  Eu não tenho nada com isso! Estou cumprindo ordens, entendam!

DANIEL  -  É, pai. (devolveu a ordem ao policial) A gente não pode fazer nada!

MESTRE JONAS  -  Que não pode o quê! Pra mim isso é mesmo que nada. Este papel não tem valor nenhum!

CABO FARIA FECHOU A CARRANCA.

MESTRE JONAS  -  Antes de Cyro chegá, ninguém vai levá daqui nenhum grãozinho de poeira!

CABO FARIA  -  (procurando controlar-se) Sinto muito. Já que vocês querem reagir... eu vou ter de levar mesmo à força.

MESTRE JONAS  -  Pois tente!

DANIEL  -  Tente levá à força! (dirigiu-se aos companheiros) Se prepara, gente!

FARIA DEU UM PASSO ATRÁS E COM UM MOVIMENTO RÁPIDO SACOU A ARMA DO COLDRE.

CABO FARIA  -  Aquele que der um passo, leva fogo!

PÉ-NA-COVA TENTOU INVESTIR CONTRA O POLICIAL, MAS MESTRE JONAS O DETEVE COM MÃO DE FERRO.

MESTRE JONAS  -  Cuidado, home!

PÉ-NA-COVA  -  (fora de si) Cêis tem medo dum cano curto?

CABO FARIA  -  Quem der um passo, eu atiro!

FEZ SINAL PARA OS HOMENS PROSSEGUIREM NO TRABALHO.

O POLICIAL PODIA ESPERAR POR TUDO, MENOS PELO QUE ACONTECERIA SEGUNDOS DEPOIS.

ROSA  -  Vão largando! Vão largando tudo isso!

O CABO VOLTOU-SE ASSUSTADO AO OUVIR A VOZ DA MULHER DE MESTRE JONAS. ROSA CORRERA ATÉ O LOCAL DOS ACONTECIMENTOS E, AMEAÇADORAMENTE, APONTAVA A CARABINA PARA O CHEFE DOS GUARDAS.

CABO FARIA  -  (reagiu, enfurecido) Não pára, gente! Vão em frente!

O TIRO REBOOU OBRIGANDO O POLICIAL A SE LANÇAR AO CHÃO.

ROSA  -  (com voz alta e firme) Alguém aqui duvida da minha “Risoleta”? Larga essa arma, moço. Larga se não qué se arrependê de ter botado os pés aqui! Pelo Dr. Cyro qualquer um de nós dá a vida e vai preso sorrindo... Vamo, larga essa arma e desaparece!

CABO FARIA  -  (guardou a arma, zangado) Gente de boa paz! Boa paz! Eu é que sei!

ROSA -  Vamo dando sumiço daqui! Ninguém vai levá nada, nem um alfinete!

DANIEL  -  Manda brasa, mãe!

ROSA  -  (coçou o gatilho da arma com o indicador) Vão dando o fora! E depressa que eu já tô ficando nervosa!

DE OLHOS ARREGALADOS E COM AGILIDADE DE SÍMIOS, OS HOMENS SE MANDARAM DO VEÍCULO. FARIA AINDA TENTOU REAGIR, MAS A ARMA DE ROSA PERMANECIA NA MIRA. QUALQUER MOVIMENTO E A MULHER PODERIA MANDÁ-LO PARA O INFERNO... PREFERIU ACATAR A ORDEM.

CABO FARIA  -  Olha... isso não vai ficar assim, viu? Eu volto... e mais preparado!

DANIEL  -  (aproximou-se cautelosamente) Nem sempre você vai andá tão bem preparado... Policial devia sabê que não pode andá sempre acompanhado. Um dia, sai só, por aí... E a noite é muito escura!

FARIA ENTENDEU ATÉ ONDE QUERIA CHEGAR A AMEAÇA DO RAPAZ. AFASTOU-SE, COM A CARA AMARRADA E RESMUNGANDO COISAS ININTELIGÍVEIS.

FIM DO CAPÍTULO 98

... E NA PRÓXIMA SEXTA, CAPÍTULO INÉDITO!

2 comentários:

  1. Cyro tem muitos amigos dispostos a tudo para defendê-lo,que legal! Gostei de ver Rosa correndo com o cabo kkkkkk, que mulher valente!

    ResponderExcluir
  2. Paraíba masculina, mulher macho, sim senhor... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir