quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SESSÃO SAUDADE - JOÃO DO VALE

Alguns artistas são lembrados mais como compositores do que como cantores. É o caso do nosso homenageado da semana: João do Vale.
Carcará e Pisa na Fulô são suas composições mais conhecidas.
Só por essas canções, João do Vale já mereceria um lugar de honra em nossa música, mas ele tem muitas outras composições interessantes além de ter produzido trilhas para filmes.
Grato, João do Vale pelo sabor deliciosamente nordestino com que temperou nossa música!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre esse artista, favor acessar: http://dicionariompb.com.br/joao-do-vale/biografia.
Com o objetivo de homenageá-lo, apresentamos seus dois maiores sucessos, já citados acima, em sua própria interpretação.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

CARCARÁ

Composição: João do Vale / José Cândido

Carcará
Lá no sertão
É um bicho que avoa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará
Quando vê roça queimada
Sai voando, cantando,
Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará come inté cobra queimada
Quando chega o tempo da invernada
O sertão não tem mais roça queimada
Carcará mesmo assim num passa fome
Os burrego que nasce na baixada
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que home
Carcará
Pega, mata e come
Carcará é malvado, é valentão
É a águia de lá do meu sertão
Os burrego novinho num pode andá
Ele puxa o umbigo inté matá
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que home
Carcará


SEGUNDO VÍDEO



LETRA

PISA NA FULÔ

Composição: Ernesto Pires / João Do Vale / Silveira Jr.

Um dia desse fui dançá lá em Pedreira
Na rua da Golada e eu gostei da brincadeira
Zé Caxangá era o tocado
Mas só tocava pisa na fulô

Pisa na fulô, pisa na fulô,
Pisa na fulô,
Não maltrata o meu amor

Sô Sarasfim cochichava a Marvió
Sou capaz de jurar
Que nunca vi forró melhor
Inté vovó
Garrou na mão de vovô
Simbora meu veinho
Pisa na fulô.

Pisa na fulô, pisa na fulô...

Eu vi menina que nem tinha doze anos
Agarrar seu par e também sair dançando
Sastifeita, dizendo: "Meu amor,

Ai, como é gostoso
Pisa na fulô".

Pisa na fulô, pisa na fulô...

De madrugada Zeca Caxangá
Disse ao dono da casa:
"Não precisa me pagar.
Mas por favor,
Ranje outro tocador
Que eu também quero
Pisá na fulô".

Pisa na fulô, pisa na fulô...
Mas o gozado é que as meninas que dançaram
Quando chegaram em casa
todas elas apanharam
a mais novinha
foi perguntar pro vovô
se é pecado
pisá na fulô

Fonte: https://www.letras.mus.br/nara-leao/1405970/

2 comentários:

  1. Essas canções são daquelas que a gente conhece e gosta de ouvir, mas não se preocupa em saber quem foi o compositor. Gostei de saber. João do vale fez coisas lindas. Merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro dele..linda homenagem!

    ResponderExcluir