quarta-feira, 18 de março de 2015

SESSÃO SAUDADE - INEZITA BARROSO

Eu já conhecia Inezita Barroso, mas foi minha mãe quem me apresentou ao Viola, Minha Viola, programa apresentado pela cantora, que assistíamos juntos nas noites de sábado.
Inezita foi uma grande cantora, compositora, instrumentista e apresentadora, mas, acima de tudo, foi uma grande defensora da cultura popular de nosso país, da qual recolheu e ajudou a preservar muitas canções.
Para saber mais sobre essa artista, favor consultar: http://www.dicionariompb.com.br/inezita-barroso/biografia.
Obrigado, Inezita, por ter valorizado nossa música com suas interpretações maravilhosas e o seu trabalho de pesquisa que ajudou a preservar tantas canções de nossa cultura!
Descanse em paz!
O desenho abaixo representa que sentimento sua perda desperta em nós:



Com o objetivo de homenageá-la, reproduzimos abaixo três de seus grandes sucessos em vídeos de apresentações da artista em seu programa Viola, Minha Viola. No primeiro, interpreta Ronda; no segundo, Lampião de Gás e, por fim, no último, seu grande sucesso, Moda da Pinga.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

RONDA

De noite eu rondo a cidade
A lhe procurar sem encontrar
No meio de olhares espio nas mesas dos bares
Você não está
Volto pra casa abatida
Desenganada da vida
No sonho eu vou descansar
Nele você está
Ai se eu tivesse quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste essa busca é inútil
Eu não desistia
Porém com perfeita paciência
Sigo a procurar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinho
Jogando bilhar
E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar da avenida São João


SEGUNDO VÍDEO



LETRA

LAMPIÃO DE GÁS

Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz

Da sua luzinha verde azulada
Que iluminava minha janela,
Do almofadinha lá na calçada,
Palheta branca, calça apertada

Do bilboquê, do diabolô,
"Me dá foguinho", "vai no vizinho"
De pular corda, brincar de roda,
De Benjamim, Jagunço e Chiquinho

Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz

Do bonde aberto, do carvoeiro
Do vassoureiro com seu pregão
Da vovozinha, muito branquinha,
Fazendo roscas, sequilhos e pão

Da garoinha fria, fininha,
Escorregando pela vidraça,
Do sabugueiro grande e cheiroso,
Lá do quintal da rua da Graça

Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz

Da minha São Paulo, calma e serena,
Que era pequena, mas grande demais!
Agora cresceu, mas tudo morreu...
Lampião de gás que saudade me traz


TERCEIRO VÍDEO



LETRA

MODA DA PINGA

Co'a marvada pinga é que eu me atrapaio
Eu entro na venda e já dô meu taio
Pego no copo e dali num saio
Ali mesmo eu bebo, ali mesmo eu caio
Só pra carregá é queu dô trabaio, oi lá!

Venho da cidade, já venho cantando
Trago um garrafão que venho chupando
Venho pros caminho, venho trupicando
Chifrando os barranco, venho cambeteando
E no lugar que eu caio já fico roncando, oi lá!

O marido me disse, ele me falô
Largue de bebê, peço pro favor
Prosa de home nunca dei valor
Bebo com o sor quente pra esfriá o calô
Se bebo de noite é pra fazer suadô, oi lá!

Cada vez que eu caio, caio deferente
Meaço pra trás e caio pra frente
Caio devagar, caio de repente
Vou de currupio, vou deretamente
Mas sendo de pinga eu caio contente, oi lá!

Pego o garrafão é já balanceio
Que é pra mode vê se tá mesmo cheio
Num bebo de vez por que acho feio
No primeiro gorpe chego inté no meio
No segundo trago é que eu desvazeio, oi lá!

Eu bebo da pinga porque gosto dela
Eu bebo da branca, bebo da amarela
Bebo no copo, bebo na tigela
Bebo temperada com cravo e canela
Seja quarqué tempo vai pinga na goela, oi lá!

Eu fui numa festa no rio Tietê
Eu lá fui chegando no amanhecê
Já me deram pinga pra mim bebê
Já me deram pinga pra mim bebê, tava sem fervê, oi lá!

Eu bebi demais e fiquei mamada
Eu caí no chão e fiquei deitada
Aí eu fui pra casa de braço dado
Ai de braço dado é com dois sordado
Ai, muito obrigado!


Um comentário:

  1. Que linda essa sessão saudade, que lindos vídeos! Merecida homenagem a essa inesquecível artista!

    ResponderExcluir