quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

SESSÃO SAUDADE - TEDDY VIEIRA

A homenagem de hoje vai para um compositor de tantos sucessos de nossa música raiz: Teddy Vieira.


Fonte: https://studiosol-a.akamaihd.net/uploadfile/letras/fotos/a/e/1/4/ae1476acc6ba6beb2bc2858ab4f32659.jpg

Ele teve uma passagem rápida pela vida (morreu aos 42 anos), mas deixou sua marca em nossa música com muitos sucessos.
Obrigado, Teddy Vieira, por seu trabalho artístico que acrescentou tantas composições de rara sensibilidade ao nosso cancioneiro!
Descanse em paz!
Para saber mais sobre esse artista, favor acessar: http://dicionariompb.com.br/teddy-vieira.
Com o objetivo de homenageá-lo, reproduzimos abaixo três de seus sucessos: O Menino da Porteira, com Sérgio Reis; Boiadeiro Errante, com Liu e Léu e Rei do Gado com Tião Carreiro e Pardinho.

PRIMEIRO VÍDEO



LETRA

O MENINO DA PORTEIRA

Compositores: Luizinho e Teddy Vieira

Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino
De longe eu avistava a figura de um menino
Que corria abrir a porteira e depois vinha me pedindo
Toque o berrante, seu moço, que é pra eu ficar ouvindo

Quando a boiada passava e a poeira ia baixando
Eu jogava uma moeda e ele saía pulando
Obrigado, boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhando
Pra aquele sertão afora meu berrante ia tocando

Nos caminhos desta vida muitos espinhos eu encontrei
Mas nenhum calou mais fundo do que isso que eu passei
Na minha viagem de volta qualquer coisa eu cismei
Vendo a porteira fechada, o menino não avistei

Apeei do meu cavalo e no ranchinho à beira chão
Vi uma mulher chorando, quis saber qual a razão
Boiadeiro veio tarde, veja a cruz no estradão
Quem matou o meu filhinho foi um boi sem coração

Lá pras bandas de Ouro Fino levando gado selvagem
Quando passo na porteira até vejo a sua imagem
O seu rangido tão triste mais parece uma mensagem
Daquele rosto trigueiro desejando-me boa viagem

A cruzinha no estradão do pensamento não sai
Eu já fiz um juramento que não esqueço jamais
Nem que o meu gado estoure, que eu precise ir atrás
Neste pedaço de chão berrante eu não toco mais

Fonte: https://www.letras.mus.br/sergio-reis/68480/

SEGUNDO VÍDEO



LETRA

BOIADEIRO ERRANTE

Compositor: Teddy Vieira

Eu venho vindo de um querência distante
Sou um boiadeiro errante que nasceu naquela serra
O meu cavalo corre mais que o pensamento
Ele vem no passo lento porque ninguém me espera

Tocando a boiada, uê, uê, uê, boi
Eu vou cortando estrada
Uê boi
Tocando a boiada, uê, uê, uê, boi
Eu vou cortando estrada

Toque o berrante com capricho Zé Vicente
Mostre para essa gente o clarim das alterosas
Pegue no laço não se entregue companheiro
Chame o cachorro campeiro que esta rês e perigosa

Olhe na janela, uê, uê, uê, boi
Que linda donzela
Uê boi
Olhe na janela, uê, uê, uê, boi
Que linda donzela

Sou boiadeiro minha gente o que que há
Deixa o meu gado passar vou cumprir com a minha sina
Lá na baixada quero ouvir a seriema
Pra lembrar de uma pequena que eu deixei lá em Minas

Ela é culpada, uê, uê, uê, boi
Eu viver nas estradas
Uê boi
Ela é culpada, uê, uê, uê, boi
Eu viver nas estradas

O rio tá calmo e a boiada vai nadando
Veja aquele boi berrando Chico Bento corre lá
Lace o mestiço salve ele das piranhas
Tire o gado das campanhas pra viagem continuar

Com destino a Goiás, uê, uê, uê, boi
Deixei Minas Gerais
Uê boi
Com destino a Goiás, uê, uê, uê, boi
Deixei Minas Gerais


TERCEIRO VÍDEO



LETRA

REI DO GADO

Compositor: Teddy Vieira

Num bar de Ribeirão Preto
Eu vi com meus olhos esta passagem
Quando champanha corria a rodo
No alto meio da grã-finagem
Nisto chegou um peão
Trazendo na testa o pó da viagem
Pro garçom ele pediu uma pinga
Que era pra rebater a friagem

Levantou um almofadinha e falou pro dono
Eu tenho má fé
Quando um caboclo que não se enxerga
Num lugar deste vem pôr os pés
Senhor que é o proprietário
Deve barrar a entrada de qualquer
E principalmente nesta ocasião
Que está presente o rei do café

Foi uma salva de palmas
Gritaram viva pro fazendeiro
Quem tem bilhões de pés de cafés
Por este rico chão brasileiro?
Sua safra é uma potência
Em nosso mercado e no estrangeiro
Portanto vejam que este ambiente
Não é pra qualquer tipo rampeiro

Com um modo bem cortês
Responde o peão pra rapaziada
Essa riqueza não me assusta
Topo em aposto qualquer parada
Cada pé desse café
Eu amarro um boi da minha invernada
E pra encerrar o assunto eu garanto
Que ainda me sobra uma boiada

Foi um silêncio profundo
O peão deixou o povo mais pasmado
Pagando a pinga com mil cruzeiros
Disse ao garçom pra guardar o trocado
Quem quiser meu endereço
Que não se faça de arrogado
É só chegar lá em Andradina
E perguntar pelo rei do gado

2 comentários:

  1. Morreu tão novo..não conhecia..bela homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Conhecia bem as canções, mas não sabia quem era o compositor. Gostei de conhecer. Bela e merecida homenagem!

    ResponderExcluir